Me explica multiplus

Multiplus apresenta: Exposição Quadrinhos no MIS

Considerada por muitos como a “nona arte”, já faz muito tempo que as histórias em quadrinhos não são mais para públicos exclusivos. Seus personagens estão presentes em roupas, brinquedos e principalmente no cinema, conquistando o seu lugar de direito na cultura pop.

Você provavelmente conhece os nomes mais populares, como o Superman, o Capitão América, a Mônica e alguns que muitos não sabiam que começaram nas tiras, caso do gato Garfield e também do Tintin. Agora te convidamos a viajar até o começo de tudo, passando por todos os movimentos, dificuldades, obras do passado, do presente e o que promete ser o futuro.

A Multiplus patrocina a Exposição Quadrinhos que acontece no MIS, o Museu de Imagem e Som de São Paulo – SP. A mostra é uma curadoria de Ivan Freitas da Costa, um fã apaixonado por quadrinhos, colecionador de edições que dão inveja em qualquer nerd, como a Amazing Spider-Man 1, autografada por ninguém menos que Stan Lee. O objetivo é mostrar ao público a importância dos quadrinhos e contar a história mostrando seus principais personagens, tanto os que estrelam as páginas, quanto os que os criaram.

Divulgação/MIS
Divulgação/MIS

Para todos os gostos

Não importa se você é iniciante na arte sequencial ou um fã, seja criança, adolescente ou adulto, a exposição é feita para agradar a todos. É possível passar por obras famosas, ir direto nos personagens mais conhecidos ou ter informações completas, fazendo com que a visita se estenda por quantas horas sua curiosidade desejar.

Além de mostrar as origens do hábito de desenhar situações da vida, vindo desde as cavernas e criando uma linha do tempo, a exibição percorre regiões diferentes e evidencia a forma característica de criar quadrinhos em cada uma delas. O que tornou a Europa conhecida nessa área foi a independência criativa dos autores, o que rendeu muitos títulos interessantes. Já na Ásia – principalmente no Japão – foram os mangás e seus personagens que lutam contra vilões gigantes e muitas outras ameaças. A América Latina também tem destaque, com grandes nomes, como a simpática Mafalda. Para finalizar a volta ao mundo, a América do Norte e velhos conhecidos: entre muitos, Mickey Mouse acompanhado de toda a Disney, os clássicos Popeye e Gasparzinho, além dos super-heróis da DC e da Marvel, que contam com salas exclusivas. Para quem tem mais de 18 anos, existe uma coletânea de obras de conteúdo adulto dentro de um banheiro.

Divulgação/MIS
Divulgação/MIS

Valorizar a cultura local

Outro ponto importante da exposição é o reconhecimento que dá aos autores brasileiros, mostrando ao público que o país tem um legado na indústria e que, cada vez mais, está chamando a atenção de todos. Impossível não se emocionar ao entrar no espaço do Ziraldo e seus personagens, ou da Turma da Mônica, em homenagem ao Mauricio de Souza, que visitou o museu pessoalmente. Também é exposto o trabalho de nomes consagrados como Angelo Agostini, Laerte, Angeli e autores que estão em grande ascensão, como o ilustrador Ivan Reis, que assina grandes títulos da DC Comics, e os irmãos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, fazendo um paralelo interessante entre passado e futuro.

O mais legal é a experiência imersiva, uma verdadeira jornada pela história dos quadrinhos. Experiência incrível para todas as idades. Ficou interessado na exposição? Confira a agenda:

 

Local: Museu de Imagem e Som (MIS), São Paulo – SP.

Datas: 14 de novembro de 2018 a 26 de maio de 2019 (a exposição, que iria até 31 de março, foi prorrogada).

Valores: R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia) na recepção do MIS. Entrada gratuita às terças-feiras. Menores de 5 anos não pagam.

 

Se estiver em São Paulo, visite a exposição e mergulhe no mundo dos quadrinhos. Gostou do evento e está longe da capital paulista? Seus pontos Multiplus podem virar passagens aéreas, hospedagens e muito mais!