Zgornji Brnik

Toda beleza da Eslovênia na simpática vila de Zgornji Brnik

Região repleta de história e belezas naturais com confortáveis chalés

A Eslovênia pode não ser um roteiro conhecido por muitos e, talvez, não seja um destino que permeie como o primeiro da lista dos mochileiros de plantão, mas saiba que quem optou por passar por lá não se arrependeu. Com sua natureza exuberante e um povo bastante receptivo, o país possui inúmeras riquezas naturais e muita história. Especialmente a aldeia de Zgornji Brnik, situada no município de Cerklje, na Gorenjskem, região da Alta Carniola.

Lugar de ecoturismo, muitas montanhas, chalés e temperaturas mais baixas, a vila é um convite para uma temporada aconchegante.

O vilarejo de Zgornji, parte importante da Eslovênia, tem arquitetura gótica e reúne muitas histórias e tradições. Uma das mais famosas é a de João Batista, presbítero gótico que, de acordo com estudiosos, batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no Rio Jordão. Sua representação é tão importante para a religião local, que o profeta ganhou uma igreja, datada de 1742.

Outra informação importante é a possibilidade de chegar voando em Zgornji, já que o pequeno vilarejo é sede do Aeroporto Jože Pučnik de Liubliana (LJU).

Em uma região repleta de lagos, a Eslovênia dá a impressão de ter entrado num mundo de fantasias, ou melhor, num roteiro de filme. É preciso dizer que badalação não é o forte deste pequeno país do Leste Europeu. Passeios a parques podem até trazer certa emoção, mas o turista ficará deslumbrado com a possibilidade de conhecer castelos e cavernas.

Nesse cenário misterioso, algumas atrações turísticas podem ser acessadas de ônibus. Trilhas dentro de parques reservam surpresas, a começar pela beleza de cachoeiras e da adrenalina do rafting por águas um tanto quanto frias. Lugar repleto de riquezas e muito bem-projetado, você não vai se arrepender ao escolher esse destino como o próximo de sua lista.

Onde Ficar
Onde Comer

Dvor Jezersek

Zgornji Brnik 63, 4207 Cerklje na Gorenjskem, Eslovénia +386 4 252 94 00

Pratos locais, sazonais e regionais são preparados de forma moderna e sofisticada, preservando o patrimônio culinário da Eslovênia. No verão, você também pode desfrutar da paisagem rural eslovena e relaxar na sombra agradável das nogueiras centenárias do quintal do restaurante. Sua localização e suas criações culinárias são ideais para ocasiões especiais, como casamentos, aniversários, celebrações ou simpósios.

Saiba Mais

Pizzerija Pod Jenkovo Lipo

Dvorje 58, Cerklje 4207, Eslovênia +386 4 252 52 00

O belo cenário das montanhas próximas, o ar fresco e a paz fazem você se sentir relaxado em qualquer época do ano. A pizzaria é para quem quer tomar um café tranquilamente ou provar uma boa comida com a família e os amigos. Nos últimos anos, tornou-se um ponto de encontro para ciclistas, paraquedistas, esquiadores e outros jogadores recreativos. No inverno há, também, um jardim de inverno, enquanto no verão pode-se desfrutar de um agradável jardim de verão. Além de uma pizzaria, o local oferece campo de tênis, campo de voleibol, área de piquenique e parque infantil. No menu, uma grande variedade de pizzas de forno de padaria, bifes, pratos assados, fritos e grelhados, frutos do mar, saladas e sobremesas.

Saiba Mais

Gostišče Mili vrh

Zhale 10/A, Kamnik 1241, Eslovênia +386 40 201 698

Seus pratos principais são bife com cogumelos e queijo cottage e um delicioso assado com batatas assadas. Além disso, tem uma seleção de pratos variados, especialmente sazonais, incluindo vegetarianos e veganos. Nos fins de semana, oferece um delicioso almoço caseiro. Todos os pratos são preparados “no fogo antigo”, com muito amor e atenção na escolha dos ingredientes. O chef é especialista em pratos locais e caseiros e pode prepará-los sob encomenda. Clássico, rústico e simples. É adequado para festas de aniversário, pequenos casamentos e outras ocasiões.

Saiba Mais
Onde Ir
Zgornji Brnik, Eslovênia.
Zgornji Brnik, Eslovênia.

Castelo de Ljubljana

Grajska planota 1, 1000 Ljubljana, Eslovênia

O ideal quando se vai a Zgornji Brnik é desenvolver um roteiro mais extenso, porque a vila não oferece muitas atrações turísticas, mas nas regiões mais próximas é possível desfrutar de experiências únicas. O castelo de Ljubljana faz você voltar à era medieval, visitando a Torre Pentagonal, a Capela do Castelo de São Jorge, a Penitenciária, a galeria Rustika e a Torre de Vigia. Um miniteatro para assistir a um show de marionetes promete surpreender e divertir o público.

Parque Nacional de Triglav

Ljubljanska cesta 27, 4260 Bled, Slovenia

O Parque Nacional de Triglav estende-se ao noroeste da Eslovênia, ao longo da fronteira com a Itália e perto da fronteira com a Áustria. Pertence aos mais antigos parques europeus, com área preservada desde 1924. O nome Triglav foi criado devido à imagem característica da montanha do lado sudeste, como uma memória da mais alta divindade do tempo do paganismo. Lá, é possível escalar as montanhas e apreciar uma linda vista do rio de águas quase transparentes, cachoeiras, pequenas construções e muito mais. Um passeio realmente incrível, em um pedacinho de céu.

O que levar

Entre janeiro e março e entre novembro e dezembro, a temperatura mínima varia entre 0ºC e -5ºC. Entre abril e outubro, a temperatura máxima varia entre 15ºC e 26ºC, mas também pode fazer frio. Portanto, quem vai a Zgornji Brnik em qualquer época do ano deve levar: 

Calçados confortáveis

Casacos, gorros e botas

Guarda-chuva e/ou capa de chuva

Protetor solar

Roupas leves

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você