Valledupar

Valledupar, a “cidade da floresta”

Considerada a cidade mais verde da Colômbia, é o berço da música vallenato

Basta andar pelas ruas de Valledupar, capital de César, sombreadas por mangueiras, para entender porque é chamada de “cidade da floresta”. Com ruas tranquilas, o lugar é um importante polo agricultor e agroindustrial para a região, mas com pouco fluxo de turistas.

Fundada em 1550, é conhecida, também, como o coração de vallenato, um ritmo musical através do qual lendas e mitos populares são contados. O Vallenato Legend Festival só fortalece esse reconhecimento, sendo o evento cultural mais importante da cidade colombiana. Destaca os costumes da região, atraindo a população vizinha e turistas que querem se aproximar das raízes da música símbolo da Colômbia.

Além do festival, o legado histórico da cidade pode ser visto em igrejas e comunidades indígenas próximas. Valledupar é servida pelo Aeroporto Alfonso López Pumarejo.

Onde Ficar
Sonesta Hotel Valledupar
Sonesta Hotel Valledupar

Sonesta Hotel Valledupar

Diagonal 10 No. 6N-15 - Centro Comercial Guatapuri Plaza
Onde Comer

El Varadero

Calle 12, nº 6-56, Valledupar, Cesar, Colômbia +57 5 570-6175

Mariscos cubanos são a especialidade desse restaurante, que contém fotos de celebridades locais enfeitando a paredes. A sugestão é a salada de lagosta, os mexilhões de alho e os frutos do mar Al Macho, servidos no estilo peruano com pimentões amarelos.

Saiba Mais

Compae Chipuco

Carrera 6, nº 16-05, Valledupar, Cesar, Colômbia +57 5 580-5635

Esse encantador restaurante possui mesas embaixo de uma enorme mangueira que dá um toque especial ao almoço. Com um almoço fixo que inclui opções de peixe, carne e frango todos os dias, o lugar oferece comida saudável e sabores simples, mas inesquecíveis.

Saiba Mais

Joe Restaurante

Carrera 11ª 11-67, Valledupar, Cesar, Colômbia +57 589-8272

Para os amantes de carne, esse restaurante é um paraíso, o grill misto é grande o suficiente para duas pessoas e apresenta carne de bovino de origem local, carne de porco e de cabra. O ambiente é agradável, e o atendimento, impecável.

Onde Ir

Balneário Hurtado

Localizado no Rio Guatapurí, aqui você pode aprender sobre os costumes ancestrais da região. Aos domingos e feriados, a população local vai até o balneário para tomar banho no rio, cozinhar e socializar. Existem restaurantes simples e vendedores de lanches, tudo isso somado a um dia de família relaxante.

Balneário La Mina

Piscina natural formada no Rio Badillo, esculpe um caminho pelo leito do rio abaixo da Serra Nevada e cria uma gruta para nadar. Leve bastante repelente e tome cuidado com as correntes de água nos meses mais chuvosos. Aqui existe uma cooperativa de mulheres dirigida por María Martínez, chamada de La Maye, da qual os rendimentos beneficiam as mulheres locais que perderam seus maridos e filhos nos anos de conflito.

Museu do Acordeão

Alberto Murgas transformou sua casa em um espaço cultural que possui desenhos antigos mostrando a evolução técnica do instrumentos musical na música Vallenata, típica da região, além da história dos protagonistas do verso vallento.

Dica Extra

Festival

O Festival da Lenda Vallenata é comemorado todos os anos no final de abril no Parque da Leyenda Vallenata Consuelo Araújo Noguera. É considerado a atração turística máxima na cidade. Realizado desde 1968, atrai milhares de turistas nacionais e internacionais e tem atividades regionais, como a coroação do rei Vallenato, duelos de canto, entre outras.

O que levar

O calor em Valledupar não dá muita trégua à noite, então o ideal é levar roupas leves, como vestidos, shorts e bermudas, saias e blusinhas. A dica é abusar de roupas que sirvam tanto para o dia quanto para noite. 

Óculos de sol

Shorts e bermudas

Roupas de cores versáteis para o dia e a noite

Protetor solar

Repelente

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você