Turim

Viagem a Itália: o que fazer em Turim

Boa parte das atrações da cidade são um retrato da história da própria Itália

Há um cheiro de Paris nas elegantes avenidas arborizadas de Turim. Em uma localização esplêndida, Turim (Torino), a capital do Piemonte, é uma cidade extraordinária como nenhuma outra. Como a primeira capital da Itália após a Unificação em 1861, Turim tornou-se sinônimo de design, inovação e reinvenção.

Panorama de Turim.
Panorama de Turim.

O acesso se dá pelo Aeroporto de Turim, também conhecido como Aeroporto de Turim-Caselle ou ainda Aeroporto Sandro Pertini, em homenagem ao antigo presidente italiano.

Turim e o resto da região do Piemonte deram muito ao mundo: vinho Barolo, cerâmica Lenci, carros Fiat, roupas esportivas Fila e Kappa, produtos domésticos Alessi, confeitaria Ferrero e Caffarel, chocolates Gianduja, café Lavazza, Martini-Bacardi, Campari, Asti Spumante, o movimento slow food, Primo Levi, os times de futebol de Torino e Juventus e o popular chapéu Borsalino. Sua arquitetura contemporânea, cena de música ao vivo e comida e cultura de vinhos inovadoras são definitivamente aspectos que você vai querer descobrir.

Onde Ficar
Onde Comer

Gaudenzio

Via Gaudenzio Ferrari, 2h, Turim, Itália +39 011 860-0242

Com pequenos e inovadores pratos no menu, o restaurante é considerado um dos melhores da cidade. Os vinhos servidos para acompanhar as opções do cardápio são naturais e de pequenos produtores locais.

Saiba Mais

Banco vini e alimenti

Via dei Mercanti, 13f, Turim, Itália +39 011 764-0239

Um híbrido de bar, restaurante e lanchonete, este lugar, inteligentemente projetado, mas discreto, serve refeições pequenas para o almoço e jantar de uma deliciosa cozinha piemontesa.

Saiba Mais

Consorzio

Via Monte di Pietà, 23, Turim, Itália +39 011 764-0239

Já considerado uma instituição do Quadrilátero Romano, pode ser quase impossível garantir uma mesa aqui. A culinária piemontesa de origem primitiva, tão tradicional quanto inovadora, é disputadíssima. Mas a dificuldade vem acompanhada de maravilhosas recompensas.

Saiba Mais
Onde Ir
Museu Egizio.
Museu Egizio.

Museu Egizio

Via Accademia delle Scienze, 6, 10123 Torino TO, Itália

Inaugurado em 1824 e abrigado no austero Palazzo dell’Accademia delle Scienze, esta instituição de Turim mantém a mais importante coleção de tesouros egípcios fora do Cairo. Entre seus muitos destaques estão uma estátua de Ramsés II, uma das peças mais importantes do mundo da arte egípcia e a maior coleção de papiros do mundo.

Castello di Rivoli
Castello di Rivoli

Castello di Rivoli

Piazzale Mafalda di Savoia, 2, 10098 Rivoli TO, Itália

O estabelecimento do Museu de Arte Contemporânea Castello di Rivoli, em 1984, surgiu quando os torineses perceberam que a arte contemporânea poderia ajudar a construir uma nova identidade para a cidade. A coleção permanente tem um número considerável de obras da Arte Povera, que são lindamente exibidas no cenário histórico.

Museu Casa Mollino

Via Giovanni Francesco Napione 2

O arquiteto e designer-artista Carlo Mollino talvez seja o filho mais intrigante de Turim, um cidadão torinese quintessencial do século XX. O pouco conhecido Museo Casa Mollino é um testemunho de sua estética delirantemente exuberante, sua habilidade como artesão, assim como suas múltiplas obsessões.

Dica extras

CAFÉ

Os visitantes da Itália que contemplarem seu primeiro cappuccino devem lembrar que estão em território quase sagrado. Os italianos praticamente inventaram a maneira como o resto do mundo serve e bebe café, da máquina de café expresso movida a vapor às marcas elegantes. Alguns estabelecimentos datam do início do século XVII. O Caffè Fiorio e o Gran Caffè Renzelli, administrados pela mesma família desde 1803, valem a visita.

O que levar

Turim é conhecida por ter ser sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, então é uma cidade muito procurada para praticar esses esportes no Inverno e no Outono. Na Primavera ainda faz frio na Itália, especialmente à noite. Durante o dia, no entanto, é possível usar camisas ou camisetas de manga comprida. Lembre-se de sempre levar um casaquinho na mochila, porque no início da manhã e no final do dia esfria bastante em Turim. Já o Verão é quente, então, invista em peças leves!

Roupas confortáveis

Sapatos baixos

Malha leve

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você