Tumbes

Tumbes, o mar de águas mornas e ondas imponentes

Cidade peruana a apenas a 30 km da fronteira do Equador, este é o cenário perfeito para a prática de esportes náuticos ou, simplesmente, para relaxar

Tumbes, originalmente uma pequena fortaleza inca na estrada para Quito, no Equador, não prosperou até que os conflitos de fronteira com o Equador fossem resolvidos em 1942, quando se tornou, de fato, uma cidade. Nas proximidades, campos irrigados produzem tabaco, algodão, arroz, milho e banana.

Localizada em uma parte excepcionalmente verde da costa peruana, onde os desertos secos se transformam magicamente em manguezais, e uma extensão de reservas ecológicas se estende em todas as direções, a cidade abriga o bosque tropical do Pacífico (Reserva Nacional de Tumbes) e o bosque seco equatorial (Parque Nacional Cerros de Amotape).

Quem vai a Tumbes chega pelo Aeroporto Capitán FAP Pedro Canga Rodríguez (TBP), que oferece voos internos para a capital do país, Lima, e também para a costa do Peru, como Máncora ou Punta Sal.

Onde Ficar
Onde Comer

Los Angeles Cevicheria Restaurante

Urb. José Lishner Tudela II etapa – Calle las ciencias Mz. D – L. 4 – Andrés Araujo, Tumbes, Peru +51 72 601 323

Se você está procurando uma boa cevicheria e comida típica, vale visitar este restaurante para provar um ceviche de peixe robalo e conchas pretas. Com um ambiente bastante confortável, é uma boa opção para passear com a família e os amigos.

Saiba Mais

Eduardo “El Brujo”

Malecón Benavides, 850, Tumbes, Peru +51 972 678 640

Especializado em frutos do mar, o restaurante oferece desde pratos mais simples com peixe, até os mais sofisticados com lagosta, além de um espetacular ceviche.

Restaurante Bilbao

Calle Francisco Bolognesi, 422 – Centro, Tumbes, Peru +51 949 665 828 / +51 72 601 592

Com ambiente calmo, o espaço tem um cardápio com tempero rico e uma boa combinação de refeições. O destaque fica para o ceviche crocante!

Onde Ir

Igreja Matriz San Nicolás de Tolentino

Construída no século XVII, por sacerdotes agostinianos, a Igreja de estilo barroco tem, em seu interior, um altar-mor trabalhado em madeira entalhada com aplicações de mosaicos. Nas paredes, o visitante confere vitrais com cenas da vida de Jesus, figuras de santos e de Nossa Senhora, além de uma extraordinária escultura de Cristo.

Mirante turístico Palo Santo

Construído sobre a colina mais alta da cidade, de onde é possível observar boa parte da geografia da área, localiza-se o mirante. Dentro de uma área natural particular chamada Palo Santo, o espaço conta com bosques de espécies típicas da região, como algarrobeiras, palo santo, hualtacos e charanes. O local é o habitat de mais de 30 variedades de aves, muitas delas endêmicas da região de Tumbes.

Restos arqueológicos de Cabeza de Vaca

Este é um conjunto arqueológico que, segundo pesquisadores, era ocupado desde a época pré-inca, durante o império Chimú, inclusive durante o domínio inca. Ali foi encontrado um caminho de 8 km, construído com pedregulhos, que conectava o sítio arqueológico ao litoral, bem como um canal de irrigação e uma pirâmide de adobe truncada ou “huaca”, denominada “Cabeza de Vaca” (Cabeça de Vaca), com 250 metros de comprimento, 100 metros de largura e 15 metros de altura.

Dicas Extras
Praia Zorritos, Tumbes, Peru.
Praia Zorritos, Tumbes, Peru.

Mais Praias

Perto de Tumbes há, também, outros dois paraísos que devem ser considerados no roteiro. Zorritos, a 30 minutos de carro, é uma praia de areia fina, com ondas contínuas, ideal para o surfe e a pesca e ainda possui uma gastronomia deliciosa. E, a pouco mais de uma hora dali, está Punta Sal, uma das mais belas praias da costa norte, com ondas suaves e areia branca. Todos os serviços de acomodação, restaurantes e lojas são de primeira qualidade.

O que levar

Se você vai visitar o Peru no verão, você terá sol muito quente nas praias. Mesmo no inverno as temperaturas médias são superiores a 23oC. Então, não se esqueça de levar:

Calçados confortáveis

Mochila para passeios

Roupa de banho

Chapéu, óculos escuros e protetor solar

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você