Trondheim

Trondheim, a terceira maior cidade da Noruega

Conheça mais da culinária e da cultura desse destino invernal

Com 193 mil habitantes, Trondheim não é uma cidade grande comparada a outras da Europa, porém, é a terceira maior cidade da Noruega, com uma enorme variedade de atrações. A catedral de Nidaros, por exemplo, é a igreja mais importante do país, com partes antigas, que datam do século XII.

A cidade ainda abriga museus famosos, como o Museu Nacional de Artes Decorativas, o Museu de Arte de Trondheim e o Museu do Palácio do Arcebispo. A uma distância curta do centro da cidade, percorrida pelo bonde mais setentrional do mundo, o Gråkallbanen, fica o famoso Parque Nacional Bymarka.

O centro aconchegante, combinado com lojas acolhedoras, faz de Trondheim uma cidade famosa pelas compras. Aqui existem muitas lojas independentes, que vendem roupas e acessórios exclusivos, especialmente na região histórica de Bakklandet.

Para completar, Trondheim é uma das cidades da Noruega que mais se dedica à culinária local. Muitos estabelecimentos, como pubs, cafés e restaurantes, servem grande variedade de cervejas excelentes fabricadas na região, que costumam ser harmonizadas com pratos criados especialmente para acompanhá-las.

O melhor acesso ao destino é feito pelo Aeroporto de Vaernes (TRD).

Onde Ficar
Clarion Hotel & Congress Trondheim
Clarion Hotel & Congress Trondheim

Clarion Hotel & Congress Trondheim

Bratt√∏rkaia 1
Featured Image
Featured Image

Radisson Blu Royal Garden Hotel

Kjopmannsgata 73
Featured Image
Featured Image

Quality Hotel Augustin

Kongensgate 26
Featured Image
Featured Image

Thon Hotel Nidaros

Sondre Gate 22b
Featured Image
Featured Image

Best Western Plus Hotel Bakeriet

Bratt√∏rgata 2
Featured Image
Featured Image

Thon Hotel Prinsen

Kongens gate 30
Featured Image
Featured Image

Thon Hotel Trondheim

Kongens Gate 15
Onde Comer

Folk & Fe

Øvre Bakklandet, 66, Trondheim, Noruega +47 975 18 180

Elogiado pelo Guia Branco (equivalente na Escandinávia do Guia Michelin), o restaurante é um New Nordic Vintage, com um gosto pela apresentação minimalista e pratos sazonais que maximizam os ingredientes locais. O cardápio muda constantemente, mas ali você encontra opções como peixe defumado, carpaccio de rena e queijos de fazenda, servidos em travessas de madeira.

Saiba Mais

Vertshuset Tavern

Sverresborg Allé, 11, Trondheim, Noruega +47 73 87-8070

Uma vez no coração de Trondheim, essa taberna histórica (1739) foi erguida e transportada, até o último degrau, para o Sverresborg Trøndelag Folkemuseum, nos arredores da cidade. Não deixe de provar as especialidades da culinária tradicional norueguesa ou, simplesmente, um waffle com café em um de seus 16 minúsculos quartos, cada um decorado com vigas baixas, com piso inclinado, castiçais, fogões de ferro fundido e toalhas rendadas.

Saiba Mais

Baklandet Skydsstasjon

Øvre Bakklandet, 33, Trondheim, Noruega +47 73 92-1044

Este restaurante serve uma refeição tipicamente norueguesa. Originalmente uma estalagem do século XVIII, agora é a casa favorita de todos na cidade, com salas cheias de mobília antiga e papel de parede flocado. O local possui um cardápio recheado com clássicos reconfortantes, como sopa de peixe ou rena, salmão assado e fígado.

Saiba Mais
Onde Ir
Catedral Nidaros, Trondheim, Noruega.
Catedral Nidaros, Trondheim, Noruega.

Catedral Nidaros

Bispegata 11, 7012 Trondheim, Noruega

A Catedral de Nidaros é o maior edifício medieval da Escandinávia e a estrutura gótica mais setentrional da Europa.

Do lado de fora, a parede, enfeitada com ornamentos e adornada, tem estátuas bíblicas, além de bispos e reis noruegueses, esculpidos no início do século XX.

Rockheim, Trondheim, Noruega
Rockheim, Trondheim, Noruega

Rockheim

Brattørkaia 14, 7010 Trondheim, Noruega

Este fantástico museu é dedicado à música pop e rock, principalmente norueguesa, desde os anos 1950.

É um templo das docas do R&B, em que um enorme telhado, projetado com tampas de registro norueguês, se estende por cima de um armazém.

Dentro, há muita ação e interação.

Residência do Arcebispo

A residência do arcebispo do século XII, encomendada por volta de 1160, é o edifício secular mais antigo da Escandinávia, e está localizado ao lado da catedral. Lá, você encontra as joias cintilantes da coroa da Noruega. Depois de visitar as estátuas e esculturas da catedral, desça para o nível mais baixo para apreciar uma seleção de inúmeros artefatos revelados durante a construção do museu nos anos 1990. Se você for visitar também a catedral de Trondheim, vale comprar o ingresso combinado.

Dicas Extras
Nordlandsbanen, Trondheim, Noruega.
Nordlandsbanen, Trondheim, Noruega.

Paisagens

A rota ferroviária Nordlandsbanen é um livro de histórias de paisagens variadas.

Contornando as ilhotas do litoral recortado da Noruega, e entrando para o interior entre as colinas ondulantes cobertas por ricos pinheiros verdes, o cenário dramático é pontuado apenas pelas oportunidades irresistíveis de descer e explorar.

Outra opção é fazer um passeio de trem de Oslo-Bergen, que se estende em direção ao norte por 729 quilômetros entre a majestosa Trondheim e a animada Bodø.

Além de ser a linha de trem mais longa da Noruega, é uma das poucas ferrovias do mundo que atravessa o Círculo Ártico.

O que levar

O inverno é excepcionalmente frio e úmido, assim como no início do verão (maio e junho). Não se esqueça de roupas térmicas, calçados impermeáveis confortáveis e acessórios de frio.

Roupa de lã

Calças e jaqueta à prova d’água e vento

Meias de lã

Luvas

Chapéu de lã e cachecol

Sapatos / botas impermeáveis para caminhadas

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você