Tbilisi

Tbilisi, a pérola da região do Cáucaso

Multiétnica, multicultural e multirreligiosa, a capital da Geórgia apresenta uma mistura inebriante de oriente com ocidente

Tbilisi é a capital da Geórgia, um dos pequenos países europeus localizados entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, junto com a Armênia e o Azerbaijão, todos antigos membros da União Soviética, e abriga o maior aeroporto do país, o Aeroporto Internacional de Tbilisi (TBS).

Com uma rica mistura cultural, a cidade preserva características soviéticas, além de outras turcas e até árabes, reforçando sua localização entre a Europa e a Ásia, entre a Rússia, a Turquia e o Irã, mais especificamente.

Em um vale cercado por colinas e montanhas, a cidade foi fundada no século 5 e ganhou este nome em homenagem às suas fontes termais, Tbilisi significa, justamente, “lugar quente”.

Alguns pontos na cidade reservam vistas deslumbrantes com uma perspectiva panorâmica bem do alto, como o forte Narikala, uma cidadela amuralhada persa acessível por um teleférico que sai do Parque Rike; a montanha Mtatsminda.

Uma das melhores maneiras de conhecer Tbilisi é passear por suas ruas estreitas que abrigam casas tradicionais coloridas e construções históricas, particularmente na Cidade Velha, onde também ficam as termas, que valem um banho em suas águas sulfurosas.

Onde Ficar
Tbilisi Marriott Hotel
Tbilisi Marriott Hotel

Tbilisi Marriott Hotel

13, Rustaveli Avenue
River Side Hotel
River Side Hotel

River Side Hotel

Right bank of Mtkvari - Brosse Street Turn
Citadines City Centre Tbilisi
Citadines City Centre Tbilisi

Citadines City Centre Tbilisi

Building 2a, 4 Freedom Square
Onde Comer

Umami

1, Rose Revolution Square, Tbilisi, Geórgia +995 322 402 200

No Umami, você pode experimentar uma variedade de pratos autênticos da Ásia, que misturam as culinárias japonesa e tailandesa com outras culturas culinárias. Mais do que isso, você pode também assistir às performances dos chefs cozinhando na cozinha aberta deste elegante restaurante.

Saiba Mais

La Boheme

34-36, Irakli Abashidze Street, Vake, Tbilisi, Geórgia +995 555 661 166

O La Boheme é um convidativo restaurante de bairro que utiliza ingredientes locais e sazonais para criar um toque único na culinária mediterrânea moderna. Nos meses mais quentes, ervas frescas e vegetais do jardim do quintal ensolarado adicionam um elemento extra de sabor aos pratos e coquetéis.

Saiba Mais

Schuchmann Wine Bar & Restaurant

8, Sioni Str., Tbileli Caravansaray, Tbilisi, Geórgia +995 322 050 807

Se você quer provar a culinária local, não deixe de comer neste restaurante. O polvo é usado como ingrediente principal na maior parte do cardápio, com receitas tradicionais que se misturam com habilidade da culinária moderna. O interior tem estilo gregoriano e um ambiente caloroso e amigável, o Schuchmann Wine Bar & Restaurant oferece os vinhos premium “Schuchmann” e “Vinoterra” diretamente do seu próprio Château para serem degustados com um cardápio variado.

Saiba Mais
Onde Ir
Monte Mtatsminda, Tbilisi, Georgia.
Monte Mtatsminda, Tbilisi, Georgia.

Monte Mtatsminda

Mtatsminda é a montanha com 210 metros de altura e vista para o centro de Tbilisi. Localizado no alto do Monte Mtatsminda e a 800 metros acima da cidade, o Parque Mtatsminda (conhecido como Bombora) é hoje um centro de diversão; já foi o terceiro parque público mais visitado da União Soviética. É possível subir ao ponto mais alto da montanha com o funicular, que remete aos anos de 1905.

Parque Rike, Tbilisi, Georgia.
Parque Rike, Tbilisi, Georgia.

Parque Rike

Esta é a mais nova área de recreação pública em Tbilisi, popular entre as famílias, especialmente no verão. Ele fica na margem esquerda do Rio Mtkvari, sob o olhar do Palácio Presidencial. É fácil de acessar a partir da Cidade Velha. Uma estação de teleférico recém-inaugurada leva as pessoas até o Forte Narikala. Durante as noites de verão, um show de música e luz acompanha uma exibição de fonte coreografada.

Forte Narikala, Tbilisi, Georgia.
Forte Narikala, Tbilisi, Georgia.

Forte Narikala

Também chamada de Fortaleza da Mãe de Tbilisi, Narikala é um antigo símbolo da defesa da cidade. Estabelecido no século 4, foi expandido consideravelmente pelos árabes durante os séculos 7 e 8. Em 1827, foi danificado por um terremoto. A igreja de St. Nikolos, dentro das muralhas da fortaleza, data do século 12. Renovado em 1996, Narikala oferece alguns dos melhores panoramas da cidade.

Dica Extra

Museu ao Ar Livre

O Museu ao Ar Livre da Arquitetura Folclórica da Geórgia consiste em 70 prédios e milhares de oficinas, que fazem você viajar pela Geórgia e descobrir a diversidade e a beleza do país em duas horas. Aqui você encontra uma torre de guarda da região de Svaneti, bem como a vinícola Kakhetian e casas de diferentes regiões da Geórgia. O interior dos edifícios está decorado de acordo com as tradições de cada região. Móveis, roupas e outros utensílios domésticos também são representados. Todo verão, o museu organiza um festival anual de cultura popular Art-Gene, que promove o folclore tradicional da Geórgia.

O que levar

Considerando os meses mais quentes para visitar a cidade, roupas leves e bons calçados para passear são fundamentais.

Calçados confortáveis

Mochila para passeios

Hidratante facial e labial com protetor solar

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você