São Petersburgo

Saiba tudo o que fazer em São Petersburgo

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em São Petersburgo, na Rússia

A belíssima São Petersburgo está localizada ao longo do Rio Neva, é a segunda maior cidade da Rússia e a quarta maior da Europa. Ela foi fundada pelo czar Pedro, o Grande em 1703. Seu centro histórico e monumentos são Patrimônio Mundial pela Unesco. Entre as principais atrações locais, está a espetacular Catedral do Sangue Derramado, uma típica igreja ortodoxa russa em tijolo vermelho e castanho com cinco cúpulas de colorações diferentes.

Outra atração é a Catedral de Nossa Senhora de Kazan, inspirada na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Já a suntuosa Catedral de São Isaac possui uma cúpula feita com ouro, sendo a maior igreja de São Petersburgo, enquanto a Catedral Naval de São Nicolas de Kronstadt, em estilo neobizantino, contribui com o espetáculo das igrejas ortodoxas da cidade.

A Fortaleza de São Pedro e São Paulo, construída para defender a região das tropas suecas em 1703, está na Ilha Zayachy, a menor de São Petersburgo. Há ainda um conjunto de palácios e jardins, o Peterhof.

O Palácio de Mármore é mais um lugar esplêndido, erguido com uma larga variedade de mármores policromos à beira do Rio Neva. O Museu Hermitage é um complexo enorme situado em um edifício magnífico. Nele, estão muitos prédios de interesse turístico, como o Palácio de Inverno, que serviu de residência dos czares até o início do regime comunista.

O Museu Anna Akhmatova celebra a vida e o trabalho dessa famosa poeta local. O Teatro Mikhailovsky, uma das mais antigas casas de ópera e balé da Rússia, e o histórico Teatro Mariinsky são outras edificações  que merecem uma visita.

É imperdível fazer um passeio de barco pelo Rio Neva, conhecer a estátua em bronze de Pedro, o Grande, vislumbrar a Catedral Smolny, toda em estilo rococó nas cores azul e branco, e fotografar o moderno Estádio Krestovsky, além de visitar os Jardins de Verão, parque que abriga lagos e uma coleção de esculturas dos séculos 17 e 18, e o Jardim Botânico de São Petersburgo, com 19 hectares, o mais antigo da Rússia.

O Aeroporto de Pulkovo (LED) recebe voos internacionais e fica a 23 km do centro de São Petersburgo.

Onde Ficar
Onde Comer

Pkhali-Khinkali

160 Veteranov Avenue, São Petersburgo, Rússia +7 911 921-4222

Um dos melhores restaurantes de São Petersburgo, o Pkhali-Khinkali é especializado nas cozinhas russa e georgiana. Seu conceito aposta em uma nova abordagem da culinária caucasiana.  O estabelecimento conta com mobiliário doméstico e receitas originais. Sua equipe de chefs é formada por profissionais nascidos na Geórgia e na Rússia que transmitem a hospitalidade e a cordialidade comuns a esses dois povos.

Saiba Mais

Percorso

1 Voznesenskiy Avenue, São Petersburgo, Rússia +7 812 339-8044

Localizado no primeiro andar do Four Seasons Hotel Lion Palace St. Petersburg, o Percorso é um restaurante sofisticado comandado pelo chef Valerio Andrisani. O local conta com um menu diversificado que reflete as melhores tradições de todas as regiões da Itália. Alguns de seus pratos mais concorridos são o vitello Tonnato, um lombo de vitela com aipo, atum e molho de alcaparras, e o espaguete di Gragnano.

Saiba Mais

Restaurant Schengen

5 Kirochnaya Street, São Petersburgo, Rússia +7 812 922-1197

O Restaurant Schengen é um local ideal para relaxar. O estabelecimento é bastante inspirado em São Petersburgo, estando localizado no coração da cidade. O menu consiste na cozinha europeia, com foco na gastronomia francesa, oferecendo pratos autorais cuidadosamente preparados.

Saiba Mais
Onde Ir
Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo, Rússia.
Catedral do Sangue Derramado, São Petersburgo, Rússia.

Catedral do Sangue Derramado

Griboyedov Canal Embankment, 2A, São Petersburgo, Rússia

A Catedral do Sangue Derramado foi construída no local onde o czar Alexandre II foi assassinado. Ela é um marco arquitetônico no centro de São Petersburgo, contendo uma estrutura compacta de cinco cúpulas coloridas aos moldes das existentes na Catedral de São Basílio, em Moscou. Sua estrutura é feita de tijolo vermelho e castanho, e a superfície das suas paredes está coberta de adornos elaborados e detalhados. O edifício possui a maior coleção de mosaicos da Rússia, mármores coloridos italianos e pedras decorativas, bem como uma coleção de mosaicos heráldicos russos.

Saiba Mais
Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia.
Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia.

Museu Hermitage

2 Dvortsovaya Square, São Petersburgo, Rússia

O Museu Hermitage é o terceiro maior do mundo, abrigando uma vasta coleção de estilos, épocas e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África. Ao todo, são mais de 3 milhões de peças no acervo. O mais incrível é que o complexo abriga dez edifícios em seu território, entre eles, o Pequeno Hermitage e o Grande Hermitage, ambos construídos por Catarina, a Grande. Mas o principal deles é o Palácio de Inverno, um prédio verde e branco em estilo rococó que tem 1.786 portas e 1.945 janelas.

Saiba Mais
Catedral de São Isaac, São Petersburgo, Rússia.
Catedral de São Isaac, São Petersburgo, Rússia.

Catedral de São Isaac

4 Isaakiyevskaya Square, Nevskiy Prospekt, São Petersburgo, Rússia

A Catedral de São Isaac é a maior igreja ortodoxa de São Petersburgo e uma das maiores do mundo. Uma de suas características é a presença de uma cúpula de ouro a 100 m de altura, podendo ser avistada de vários pontos da cidade. Ela foi construída entre 1818 e 1858, homenageando Pedro, o Grande. Além dos 100 kg de ouro utilizados na cúpula, mais 300 kg estão espalhados na decoração em seu interior. Sua capacidade é para 14 mil pessoas.

Teatros

Teatro Mikhailovsky

20 Pisareva Street, São Petersburgo, Rússia

O luxuoso Teatro Mikhailovsky está situado em um edifício histórico, preservando as tradições seculares do teatro musical da Rússia.

Teatro Mariinsky

Theatre Square, São Petersburgo, Rússia

O Teatro Mariinsky tem uma arquitetura única, além da fama por ter recebido a estreia de muitas obras-primas de Tchaikovsky, Mussorgsky e Rimsky-Korsakov.

O que levar

Se a viagem for no inverno, é necessário levar o máximo de roupas pesadas possível para enfrentar temperaturas muito baixas, inclusive calçado para neve. Mesmo no verão é preciso levar algum casaco. Calçados esportivos para caminhar durante os dias mais quentes também devem constar da lista.

Agasalho e casaco corta-vento

Calçado para neve e calçado esportivo

Casacos pesados

Gorro, luvas e cachecol

Protetor labial e hidratante

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você