voe com

Santarém

Descubra tudo o que fazer em Santarém

Dicas de lugares e passeios para fazer em Santarém, no Pará

Santarém encontra-se na junção dos rios Amazonas e Tapajós, e é uma cidade que não perdeu seus costumes e tradições ao longo do tempo. O município possui boa infraestrutura turística, mesmo que não seja dotado de hotéis e restaurantes luxuosos. Em compensação, a natureza foi caprichosa com esse pedaço do Brasil.

É encantador, por exemplo, o Encontro das Águas, quando as águas verdes-esmeralda do Rio Tapajós chocam-se com as argilosas do Rio Amazonas, sem se misturarem, em um espetáculo único.

Alter do Chão.
Alter do Chão.

E o que dizer de suas praias de água doce, tais como a Ponta do Cururu, Ponta do Muretá e a Praia do Maguari? Mas quem se destaca mesmo é a Praia Alter do Chão, com areias branquinhas e a água doce e cristalina do Tapajós.

A Floresta Nacional do Tapajós é outro destino imperdível na região. A área mais agradável da cidade é o calçadão beira-rio, onde fica o Terminal Fluvial Turístico.

Ao atravessar a Avenida Tapajós, encontra-se o Centro Cultural João Fona, uma edificação do século XIX.

No Mercado Municipal, pode-se comprar peixes, farinha e temperos típicos do Pará. Já a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um dos edifícios mais antigos da cidade, cuja construção iniciou-se em 1761.

Encontrar lojas de artesanato local é uma tarefa simples. Saborear a culinária amazônica é uma atividade obrigatória. Assim como apreciar o som do carimbó pela noite santarena.

Onde Ficar
Hotel Açay
Hotel Açay

Hotel Açay

Br. 163, Av. Cuibá Nº 2606 - canto com Rob
Hotel London Santarem
Hotel London Santarem

Hotel London Santarem

Rua Lameira Bittencourt, 41
Onde Comer

Peixaria Rayana

Av. Rui Barbosa, 3.596, Santarém, Pará +55 93 3523-0349

A Peixaria Rayana é um restaurante familiar. O empreendimento, que começou de forma simples, cresceu, e hoje é referência no segmento de alimentação na cidade de Santarém, graças à oferta de pratos feitos com os principais peixes da região amazônica.

Saiba Mais

Restaurante Piracema

Av. Mendonça Furtado, 73, Prainha, Santarém, Pará +55 93 99131-0446

O Piracema é referência gastronômica em Santarém. Em seu cardápio, encontramos os ricos temperos da culinária paraense, que valorizam a diversidade e combinações criativas de peixes de água doce. Os pratos que se destacam são o peixe à piracema, moqueca paraense, caldeirada pai d’égua, duo das águas, pirarucu defumado à pavulagem, farofa de piracuí com banana e a costela de tambaqui com chips de jambu.

Saiba Mais

Casa do Saulo

Praia Carapanari, km 7,5, Comunidade de São Francisco, Santarém, Pará +55 93 9142-1067

O restaurante Casa do Saulo mantém a tradição gastronômica do Pará ao servir pratos requintados da culinária amazônica, à base de pescados e acompanhamentos regionais. O restaurante está localizado em uma área de preservação ambiental maravilhosa.

Saiba Mais
Onde Ir
Encontro dos Rios.
Encontro dos Rios.

Encontro das Águas

Santarém, Pará

Esse espetáculo da natureza acontece em frente a cidade de Santarém. O encontro entre o argiloso Rio Amazonas e o esmeraldino Rio Tapajós pode ser observado diariamente, inclusive a partir da orla fluvial da cidade. Mas também há passeios de barco, onde podemos avistar também botos cor-de-rosa e tucuxis acinzentados.

Floresta Nacional do Tapajós

BR 163 Belterra, Escritório na Avenida Tapajós, 2.201, Bairro Laguinho, Santarém, Pará

A Floresta Nacional do Tapajós conta com cerca de 527 mil hectares, mais de 160 km de praias e uma grande diversidade de paisagens com rios, lagos, alagados, terra firme, morros, planaltos, floresta, campos, açaizais, entre outros. A floresta também possui aproximadamente 500 indígenas da etnia Munduruku, divididos em três aldeias: Bragança, Marituba e Takuara. Visitar esse pedaço da floresta amazônica é conhecer um bem imensurável de nosso país.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Rua Floriano Peixoto, 634, Santarém, Pará

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição começou a ser construída em 1761 e foi inaugurada em 1819. A edificação sofreu, ao longo do tempo, restaurações e modificações em sua arquitetura original. Há registros de que o primeiro Círio de Nazaré em Santarém fora realizado em 29 de novembro de 1919, tendo a catedral como símbolo.

O que levar

Santarém é um destino de praia, e o sol brilha praticamente o ano inteiro. A região ainda oferece parques e florestas. Então, roupas leves, calçados esportivos e chapéu, além de protetor solar e repelente, devem fazer parte de sua lista.

Protetor solar e repelente
Roupas leves
Calçados esportivos e chinelo
Boné ou chapéu e óculos de sol

NAVEGUE PELO MAPA

BUSCAR PASSAGENS NA MULTIPLUS

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você