Santana do Paraíso

Santana do Paraíso tem diversidade de cachoeiras e muita cultura local

A cidade fica localizada a cerca de 240 km de Belo Horizonte

Localizado na região leste de Minas Gerais, o pequeno município de Santana do Paraíso faz parte da microrregião do Vale do Aço e fica próximo às cidades de Ipatinga, Belo Oriente, Ipaba e Mesquita. É formado por 10 comunidades rurais, 12 comunidades urbanas e um distrito industrial e abriga o Aeroporto de Ipatinga, o único da região.

O fácil acesso à cidade de Ipatinga, sede da Usiminas, fez com que Santana do Paraíso se desenvolvesse economicamente. Mas o lugar também apresenta muitas opções de turismo, com belezas naturais como montanhas, cachoeiras, trilhas e vegetação remanescente da Mata Atlântica, além de patrimônios históricos e muita cultura local.

Santana do Paraíso tem um rico manancial hidrográfico, formado por 16 córregos, três ribeirões e quatro lagoas. As cachoeiras chamam a atenção dos turistas em busca de aventura, sendo possível praticar esportes mais radicais como escalada e trekking, além de ter contato com a natureza.

Umas das mais conhecidas é a do Engenho Velho, onde iniciou-se o povoamento da cidade e onde, até hoje, é mantido um moinho e uma máquina de limpar cereais dos tempos antigos. Com lindas paisagens em meio aos morros altos cobertos de vegetação, as quedas d’água Cachoeira de Cima, Cachoeira Bela Vista e Cachoeira da Batinga são outros pontos turísticos da cidade que recebem visitação regularmente.

O município também recebe muitas manifestações religiosas – tradições do povo local – como a Festa de Santana, uma das mais antigas, dedicada à padroeira da cidade, a Festa do Divino, realizada no mês de janeiro, e o Congado de Nossa Senhora do Rosário.

Dos patrimônios culturais da cidade, a Igreja Matriz de Santana, localizada no centro, tem suas características originais preservadas e é um símbolo da religiosidade de Santana do Paraíso. A imponente árvore Gameleira também é considerada um patrimônio histórico e se destaca em meio à paisagem urbana.

Onde Ficar
Grande Hotel Ipatinga
Grande Hotel Ipatinga

Grande Hotel Ipatinga

Avenida Brasil 560
Panorama Tower Hotel
Panorama Tower Hotel

Panorama Tower Hotel

Rua Maraque, 160 - Iguaçú
San Diego Suítes Ipatinga
San Diego Suítes Ipatinga

San Diego Suítes Ipatinga

Rua Palmeiras, 406 Horto
Onde Comer

Pizzaria Do Jayme

R. Xerentes, 51 - Iguaçu - C3, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil (31) 3825-5100

O local serve pizzas deliciosas, de sabores variados, e um maravilhoso molho de tomate da casa. Destaque também para o atendimento caloroso e local agradável.

Saiba Mais

Dom Decatese e Espaço Gourmet

Avenida Carlos Chagas, 305, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil (31) 3826-1026

Um pouco mais reservado e aconchegante, o local tem um cardápio diversificado, com peixes, frutos do mar e carnes, com destaque para os risotos.

Saiba Mais

Restaurante Tufik Cozinha Arabe

Rua São Marcos, 12, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil (31) 8872-0309

Uma opção diferente da comida típica de Minas Gerais, o restaurante é especializado em comida árabe, como falafel, kafta, homus e tabule. Tudo muito saboroso e com atendimento especial.

Onde Ir
Parque Estadual do Rio Doce
Parque Estadual do Rio Doce

Parque Estadual do Rio Doce

BR 320, Santa Rita, Marliéria, Minas Gerais, Brasil (31) 3822-3006

Rico em fauna e flora, o parque abriga a maior floresta tropical de Minas em seus 35.970 hectares. Conta com um restaurante especializado em comida mineira, no meio de paisagem deslumbrante.

Memorial Carlos Drummond de Andrade

Encosta Leste do Pico do Amor, s/n, Campestre, Itabira, Minas Gerais (31) 3835-2156

Um pouco de poesia no meio de uma viagem por Minas faz bem para a alma. A menos de 3 horas de carro de Santana do Paraíso, o Memorial Carlos Drummond de Andrade tem objetos do escritor e conta sua biografia. De quebra, a visão do mirante é magnífica.

Dicas Extras

Parque Ipanema

Avenida Roberto Burle Marx, s/n, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Ideal para um passeio agradável com a família, o charmoso parque fica localizado em Ipatinga, próximo à Santana do Paraíso. Seja para caminhar ou para andar de bicicleta, o local tem ampla área verde, jardins, lago com peixes, espaço para realizar atividades físicas ou para relaxar.

Clube Parque das Cachoeiras

Rua Itajubá, 220, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Também localizado em Ipatinga, no local os visitantes têm contato com a natureza e muito lazer. Trilhas, lindas cachoeiras, área verde, piscina e espaços recreativos são algumas das atividades que o clube propõe.

O que levar

A região possui uma temperatura média anual de 24°C, portanto, leve roupas leves que aguentem o calor e a umidade da região durante o verão. Os invernos são mais amenos, raramente frios, então um casaco que não seja grosso deve ser útil. Além disso, calçados que sejam próprios para fazer as trilhas e caminhadas pela mata, protetor solar, repelente, chapéus, bonés e capa de chuva também são acessórios necessários.

Protetor solar

Repelente contra insetos

Tênis ou calçados confortáveis

Chapéu ou boné

Capa de chuva

Roupas leves

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você