San Luis Potosí

Viagem para o México: o que fazer em San Luis Potosí

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em San Luis Potosí, no México

A cidade de San Luis Potosí é a capital do estado mexicano que leva o mesmo nome. A localidade é a mais populosa do estado e está a 1.850 m de altitude. Uma de suas portas de entrada é o Aeroporto Internacional Ponciano Arriaga (SLP), que tem recebido um número cada vez maior de pessoas, já que o município passou a promover o turismo em prol de sua economia.

O centro histórico é uma das atrações mais concorridas, com edifícios de arquitetura colonial que fizeram da região Patrimônio Mundial da UNESCO.

San Luis Potosí é conhecida pela beleza de suas praças, sendo a Plaza de Armas visita obrigatória. Nela, está uma das atrações mais importantes da cidade, a Catedral de San Luis Potosí, um belo edifício com fachada barroca. Na Plaza de Aranzazu, está o Convento de São Francisco, uma joia barroca do século 17.

A Plaza del Carmen, a maior do município, abriga o majestoso Templo de Nossa Senhora de Carmen, em estilo ultrabarroco. E a Plaza San Francisco também acomoda uma igreja barroca, o Templo de São Francisco, erguido no início do século 18.

Destaque para o Museu Nacional da Máscara, com uma grande variedade de máscaras e vestimentas utilizadas em rituais e festas tradicionais no México, para o Centro de Artes de San Luis Potosí, localizado em um castelo de estilo medieval que foi uma prisão, e para o Museu Regional Potosino, que conta com coleções arqueológicas das civilizações maia, olmeca, chichimeca, mixteca, entre outras.

Para relaxar em meio à natureza, a dica é o Parque Tangamanga, o segundo maior parque urbano do México, com 420 hectares.

Onde Ficar
Smart Suites EBH
Smart Suites EBH

Smart Suites EBH

Carretera Mexico-Piedras Negras - Col. Ejido La Libertad
Hotel Ankara
Hotel Ankara

Hotel Ankara

Blvd. Antonio Rocha Cordero 790 - Esq. Cordillera Central, Loma 4ta
Featured Image
Featured Image

Hilton San Luis Potosi

Avenida Real de Lomas No. 1000
Conrad San Luis Potosi
Conrad San Luis Potosi

Conrad San Luis Potosi

Avenida Real De Lomas No. 290
Featured Image
Featured Image

Fiesta Inn San Luis Potosi Oriente

Carr. 57 km. 197+100 No 2390
Featured Image
Featured Image

Holiday Inn San Luis Potosi

Carretera Central S/n Km 420 Zona
Featured Image
Featured Image

City Express San Luis Potosi Zona Universitaria

Av Dr. Manuel Nava # 200 - Col Lomas de los Filtros
Onde Comer

La Gran Via

Avenida Venustiano Carranza 560, Centro Histórico, San Luis Potosí, México +52 444 812-2899

Especializado nas cozinhas espanhola e internacional, o requintado La Gran Via é um dos melhores restaurantes de San Luis Potosí. Seus pratos são preparados com ingredientes frescos e um toque especial de sabores da culinária potosina. Sua carta de vinhos é muito elogiada, com excelentes rótulos espanhóis e de vinícolas respeitadas pelo mundo.

Saiba Mais

El Almacen Del Bife

Calle Vista Hermosa 116, San Luis Potosí, México +52 444 151-6009

O sofisticado El Almacen Del Bife é uma combinação da clássica cozinha italiana com os cortes de carne argentinos. Seu menu tem cerca de 130 pratos de todas as categorias e são 340 rótulos disponíveis em sua carta de vinhos.

Saiba Mais

Cielo Tinto

Privada Segunda de Venustiano Carranza 700, Col Tequisquiapan, San Luis Potosí, México +52 444 168-3800

O Cielo Tinto é um restaurante elegante que está situado em um casarão antigo restaurado, muito elogiado por sua beleza arquitetônica. O cardápio é especializado na cozinha mexicana, com pratos à base de frutos do mar frescos e ótimos cortes de carne. O chamorro é a especialidade da casa e um dos clássicos local.

Saiba Mais
Onde Ir
Catedral de San Luis Potosí, México.
Catedral de San Luis Potosí,  México.

Catedral de San Luis Potosí

Calle Morelos 620, Centro Historico, San Luis Potosí, México

A Catedral de San Luis Potosí, também conhecida como Catedral Metropolitana de San Luis Rey, sua construção iniciada em 1670 e finalizada em 1730. Sua fachada é em estilo barroco salomônico, assemelhando-se à Basílica de Guadalupe, na Cidade do México. O templo dispunha de apenas uma torre quando em 1910 recebeu outra idêntica, com três andares, colunas salomônicas e cúpulas cobertas com telhas. A catedral é o único templo do mundo com 24 esculturas dos apóstolos esculpidas em mármore Carrara.

Saiba Mais

Parque Tangamanga

Avenida Salvador Nava Martínez 3055, San Luis Potosí, México

Um dos pontos turísticos mais populares de San Luis Potosí, o Parque Tangamanga abriga 420 hectares de área verde, ideal para se relaxar na cidade. O lugar acomoda museus regionais, centros culturais, um parque aquático e instalações esportivas (quadras de futebol, basquete, tênis, beisebol, entre outros). Circundando o parque, há ainda uma trilha de 10 km e espaço para piquenique.

Templo de Nossa Senhora de Carmen

Peatonal Manuel Jose Othon 410, San Luis Potosí, México

O Templo de Nossa Senhora de Carmen impressiona pela sua beleza e imponência. Sua construção teve início em 1743, mas a inauguração ocorreu apenas em 1764. O estilo arquitetônico empregado na igreja é o ultrabarroco, com fachada com três corpos horizontais sobrepostos e topo triangular. Já a porta lateral tem tendência neoclássica. Na parte interna, há belos retábulos, pinturas do século 18 e altar em estilo neoclássico. Não à toa, a igreja é considerada um monumento artístico no México.

Museus

Museu Regional Potosino

Plaza Aranzazu S/N, San Luis Potosí, México

O Museu Regional Potosino conta com coleções de documentos históricos e obras de arte dos séculos 16 ao 20. Mas seu maior atrativo é o rico acervo arqueológico de culturas pré-hispânicas, como a maia, olmeca, chichimeca, totonaca, mixteca e zapoteca.

Museu Nacional da Máscara

Calle Villerias 2, San Luis Potosí, México

O Museu Nacional da Máscara tem como missão promover a máscara como um produto cultural do país. Sua coleção já foi exposta em vários museus pelo mundo, em países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra e Alemanha.

O que levar

As temperaturas médias máximas não mudam muito em San Luis Potosí ao longo do ano. Por conta da altitude, o verão conta com clima ameno. Roupas leves são sempre importantes, mas vale levar um casaco-corta vento e agasalho. No inverno, roupas pesadas, cachecol e luvas garantirão uma noite mais quente. Por conta do clima semiárido, protetor labial e creme hidratante são ótimas dicas, assim como uma mochila com uma garrafa de água durante os passeios.

Casaco-corta vento e agasalho

Mochila e garrafa de água

Protetor labial e creme hidratante

Roupas leves

Roupas pesadas, cachecol e luvas

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você