Puerto Plata

Puerto Plata é o paraíso dos turistas na República Dominicana

Cidade é repleta de bons hotéis, excelentes restaurantes e roteiros incríveis em meio à biodiversidade

A fortaleza de Puerto Plata é um lugar que fascina turistas dos quatro cantos do mundo. Localizada na República Dominicana, é destino certo para quem adora passeios ao ar livre, como praias, parques, esportes em meio a natureza e, claro, roteiros que contam a história dessa encantadora cidade.

Seja desembarcando no Aeroporto Internacional General Gregorio Luperón (POP) ou a bordo de um cruzeiro, chegar nesse verdadeiro paraíso não é tarefa difícil. Com inúmeras atividades para toda família, é bom programar uma viagem um pouco mais extensa, afinal, estamos falando de um lugar repleto de excelentes resorts e aclamados restaurantes, que te farão voltar mais vezes.

Em 1492, Cristóvão Colombo desembarcou na ilha – tornando Puerto Plata o primeiro assentamento europeu nas Américas. Mais tarde, os irmãos Christopher e Bartolomé Columbus projetaram a cidade e, talvez, naquela época não tinham ideia de que seria tão percorrida.

No centro de Puerto Plata, casas de estilo neoclássico e vitoriano, do final do século 19, deram lugar a lojas e bares, mantendo o ar nostálgico. Um dos lugares que merece uma visita é o Fort San Felipe, construído em 1564, com o objetivo de proteger a cidade de piratas e corsários. Funcionando como museu, estão expostos artefatos militares dos séculos 18 e 19, além da vista espetacular para o Oceano Atlântico.

Que tal ter uma perspectiva diferente da cidade, vista de cima? A bordo de um teleférico, é possível subir o Monte Isabela de Torres, a 2.600 pés acima do nível do mar. Lá em cima, o turista encontra uma estátua de Cristo, um pequeno jardim botânico e a fantástica vista da ilha.

Outro passeio interessante é pelo Historical La Isabela, que hoje é um museu, mas no passado foi o primeiro assentamento europeu no Novo Mundo. Vá preparado para uma visita de 1h e conheça a casa de Cristóvão Colombo, antigas fotografias, uma réplica de caravelas portuguesas, além de pequeno cemitério simbolizando as crenças e tradições da época.

Uma surpresa que Puerto Plata reserva é a boêmia praia de Cabarete, ideal para prática de windsurf e kitsurf. O local também abriga o Monumento Natural Lagoas de Cabarete e Goleta, onde cavernas podem ser exploradas. Os visitantes observam a rica biodiversidade dos mangues, pântanos e florestas tropicais – com variedade de frutas e plantas medicinais.

O que também chama atenção na cidade são os restaurantes com pratos locais e ambientes aconchegantes. A culinária de Puerto Plata é uma fusão das cozinhas africana e mediterrânea. Grande parte dos restaurantes serve frutos do mar frescos, mas também é possível encontrar pratos venezuelanos, muitos cafés e sorveterias.

Onde Ficar
Sunscape Puerto Plata - All Inclusive
Sunscape Puerto Plata - All Inclusive

Sunscape Puerto Plata - All Inclusive

Carretera Luperon KM 5
Be Live Collection Marien - All Inclusive
Be Live Collection Marien - All Inclusive

Be Live Collection Marien - All Inclusive

Carretera Luperón, Km. 4.5 - Complejo Turístico
Featured Image
Featured Image

Blue JackTar

Playa Dorada
Featured Image
Featured Image

Grand Paradise Playa Dorada - All Inclusive

Playa Dorada
Onde Comer

Mares Restaurant & Lounge

6, Francisco J Peynado Street, Puerto Plata, República Dominicana +1 809-261-3330

O restaurante dominicano segue o conceito do slow food – que prioriza apreciação das refeições, valorizando os ingredientes, o produtor e o meio ambiente. No Mares, você experimenta o melhor da cozinha do país e prova criações exclusivas – como a lagosta flambada com o licor francês Ricard, com cebola, curry, alho, tomate e manga fresca, acompanhado de laranja a vapor e arroz de cenoura. O horário de funcionamento do restaurante vai das 18h às 23h, de terça a quinta-feira, e das 18h à 0h, às sextas e sábados.

Saiba Mais

Le Papillon

Villas Cofresi, Puerto Plata, República Dominicana +1 809-970-7640

O Le Papillon oferece aos clientes uma atmosfera única, com design rústico e náutico, com grandes aquários e decoração histórica. Seu extenso cardápio de cozinha internacional promete atender e agradar a todos os gostos, com menu repleto de frutos do mar frescos, como o famoso lagostim. O restaurante foi premiado com Certificado de Excelência pelo Tripadvisor por três anos consecutivos, e você pode experimentar os pratos de terça-feira a domingo, das 6h às 22h.

Saiba Mais

Los Charros y Los Pinches Chaparros

Cofresi Beach, 5, Puerto Plata, República Dominicana +1 809-970-3332

A alguns passos da praia está localizado o Los Charros y Los Pinches Chaparros, restaurante especializado em comida mexicana. O local funciona como bar e grill e também apresenta pratos latino-americanos e frutos do mar, com os sabores locais da ilha. O restaurante abre durante todos os dias da semana e funciona das 6h às 23h.

Onde Ir
Teleferico Puerto Plata.
Teleferico Puerto Plata.

Teleferico Puerto Plata

Este passeio de teleférico é o único de todo o Caribe e está localizado na montanha Isabel de Torres, no sul da cidade de Puerto Plata. No pico da montanha, há uma fortaleza e no topo, uma estátua de Cristo Redentor. Lá de cima, a vista para o mar é deslumbrante, e você também pode desfrutar dos belos jardins tropicais da montanha que já foi declarada como Reserva Natural, devido à sua grande variedade de fauna e flora. Se você mantiver os olhos bem atentos durante o passeio, descobrirá na paisagem cavernas escondidas, que levam às nascentes naturais e aos riachos que fluem dentro da montanha.

Playa Dorada, Puerto Plata, República Dominicana.
Playa Dorada, Puerto Plata, República Dominicana.

Playa Dorada

A praia, com sua areia branca, águas cristalinas e recifes coloridos, é uma das preferidas dos turistas. Lá, é possível relaxar observando a paisagem, alugar nadadeiras e snorkels para mergulho com os peixes tropicais, em volta dos corais, além de andar de caiaque, velejar e experimentar o windsurf ou parasailing. Depois de tudo isso, você pode se refrescar com drinques dos bares à beira-mar e comer em algum quiosque.

27 Charcos

O 27 Charcos é um dos passeios mais famosos de Puerto Plata, que consiste em um tour por trilhas bem estruturadas, que passam por até 27 cachoeiras do Rio Damajagu. Lá, o turista se encanta com a vegetação local e as piscinas naturais criadas pela natureza, com possibilidade de nadar, relaxar e explorar o ambiente.

Seja com a família ou amigos, você pode escolher entre os pacotes que passam por 7, 12 ou pelas 27 cachoeiras, e todos os passeios contam com guia treinado, capacete e coletes salva-vidas.

O que levar

Na sua visita a Puerto Plata, leve roupas frescas, calçados confortáveis, roupas de banho e protetor solar. Para as noites mais amenas, carregue consigo um casaco corta-vento.

Roupas frescas e curtas

Tênis confortável

Protetor solar

Boné

Repelente

Casaco corta-vento para as noites 

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você