Puerto Natales

Puerto Natales é lugar que surpreende em todos os aspectos

Passagem obrigatória para o parque Torres Del Paine, essa cidade tranquila do Chile guarda muitas surpresas

Para estar em um dos lugares mais belos do mundo você não precisa ir muito longe, pelo menos para nós da América do Sul. Na Patagônia Chilena encontramos todo o encanto de Puerto Natales, cidade tranquila e marcada pela diversidade.

Com ar modesto, o município é ideal para os mochileiros de plantão que decidem restabelecer as energias e seguir viagem para o Parque Nacional Torres Del Paine, reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

De natureza exuberante e repleta de cavernas e rochedos, Puerto Natales possui parques, monumentos históricos, museus, mercados de artesanato, catedrais e, não menos importante, todo sabor da gastronomia local. Vale lembrar que a cidade é atendida pelo Aeroporto Teniente Julio Gallardo (PNT).

Parque Nacional Bernardo O'Higgins, Chile.
Parque Nacional Bernardo O'Higgins, Chile.

Inicie a visita à Puerto Natales conhecendo sua história por meio do Museo Historico e Industrial Puerto Bories que, antigamente, era o maior frigorífico de carneiros da América Latina, interrompendo por completo suas atividades na década de 1970. Hoje o lugar abriga significativa rede de hotéis de luxo, referência na Patagônia, além de sofisticados restaurantes. O que chama a atenção dos turistas, ao percorrer os corredores do antigo frigorífico, é o estilo de construção pós-vitoriano inglês, com maquinário pesado da Inglaterra, além de enormes galpões, salas com mobiliário e decoração rústica, fotografias e uma vista incrível para o Rio Fiordos.

A importância histórica do antigo empreendimento é tão considerável que se tornou Monumento Histórico Nacional, pelo governo chileno, em 1996.

Um dos passeios mais fascinantes por Puerto Natales é pelo Parque Nacional Torres Del Paine. Em 1978, a área foi declarada como Reserva da Biosfera pela Unesco. O parque é o terceiro mais visitado do país, recebendo em média 115 mil turistas por ano. Com vista fantástica, é sempre bom se atentar às dicas para este tour.

É recomendado alugar um carro para percorrer o entorno do parque. Para garantir boas fotografias e um passeio agradável, escolha dias ensolarados e com poucas nuvens e esteja preparado com tênis adequado para trilhas, além de casaco e luvas impermeáveis, por conta da oscilação do clima dependendo da trilha que optar, principalmente, se você for até a Base das Torres.

Outra vista indispensável é a do mirante da Avenida Santiago Bueraque, para contemplar o bairro composto por casas térreas e multicoloridas. Outro ponto interessante é o mercado de artesanato Etherh Aike, com lojinhas vendendo de tudo um pouco e identidade local. Uma excelente alternativa para voltar com alguns mimos.

Onde Ficar
Natalino Hotel Patagonia
Natalino Hotel Patagonia

Natalino Hotel Patagonia

Calle Eberhard 371
Hotel Costaustralis
Hotel Costaustralis

Hotel Costaustralis

Pedro Montt 262
Onde Comer

Cafe Kaiken

Baquedano, 699, esquina Miraflores, Puerto Natales, Chile +56 9 8295-2036

O restaurante é um dos mais bem avaliados por moradores e turistas, com seus pratos que englobam a cozinha chilena, sul-americana e internacional. Lá, você desfruta de um local aconchegante, com música boa, que acompanhará as massas frescas, sanduíches, saladas e sobremesas servidas pelo Café Kaiken. Durante o almoço, o horário de atendimento é das 13h às 15h, enquanto que no jantar fica aberto das 19h às 21h30, de terça-feira a domingo.

Lenga Restaurant

Bories, 221, Puerto Natales, Chile +56 61 269-1187

Lenga se destaca por sua gastronomia que usa apenas produtos frescos e locais, desenvolvendo pratos contemporâneos de frutos do mar, baseados no estilo chileno. O aconchegante e sofisticado restaurante é um daqueles que você não pode deixar de conhecer. Seu funcionamento é de terça-feira a domingo, das 18h às 23h.

Cafeteria Cangrejo Rojo

Avenida Santiago Bueras, 782, Puerto Natales, Chile +56 61 241-2436

O restaurante, um pouco mais distante do centro da cidade, serve frutos do mar em pratos saborosos e saudáveis, como o fresco ceviche de salmão, além de algumas opções com carne, como costelas de cordeiro grelhado. O visitante fecha sua refeição com chave de ouro experimentando as famosas sobremesas, tortas ou bolos caseiros. O horário de funcionamento do Cangrejo Rojo vai das 13h às 22h30, de segunda-feira a sábado.

Onde Ir
Parque Nacional Torres del Paine, Chile.
Parque Nacional Torres del Paine, Chile.

Parque Nacional Torres del Paine

Magallanes y la Antártica Chilena Region, Chile

O parque é o mais famoso ponto turístico da região e conta com mais de 2.420 quilômetros quadrados. Seu espaço é recheado de trilhas de diferentes dificuldades, que podem durar algumas horas ou até mesmo dias. Além disso, é possível explorar boa parte do parque de carro, pois existem aproximadamente 97 quilômetros de estradas, com trilhas mais fáceis e mirantes ao longo do caminho. Prepare-se para conhecer a natureza e a vida selvagem chilenas, cercadas por paisagem inesquecível. Para reservas e informações sobre valores de pacotes, entre no site oficial.

Cueva del Milodón, Chile.
Cueva del Milodón, Chile.

Cueva del Milodón

Y-290 kilómetro 8, Natales, Región de Magallanes y de la Antártica Chilena, Chile

Cueva del Milodón é uma caverna enorme, onde foram descobertos ossos, pele e outros restos do milodón – um tipo de preguiça gigante que vivia na região, cuja raça foi extinta há mais de 10 mil anos. A estrutura da caverna possui 30 metros de altura e 200 de profundidade, e ali também foram encontradas evidências de que o homem já habitava a região há pelo menos 12 mil anos.

Na visita, além de apreciar a paisagem, você verá uma réplica em tamanho real do milodón e terá uma aula de história para vida toda.

Parque Nacional Bernardo O'Higgins, Chile.
Parque Nacional Bernardo O'Higgins, Chile.

Parque Nacional Bernardo O'Higgins

Este é o maior parque nacional do Chile, com a maior reserva de água doce do mundo e uma superfície que cobre 3.525.901 hectares. Durante o passeio, o turista contemplará a incrível fauna e flora da região, seus glaciares, fiordes, canais e ilhas. Nos limites da região, vivem as gerações aborígenes Kaweskar ou Yaganes, e a visita ao parque pode ser feita com navegações curtas ou cruzeiros mais longos.

O que levar

Para aproveitar Puerto Natales independente da época do ano, roupas quentes, guarda-chuva ou capa de chuva, casaco corta-vento, calçados confortáveis e mochila de passeio são essenciais.

Roupas quentes

Casaco corta-vento

Luvas e gorros

Cachecol

Protetor labial

Guarda-chuva

Protetor solar

Tênis próprio para trilhas

Roupas impermeáveis

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você