Posnânia

Posnânia chama atenção pela beleza e conjunto de costumes

Cidade polonesa abriga a famosa Praça do Mercado Velho com monumentos e prestigiados restaurantes

Um lugar repleto de costumes e tradições. Assim é Posnânia, um dos principais destinos da Polônia e que tem muito a ver com o Brasil. Posnânia é considerada “cidade irmã” de São José dos Pinhais, em Curitiba, Paraná. Isso é possível devido ao número de imigrantes encontrados lá, principalmente, na Colônia Murici, que leva esse nome em homenagem ao médico José Cândido da Silva Muricy. Fundada pelos poloneses em 1967, a colônia foi elevada à categoria de distrito do município.

A cidade é atendida pelo Aeroporto de Poznań-Ławica Henryk Wieniawski (POZ) e desponta como importante rota turística, encantando pessoas do mundo todo. É fascinante andar pelas ruas da cidade e observar a beleza arquitetônica dos monumentos, em uma verdadeira aquarela.

É importante saber que, durante a Segunda Guerra Mundial, este lugar foi alvo de muitos bombardeios e foi gravemente destruído. Contudo, passou por processo intenso de restauração e, hoje, é exemplo para tantas outras cidades do mundo, devido à qualidade de vida e por ser um dos principais centros comerciais da Polônia.

Pegando carona na economia próspera, um dos lugares mais visitados de Posnânia é o Stary Browar, ainda um jovem de 15 anos, porém inovador. O empreendimento ganhou prêmio de melhor shopping center do mundo na categoria edifícios comerciais de médio porte. O imóvel foi projetado com base em uma fábrica histórica de cervejas, a Brewery Huggerów, datada de 1844.

O centro histórico de Posnânia se encarrega de contar sua história por meio dos edifícios que marcam a Renascença. Também conhecida como Praça do Mercado Velho, lá é onde está a Ratusz, ou seja, a histórica Prefeitura, fundada em 1253, além da Poznań Town Hall (Câmara Municipal), que abriga um museu. As velhas muralhas que cercavam a cidade durante o período de guerra também ficam no centro histórico.

As belas fontes e elegantes edificações multicoloridas tornam a vista ainda mais agradável. Um fato pitoresco que acontece na praça, diariamente, às 12h, é a dança das cabras mecânicas – símbolo da cidade –, em memória a uma antiga lenda. A praça conta, ainda, com bons cafés e consagrados restaurantes.

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Novotel Poznan Centrum

Pl Andersa 1
Featured Image
Featured Image

Hotel Mercure Poznan Centrum

ul. Roosevelta 20
Featured Image
Featured Image

Novotel Poznan Malta

Termalna 5 - (ex.Warszawska 64/66)
Garden Boutique Residence
Garden Boutique Residence

Garden Boutique Residence

ul. Wroniecka 24
Featured Image
Featured Image

Ibis Poznan Stare Miasto (dawniej Ibis Poznan Centrum)

Ul. Kazimierza Wielkiego 23
Onde Comer

A Nóż Widelec

Czechoslowacka, 133, Posnânia, Polônia +48 61 832 91 78

O restaurante une modernidade à tradição da culinária polonesa, apresentando delicioso menu de sopas, peixes e pratos com carne. O ambiente do restaurante é moderno e iluminado e conta com funcionários simpáticos e prestativos, além da expertise do chef Michal Kute, que já foi destaque na capa da revista Food Service, da Polônia.

Saiba Mais

Lavenda Gastro & Cafe

Ul. Wodna, 3/4, Posnânia, Polônia +48 61 852 49 95

O Lavenda serve comida polonesa saudável, feita à base de produtos sazonais, de colheita local e orgânica, além de pães caseiros assados e sobremesas requintadas. No menu tradicional, você encontra ainda opções vegetarianas, veganas, sem glúten e especiais para diabéticos.

Saiba Mais

Ratuszova Restaurant

Old Market Square, 55, Posnânia, Polônia +48 61 851 05 13

O restaurante é perfeito para aqueles que apreciam ou querem experimentar os sabores da cozinha polonesa tradicional. Seu conceito é a base do slow food e da alimentação saudável. Tanto os pratos quanto a decoração do restaurante mudam sazonalmente. Os destaques no menu do Ratuszova são a czernina, feita com massa caseira, o pato assado com maçãs e os pratos com carne de veado.

Saiba Mais
Onde Ir
Castelo Imperial, Posânia, Polônia.
Castelo Imperial, Posânia, Polônia.

Castelo Imperial (Zamek)

Św. Marcin 80/82, 61-809 Posânia, Polónia

O castelo, construído no início do século 20, foi a obra mais importante da Grande Polônia-Wielkopolska na época, e seu projeto foi iniciado pelas autoridades prussianas, para levantar o perfil da Posnânia. O local, que já foi residência do imperador Wilhelm II, atualmente funciona como centro cultural, abrigando galeria, cinema e sala de concertos. Também abre espaço para realização de diversos eventos, como exposições, concertos, apresentações teatrais e oficinas educativas.

Praça do Mercado Velho, Posânia, Polônia.
Praça do Mercado Velho, Posânia, Polônia.

Praça do Mercado Velho

O local fica na Cidade Velha, que é o centro histórico de Posnânia e o bairro central da cidade. A grande praça é um dos mais famosos pontos turísticos, e você pode passear por lá e ao seu redor para conhecer edifícios como o Old Town Hall e, em volta, as fileiras de casas antigas, que hoje, em sua maioria, funcionam como restaurantes, cafés e pubs, com mesas ao ar livre na própria praça.

Jardim Botânico da Posânia, Polônia.
Jardim Botânico da Posânia, Polônia.

Jardim Botânico da Posânia

Dąbrowskiego 165, 60-594 Posânia, Polônia

O Jardim Botânico é considerado um dos mais modernos e belos de toda a Europa e faz parte da divisão de pesquisa e ensino da Universidade Adam Mickiewicz. Seu espaço cobre mais de 22 hectares e contém mais de 7 mil espécies e variedades de plantas de quase todas as zonas climáticas e vegetação ao redor do mundo.

A exibição do local é organizada em departamentos separados: plantas ornamentais, geografia, ecologia, sistemática, biologia e mutabilidade das plantas. O jardim abre ao público com entrada gratuita, de 1º de maio a 31 de outubro, das 9h às 19h.

O que levar

Para visitar a Posnânia, é sempre bom se planejar de acordo com a época em que você fará suas férias. Se atente a levar na mala roupas versáteis, calçados confortáveis, guarda-chuva ou capa de chuva e mochila de passeio.

Roupas versáteis (verão)

Tênis confortável (verão)

Protetor solar (verão)

Roupas quentes (inverno)

Casacos grossos (inverno)

Jaqueta corta-vento (inverno)

Guarda-chuva (inverno)

Protetor labial (inverno)

Cachecol (inverno)

Gorro e luvas (inverno)

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você