Porto Príncipe

Aventure-se pelas paisagens incríveis de Porto Príncipe

Apesar dos abalos do terremoto de 2010, a capital do Haiti ainda guarda incríveis belezas naturais e históricas

Porto Príncipe é a capital do Haiti, é um dos países mais pobres das Américas, que ficou muito destruído depois dos terremotos que abalaram o país em 2010. Mesmo assim, ainda guarda incríveis belezas naturais e uma rica cultura, que vale a pena ser explorada.

Com o apoio do exército brasileiro, por meio da Missão de Paz da ONU, a cidade tem sido reconstruída, apesar de grandes áreas, em especial as periféricas, ainda guardarem grandes cicatrizes do episódio. Mesmo com esse cenário desolador, as belezas naturais e históricas do país mostram o outro lado dessa nação que mistura diversas culturas, como a de povos africanos e franceses, e detém algumas das paisagens mais encantadoras da região do Caribe.

Para conhecer mais sobre o passado do país, você precisa visitar o Museu do Panthéon Nacional do Haiti, que conta com o maior e mais completo acervo de arte e arqueologia da ilha. Tendo sido pouco abalado pelos terremotos, guarda importantes marcos da história do continente, como a âncora da nau Santa Maria, usada em uma das maiores expedições de Colombo, e a coroa de Faustino I, o primeiro imperador do país, que assumiu em 1847.

A Praça Jean-Jacques Dessalines guarda a estátua de um dos mais importantes heróis nacionais, além de ser rodeada de restaurantes, lojas, museus e outras atrações que merecem ser exploradas. É possível observar as marcas deixadas pelo terremoto em várias construções que rodeiam a praça, e também apreciar as feiras e a cultura nacional que corre viva nas ruas locais.

A cerca de 200 km da capital, próxima à cidade de Les Cayes, está a Ilha à-Vache, um dos destinos turísticos mais procurados da nação por conta de suas belas praias e paisagens naturais impecáveis. Ideal para relaxar ao som das ondas do mar do Caribe.

Para conhecer um dos marcos históricos mais incríveis da região, não deixe de visitar o Palácio de Sans-Souci do Haiti, antiga residência do rei Henrique do Haiti. O local foi destruído durante os terremotos de 1842, e suas ruínas declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1982. O local fica distante 250 km da capital.

Vale lembrar que, por conta do índice de violência e dos conflitos sociais originados pelos terremotos, é altamente recomendado que os turistas não andem sozinhos pela cidade, por questões de segurança. Diversos hotéis oferecem contatos de guias locais para auxiliar nos passeios pela cidade.

A forma mais fácil de se chegar à cidade é por meio do Aeroporto Internacional Toussaint Louverture (PAP).

Onde Ficar
Onde Comer

Les Jardins du Mupanah

Rue Oswald Durand, Porto Príncipe, Haiti +509 28 11-6764

O Les Jardins du Mupanah é uma das melhores opções para experimentar as melhores comidas da gastronomia caribenha. São deliciosas opções de frutos do mar, peixes, saladas e carnes, preparadas com ótimos temperos e servidas em belas apresentações. Seu ambiente sofisticado e uma equipe atenciosa tornam a refeição ainda melhor.

Magdoos

Rue O, 30, Porto Príncipe, Haiti +509 38 21-2121

Trazendo os sabores da cozinha libanesa para a cidade, o Magdoos oferece um ambiente sofisticado, bom atendimento e uma carta de bebidas excelente. Seu luxuoso espaço é decorado em estilo oriental e proporciona um ambiente familiar que, com sua equipe gentil, torna a refeição ainda mais agradável.

Saiba Mais

Observatoire Bar & Restaurant

Boutilliers, Petionville, Haiti +509 34 54-0118

Com uma vista panorâmica privilegiada da capital, o Observatoire Bar & Restaurant é o melhor ponto para comer as delícias regionais, preparadas com o melhor tempero do Caribe. São peixes, lagostas, camarões e acompanhamentos suculentos servidos em um ambiente que integra o cliente com o meio ambiente. Ideal para famílias e amigos.

Onde Ir
Ilha à-Vache, Haiti.
Ilha à-Vache, Haiti.

Ilha à-Vache

Les Cayes, 200 km da capital, Haiti

Esta bela ilha é repleta de vegetação local bem preservada, além de ser o lar de praias de beleza estonteante. Com areias brancas, águas azuladas e cristalinas, mar calmo e muita tranquilidade, é um dos destinos mais procurados por turistas. Passeios de barco, trilhas e esportes aquáticos são ótimos para se praticar na ilha.

Museu do Panthéon Nacional do Haiti

Avenue de la République, Porto Príncipe, Haiti

Conheça o maior e mais importante museu do país, que guarda um dos principais acervos de arte e arqueologia da região. É possível conhecer pinturas e esculturas de diversos artistas nacionais, assim como a coroa de Faustino I, o primeiro imperador do país, além de outros objetos que ajudam a contar a história de heróis nacionais.

Praça Jean-Jacques Dessalines

Avenue M. Ambroise, 10, Porto Príncipe, Haiti

Com uma grande estátua dedicada a um dos heróis mais importantes do país, esta bela praça conta com jardins coloridos e é cercada de importantes museus, lojas, restaurantes e é um dos melhores pontos para observar a vida local. As marcas dos terremotos e do furacão de 2016 ainda podem ser vistas nas redondezas.

Dica Extra
Palácio de Sans-Souci do Haiti.
Palácio de Sans-Souci do Haiti.

Palácio de Sans-Souci do Haiti

Milot, 250 km da capital, Haiti

Inspirado no castelo do rei da Prússia, Frederico, o Grande, o palácio foi erguido em 1813 pelo rei do Haiti, Henri I. O local serviu como residência real por alguns anos até ser destruído no grande terremoto de 1842. Explorar as ruínas em visita guiada, além de aprender mais sobre a rica e complexa história do país, permite que os turistas apreciem vistas incríveis da região.

O que levar

Não deixe de levar em sua mala sapato confortável, protetor solar, repelente e chapéu.

Chapéu

Protetor solar

Repelente

Sapato confortável

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você