Porto Elizabeth

Explore as riquezas históricas e as belas paisagens de Porto Elizabeth

Cidade sediou a Copa do Mundo Fifa 2010 e tornou-se ainda mais conhecida por sua herança cultural

A cidade de Porto Elizabeth não é uma grande conhecida dos turistas e talvez por isso não figure no planejamento de muitos. No entanto, este é um dos roteiros que surpreende a quem se dá oportunidade de conhecê-lo. O município, um dos maiores da África do Sul, ficou conhecido pelo apelido de “Cidade Amigável” ou “Cidade dos Ventos”.

Lá fica o Estádio Nelson Mandela Bay, lugar escolhido para sediar a Copa do Mundo Fifa de 2010 e que hoje promove partidas de futebol e rúgbi, além de festivais de música. Estamos falando de um lugar repleto de atrações em meio à natureza, com belos monumentos históricos, parques, bares e restaurantes, reservas naturais e ótimas praias – sendo as mais populares King’s Beach e Hobie Beach.

Um dos lugares mais surpreendentes de Porto Elizabeth é a Rota 67, que demonstra toda herança cultural e histórica da região. O lugar reúne 67 obras de arte pública que simbolizam os 67 anos de trabalho do líder político Nelson Mandela, dedicados à liberdade da África do Sul.

O verdadeiro museu a céu aberto inclui 67 degraus que levam o turista à segunda maior bandeira da África, e o passeio conta com auxílio de guias. Ao final do tour, o visitante estará no coração da cidade, mais precisamente, no Market Square, importante cartão-postal. Trata-se de um monumento histórico de estilo colonial construído em 1800 e lar da Câmara Municipal.

Ainda no centro histórico de Porto Elizabeth encontram-se outras relíquias, como a Biblioteca Pública, construída em 1835, quando abrigava um tribunal. O lugar tem arquitetura gótico-vitoriana e possui uma estátua de mármore da Rainha Vitória, logo na entrada.

Segundo relatos históricos, o nome da cidade é uma homenagem do tenente-general Sir Rufane Donkin à sua esposa, Elizabeth Donkin. Ela morreu na Índia, em 1818, e o militar foi transferido para a África do Sul, onde foi nomeado governador. Na ocasião, Sir honrou a senhora com o nobre gesto.

A cidade sul africana também é área importante de observação da biodiversidade. Durante todo ano, a costa do Oceano Índico é um verdadeiro desfile das baleias de Bryde. E em algumas épocas, elas se juntam às Jubartes e à Baleia Franca do Sul.

Outro lugar interessante para explorar a floresta costeira e animais exóticos é fazendo tour pelo Kragga Kamma Game Park. Lá o turista encontrará o rinoceronte-branco, chita, girafa, zebra e outros animais. O passeio é feito em sua maioria por agências credenciadas, que levam os turistas a bordo de um ônibus, com embarque e desembarque no porto de cruzeiros de Porto Elizabeth.

Vale lembrar que a cidade é atendida pelo Aeroporto de Port Elizabeth (PLZ).

Onde Ficar
The Paxton Hotel
The Paxton Hotel

The Paxton Hotel

Carnarvon Place - Humerail
Nautilus Guesthouse
Nautilus Guesthouse

Nautilus Guesthouse

6 Nautilus Close - Bluewater Bay
Featured Image
Featured Image

Courtyard Port Elizabeth

Corner Lodge Road & Beach Road - Summerstrand
Featured Image
Featured Image

Brookes Hill Suites

Brookes Hill Rd Off Beach Rd
Onde Comer

Muse Restaurant

1B, Stanley Street, Richmond Hill, Porto Elizabeth, África do Sul +27 41 582 1937

A cozinha do restaurante, europeia e contemporânea, se faz a partir de molhos e queijos caseiros, vinagre especial, ingredientes orgânicos e carne fornecida por uma pequena fazenda local. Entre seus pratos principais, estão peixe com risoto de ervilha, lascas de maasbanker, óleo de ervas e agrião fresco ou filé com purê de cogumelos, batata frita com cebola vermelha, croquete de trufa, molho de tomate e vegetais da horta. O chef do restaurante, Allan Bezuidenhout, conta que se inspira muito no renomado chef brasileiro Alex Atala, por sua paixão em explorar ingredientes locais e pela combinação entre o clássico e técnicas atuais.

Saiba Mais

Two Olives

Stanley Street, Richmond Hill, Porto Elizabeth, África do Sul +27 41 585 0371

A cozinha mediterrânea do Two Olives, com inspiração espanhola, portuguesa e grega, é seu atrativo principal. A especialidade da casa são as tapas, que podem ser de fígado de frango, almôndega espanhola ou bolinhas de risoto. Depois do aperitivo, você também pode se deliciar com o famoso hambúrguer de cordeiro.

Fushin

Stanley Street, Richmond Hill, Porto Elizabeth, África do Sul +27 41 811 7874

O Fushin é um restaurante japonês que se destaca por seus pratos elaborados e pelas combinações elegantes e deliciosas de sushi. Você também pode apreciar uma das opções exóticas, como o salmão norueguês ou o caranguejo de neve do Alasca, dentro ou fora do restaurante, observando o movimento do bairro.

Saiba Mais
Onde Ir
Reserva Donkin, Porto Elizabeth, África do Sul.
Reserva Donkin, Porto Elizabeth, África do Sul.

Reserva Donkin

O local é um parque que funciona como museu ao ar livre e que representa a história de Porto Elizabeth. Seu espaço conta com uma pirâmide de pedra – em homenagem à esposa do primeiro governador da cidade –, um antigo farol com vista panorâmica da baía e o Nelson Mandela Bay Tourism – Centro Oficial de Informações Turísticas de Porto Elizabeth.

Lá, você encontrará todo o tipo de informação sobre a cidade, além de conhecer de perto uma série de obras de arte, como o Voting Line Sculpture, um monumento dedicado àqueles que votaram pacificamente nas eleições de 27 de abril de 1994, quando Mandela foi eleito.

SANCCOB

Schoenmakerskop, Porto Elizabeth, 6070, África do Sul

O Sanccob é um centro de reabilitação de pinguins. Muito diferente de um zoológico, em que os animais ficam enjaulados, o espaço apenas cuida de animais feridos e os entrega de volta à natureza. Os visitantes podem assistir a aulas e adotar um pinguim. Não significa que você vai levá-lo para casa, mas ganha um certificado com o seu nome e o do animal e pode acompanhá-lo pelo site para ver quando ele voltará ao seu habitat natural.

Todo o dinheiro do bilhete de entrada é revertido para a conservação do local e para o tratamento dos pinguins, e você pode doar a quantia que quiser.

Praia Sardinia Bay

Sardinia Bay é uma das praias mais bonitas da cidade, praticamente deserta e repleta de dunas, que você pode subir para relaxar e aproveitar a bela paisagem.

O que levar

Para uma viagem a Porto Elizabeth é sempre recomendável saber qual a melhor época para viajar e aproveitar passeios ao ar livre. Em geral, é recomendável ter na mala roupas e calçados confortáveis, protetor solar e casaco para as tarde e noites mais frias.

Roupas de clima ameno, confortáveis, leves

Casacos para quedas de temperatura

Trajes de banho

Protetor Solar

Guarda-chuva

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você