Pamplona

Pamplona mantém suas tradições com festivais prestigiados

Cidade histórica, dotada de aclamados restaurantes e importantes cartões-postais

Pamplona é uma cidade de muitos contrastes, e você entenderá o motivo ao caminhar pelos bairros. Em alguns lugares, toda a arquitetura imponente dos antigos monumentos, ruas mais estreitas e ar nostálgico. Em outros, obras contemporâneas e sofisticadas, com ruas largas de uma Espanha industrializada e em constante desenvolvimento.

Inicialmente, o que motiva centenas de turistas a desembarcarem no Aeroporto de Pamplona-Noáin (PNA) é o fato da região ser palco de diversas festividades ao longo do ano, sendo a mais expressiva a Sanfermines ou Festa de São Firmino – padroeiro da diocese. Entre os ensejos, o destaque é a corrida de touros por ruas do centro histórico, atividade conhecia por “encierro” e, também, a mais aguardada.

Palácio de Navarra, Pamplona, Espanha.
Palácio de Navarra, Pamplona, Espanha.

Os atrativos da capital de Navarra se estendem, ainda, aos prazeres da mesa, com pratos elaborados que reforçam a variada cozinha pamplônica. Um dos mais procurados são as tapas, pequenas porções que, nós, brasileiros, conhecemos por “tira-gosto”. As tapas mais elaboradas são chamadas de pinchos e podem ser feitas de várias maneiras. Os pratos estão sempre acompanhados de uma bebida, e você encontra essa variedade nos bares. Uma iguaria famosa são os aspargos frescos, vegetal rico em vitamina, que pode ser acompanhado de vinagrete.

A cidade possui diversas atrações turísticas, e os parques são parte importante dessa rota.

O Parque de La Taconera é um lugar tranquilo para admirar a paisagem, com inúmeras árvores, jardins repletos de flores, animais domésticos e aves. O local também abriga monumentos históricos, entre eles, o dedicado ao tenor Julián Gayarre, constituído por uma estátua sobre um pedestal. Pamplona tem fama de município verde e dizem que o número de árvores se aproxima da quantidade de habitantes.

Outro lugar indispensável é a Calle de Zapateria, rua histórica repleta de lojas e prédios históricos. É por lá onde passam os touros durante as Festas de São Firmino e, por isso, muitos comércios vendem souvenir relacionados ao evento.

Onde Ficar
Palacio Guendulain
Palacio Guendulain

Palacio Guendulain

Zapatería 53
Featured Image
Featured Image

Hotel Albret

Calle Ermitagana, 3
Featured Image
Featured Image

AC Hotel Ciudad de Pamplona by Marriott

Calle de Iturrama, 21
Featured Image
Featured Image

NH Pamplona Iruña Park

Calle Arcadio Maria Larraona, 1
Featured Image
Featured Image

Hotel Mendebaldea Suites

Calle Irunlarrea, 6
Featured Image
Featured Image

Hotel Sancho Ramírez

Calle Sancho Ramirez, 11
Featured Image
Featured Image

Hotel Avenida

Avenida Zaragoza, 5
Onde Comer

Anttonenea

Calle San Anton 48, Pamplona, Navarra, Espanha +34 948 10 44 45

Anttonenea foi inaugurado em 2003 e, após 11 anos, passou a ser administrado por outro proprietário. Contudo, nunca deixou de ser um dos favoritos da cidade. Sua cozinha tipicamente espanhola forma a “criatividade clássica” com uma qualidade altíssima em seus pratos, com destaque para as carnes – base do restaurante. O local possui extensa carta de vinhos, e você pode se deliciar das 13h30 às 15h45, de quarta a domingo, ou das 20h30 às 22h30, de quinta a sábado.

Saiba Mais

Baserriberri

Calle San Nicolas, 32, Pamplona, Navarra, Espanha +34 948 22 20 21

Lugar jovem e inovador, em que o turista desfruta da alta cozinha criativa, chamada de “show cooking”. O restaurante, ao adaptar as descobertas dos sabores internacionais à base tradicional da cidade, chama atenção dos olhares mais atentos para pratos como ceviche de salmão; lámen com ovo vermelho e lula; e mexilhão.

O Baserriberri funciona de terça a domingo, das 13h30 às 15h30, e das 20h30 às 22h30, enquanto seu bar funciona das 12h às 23h30, de terça a domingo, e das 12h às 2h, às sextas e sábados.

Saiba Mais

La Olla

Avenida Roncesvalles, 2 Bajo, Pamplona, Navarra, Espanha +34 948 22 95 58

O restaurante é, há 25 anos, referência gastronômica da capital de Navarra. Sua cozinha autêntica valoriza os ingredientes locais e sazonais, que, unidos à técnica exclusiva, formam um menu único e saboroso. Lá, você pode experimentar vegetais e legumes da época, peixes frescos, como pescado e o pregado, carnes, conservas e a confeitaria artesanal do La Olla. O horário de funcionamento do restaurante vai das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 11h às 23h aos sábados e domingos.

Saiba Mais
Onde Ir
Palácio de Navarra, Pamplona, Espanha.
Palácio de Navarra, Pamplona, Espanha.

Palácio de Navarra

Av. de Carlos III el Noble, 2, 31002 Pamplona, Navarra, Espanha

O Palácio, localizado no coração de Pamplona, é a sede do governo desde 1850, projetado 10 anos antes por José de Nagusia. Seu edifício possui estilo neoclássico nobre, poderoso e solene, cercado por numerosas colunas, e seu interior destaca-se por sua majestade, principalmente, na zona denominada como Sala do Trono – símbolo do poder na corte. Já no escritório do Presidente Executivo, encontram-se as principais joias, como um retrato de Fernando VII, pintado por Goya, e uma grande tapeçaria que contém a Batalha das Navas de Tolosa (1212). O jardim ao ar livre abriga uma sequoia gigante, a árvore mais alta da cidade, e você pode conferir todo o complexo fazendo uma visita guiada, que deve ser agendada pelo site ou telefones oficiais.

La Navarrería, Pamplona, Espanha.
La Navarrería, Pamplona, Espanha.

La Navarrería

Pamplona, Espanha.

Este bairro de Pamplona um dia foi a cidade romana de Pompaelo. Hoje, é o coração histórico e cultural do município, com parques tranquilos, belas praças, antigas muralhas, milhares de bares de pinchos e a famosa catedral gótica da cidade. O lugar é essencial para quem quer conhecer a cultura de Pamplona.

Parque de la Taconera, Pamplona, Espanha.
Parque de la Taconera, Pamplona, Espanha.

Parque de la Taconera

Calle de la Taconera, 6, 31001 Pamplona, Navarra, Espanha

A cidade, conhecida como a mais verde de toda a Europa, abriga o seu mais famoso parque: o Parque de la Taconera. Criado em 1830, é o mais antigo e o mais bonito da cidade, com enorme jardim, grandes passagens, esculturas e um pequeno zoológico. O passeio é válido para caminhar, relaxar, ler um livro, apreciar a natureza e fazer um piquenique.

O que levar

Com estações bem definidas, é sempre bom se atentar à melhor época para fazer essa viagem. Os itens indispensáveis são roupas e calçados confortáveis, além de casacos grossos e acessórios para o frio.

Roupas leves

Casaco

Casacos mais grossos

Cachecol

Guarda-chuva

Luvas e gorro

Tênis confortável

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você