Palermo

Entre cores e sabores, Palermo é favorita de turistas do mundo todo

O jeitinho siciliano de viver nos traz uma experiência única, em um verdadeiro mosaico de cultura e alegria

A cidade de Palermo merece todos os holofotes e um olhar poético. A impressão que se tem ao chegar é de que ela faz parte de uma pintura barroca, pela beleza esculpida nos mínimos detalhes e cores por todos os lados. Esse é um daqueles passeios para compartilharmos com pessoas queridas, seja em família, amigos ou para casais apaixonados.

São muitas atrações que acenam para os milhares de turistas anualmente, por isso, é importante conhecer tudo com calma e desfrutar de um dos lugares mais fascinantes da Itália, com seu estilo único de arquitetura e heranças das culturas ocidental, islâmica e bizantina. Não é por acaso que Palermo foi nomeada Patrimônio Mundial da Unesco.

Quando se pensa em Itália, já vem à mente a tradicional culinária, uma das mais famosas do mundo. Podemos dizer que as riquezas da Sicília começam com o aroma vindo de dentro das cozinhas, seguido da satisfação de degustar um belo prato.

Um dos mais apreciadas da região é o sarde a beccafico. Trata-se da preparação de sardinhas típicas das cidades de Palermo, Messina e Catania, que podem ser servidas como antepasto ou prato principal.

Que tal passear pelas ruas do centro antigo de Palermo? Uma das atrações é a Fonte Pretoriana, considerada o marco mais importante da Piazza Pretoria. A fonte foi construída por Francesco Camilliani, em Florença, no ano de 1554, sendo transferida para Palermo em 1574.

Outro grande passeio é pelo Teatro Massimo, uma das mais famosas casas de ópera do mundo, projetada pelo arquiteto italiano Giovan Battista Filippo Basile, inspirado pela arquitetura siciliana antiga e clássica, incorporando elementos dos templos gregos.

Pequenas cidades nas proximidades de Palermo guardam grandes tesouros, portanto, o recomendado é uma estada mínima de três dias.

Palermo também possui muitos mercados e feiras interessantes. Um deles é o Mercato Ballarò, o mais antigo da cidade, localizado no bairro Albergheria. São diversas barracas que vendem frutas, frutos do mar frescos, carnes, queijos, temperos e outras especialidades.

Outro ambiente que mistura cor e sabor é o La Vucciria, na Piazza Caracciolo, repleto de barracas que vendem de tudo um pouco.

Vale lembrar que este município é atendido pelo Aeroporto de Palermo – Falcone-Borsellino (PMO).

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Grand Hotel Villa Igiea Palermo MGallery by Sofitel

Salita Belmonte 43
Featured Image
Featured Image

Eurostars Centrale Palace

Via Vittorio Emanuele, 327
Featured Image
Featured Image

CIT Hotels Dea Palermo

Viale Regione Siciliana Nord-ovest 2620
Featured Image
Featured Image

San Paolo Palace Hotel

Via Messina Marine, 91
Massimo Plaza Hotel
Massimo Plaza Hotel

Massimo Plaza Hotel

Via Maqueda 437
Featured Image
Featured Image

Grand Hotel Et Des Palmes

Via Roma 398
Featured Image
Featured Image

NH Palermo

Foro Italico
Featured Image
Featured Image

Astoria Palace Hotel

Via Montepellegrino 62
Featured Image
Featured Image

Cristal Palace Hotel

Via Roma 477 A
Hotel Vecchio Borgo
Hotel Vecchio Borgo

Hotel Vecchio Borgo

Via Sella Quintino 1/7
Onde Comer

Antica Focacceria San Francesco

Via Alessandro Paternostro, 58, Palermo PA, Itália +39 091 320264

O Antica Focacceria é um dos restaurantes mais famosos de Palermo, com lugar privilegiado na lista dos melhores da cidade, e faz parte da história da Sicília. No térreo, são vendidos pratos no estilo fast food. Já no 2º andar a casa funciona da maneira tradicional, e você escolhe o prato a partir de um menu à la carte.

Sua cozinha é tipicamente siciliana, e, entre as delícias, o destaque é o sanduíche de baço de boi, chamado pelo restaurante de “panino ca meusa”. Você pode conferir tudo isso em qualquer dia da semana, das 11h às 23h.

Saiba Mais

Buatta Cucina Popolana

Via Vittorio Emanuele, 176, Palermo, Itália +39 091 322378

A proposta do restaurante é servir pratos com base nas raízes da Sicília, mas com pequenos toques criativos, montando refeições simples e autênticas. Quando o tradicional se une ao original, surgem pratos aclamados, como a caponata, a massa com sardinha, a sfincione, o cannoli e a cassata, tornando até o que é considerado “street food” em uma nova experiência.

O próprio ambiente do restaurante representa a ligação entre a tradição italiana, o presente e o futuro. Em qualquer dia da semana, você pode almoçar das 13h às 15h ou jantar das 19h30 às 23h.

Saiba Mais

KePalle Arancine

Via Terrasanta, 111B, Palermo, Itália +39 091 300661

O KePalle é o restaurante que vende a mais famosa arancina – tradicional bolinho de risoto, que lembra um pastel de arroz frito – , em várias opções e recheios, que se encaixam em quatro categorias: arancina com pasta, que leva recheio de macarrão; arancina assada, sua versão light; stekka, que é uma seleção dos melhores sabores de arancina; e volcanic, tão recheado que chega a transbordar. Há ainda versões vegetarianas, veganas e doces.

Ficou com vontade de conhecer essas delícias? O restaurante abre das 10h às 15h30 e das 18h às 22h, de domingo a quinta-feira, e das 10h às 23h, às sextas e sábados.

Saiba Mais
Onde Ir
Quattro Canti, Palermo, Itália.
Quattro Canti, Palermo, Itália.

Quattro Canti

O local é um cruzamento entre a Via Maqueda e o Corso Vittorio Emanuele que tem, nos seus quatro cantos, esculturas barrocas e fontes espalhadas pelos três andares das paredes de palacetes. Todas as obras foram projetadas pelo arquiteto Giulio Lasso, em 1608, e cada fachada é decorada de uma forma diferente.

Praia Mondello, Palermo, Itália.
Praia Mondello, Palermo, Itália.

Praia Mondello

A praia é a favorita, tanto de moradores quanto de turistas, e sua água cristalina, aliada à areia branquinha e fina, é seu maior encanto. É perfeito para quem quer fugir um pouco do agito da cidade, relaxar e aproveitar um banho de sol e de mar. Por ser a praia mais popular de Palermo, recomenda-se que chegue cedo para que sua experiência possa ser a mais proveitosa possível.

Cattedrale di Palermo, Itália.
Cattedrale di Palermo, Itália.

Cattedrale di Palermo (Duomo)

O local é um autêntico mix de culturas, diferente de qualquer outra catedral já vista. Construída em 1184, passou por diversas reformas e abriga um pouco de cada estilo: gótico, normando, mourisco, catalão e barroco, o que a torna a própria história da cidade. Sua fachada já é extraordinária, e, do lado de dentro, o turista confere o altar, afrescos, esculturas, vitrais e outras tantas coisas. Para um passeio mais intimista, com visitas à cripta, ao museu, ao teto e às tumbas, a entrada custa uma média de 7€.

Dica Extra

Comida de Rua

Uma das melhores maneiras de conhecer a cultura e os sabores de Palermo é comendo nas barraquinhas de rua. Nelas, você poderá experimentar croquetes e frituras típicas, o original penelle siciliano, o famoso sanduíche de baço e a tradicional sfincione, uma espécie de pizza bem macia.

O que levar

Com suas estações muito bem definidas, a cidade de Palermo torna-se muito agradável em todas as épocas do ano. Não esqueça de levar roupas leves e calçados confortáveis.

Roupa de banho

Trajes leves e confortáveis

Casacos finos para a noite

Protetor solar

Chapéu

Casacos mais grossos (inverno)

Jaqueta corta-vento (inverno)

Guarda-chuva (inverno)

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você