Mérida

Desvende as incríveis ruínas maias de Mérida

Entre antigos templos maias e ruas repletas de histórias, cidade ainda fica próxima de praias paradisíacas e muita diversão

A cidade de Mérida, no estado de Iucatã, México, com uma população de quase 1 milhão de habitantes, mistura em suas ruas as influências culturais e arquitetônicas entre os diferentes povos que se juntaram para dar origem à cidade.

Mérida.
Mérida.

Entre as belas catedrais e igrejas de influência europeia, como a Igreja de Jesus, e as ruínas de cidades da antiga e extinta civilização maia, a cidade vai ganhando charme e elegância.

Em sua estadia, você não pode deixar de fora uma visita à fantástica Zona Arqueológica de Uxmal, localizada a 83 km do centro de Mérida. Com suas incríveis pirâmides, ruas e templos, o destino é um dos mais representativos da cultura, arquitetura e história do povo maia. Uma visita guiada vale a pena.

Outro ponto que não deve ficar de fora são as Ruínas Maias de Mayapan, onde o turista pode andar e ver de perto o Templo de Kukulkán, por exemplo, localizado a 119 km do centro de Mérida.

Mesmo sendo menor que a zona arqueológica, Mayapan tem charme e particularidades que fazem a visita ser interessante.

Já dentro da área urbana de Mérida e com um dos maiores e mais completos acervos sobre esta civilização tão curiosa, o Grande Museu do Mundo Maia, em seu edifício moderno, reúne centenas de obras de arte, artefatos e achados arqueológicos, além de exposições interativas que ajudam a desvendar os mistérios maias.

Um passeio pelo centro de Mérida também vale a pena; começando pela Praça Grande, é possível conhecer a imponente Catedral de Mérida, o Palácio do Governador, com sua elegante fachada, o Palácio Municipal, além de inúmeros restaurantes, bares e lojas.

A exuberante e colorida beleza natural ganha fôlego em um passeio pela Praia de Celestún. De bugue, você percorrerá dunas e manguezais, avistando flamingos, crocodilos e outros animais selvagens. O passeio termina na praia de areia branca e mar azul, com vários restaurantes em sua orla.

Lembrando que Mérida é acessível pelo Aeroporto Internacional Manuel Crescencio Rejón (MID).

Onde Ficar
Onde Comer

Oliva Enoteca

Calle 47 esquina com Calle 54, 466, Mérida, Iucatã, México +52 999 923-3081

Quem optar por uma refeição no Oliva Enoteca poderá encontrar um estabelecimento muito bem decorado, com uma equipe de funcionários prestativa e um delicioso menu com os melhores sabores da cozinha italiana. São inúmeras massas, preparadas com ingredientes frescos e molhos formidáveis, além de uma carta de vinhos selecionados pelo chef para acompanhar cada prato.

Saiba Mais

Kuuk

Avenida Romulo Rozo, 488, Mérida, Iucatã, México +52 999 944-3377

Em um casarão colonial, este delicioso e refinado restaurante traz as delícias dos sabores típicos de Iucatã e de outras áreas do México para sua mesa. O Kuuk conta com um menu variado, com ingredientes frescos e orgânicos, prezando por uma alimentação saudável e repleta de sabor. Ideal para famílias e grupos de amigos.

Saiba Mais

Rosas & Xocolate Hotel Restaurant

Avenida Paseo de Montejo, 480, Mérida, Iucatã, México +52 999 924-2992

Localizado dentro de um hotel, este restaurante busca trazer a fusão de várias culinárias para o seu prato. São refeições que equilibram os sabores locais, com pratos das cozinhas mediterrânea, americana e contemporânea, criando um elegante jogo de sabores e texturas que conquistam seus clientes.

Saiba Mais
Onde Ir
Centro de Mérida.
Centro de Mérida.

Passeio pelo Centro de Mérida

Centro, Mérida, Iucatã, México

Ande pelas charmosas e antigas ruas do centro da cidade, que são repletas de belas construções, monumentos, lojas, restaurantes e museus. Não deixe de apreciar a beleza da Catedral de Mérida ou a vida cotidiana acontecendo na Praça Grande. O Palácio do Governador e o Palácio Municipal são outros pontos que valem sua visita.

Zona Arqueológica de Uxmal.
Zona Arqueológica de Uxmal.

Zona Arqueológica de Uxmal

Uxmal, Iucatã, México | 83 km do centro da cidade de Mérida

Esta grande cidade pré-colombiana, construída pela civilização maia, é Patrimônio Mundial pela Unesco, pois guarda em seu território inúmeros vestígios de um dos povos que mais desperta curiosidade dos historiadores e arqueólogos. Seus templos, pirâmides, casas e construções públicas impressionam pelo tamanho e riqueza de detalhes. Vale fazer o passeio com guia para conhecer mais detalhes sobre o local e sua história.

Grande Museu do Mundo Maia.
Grande Museu do Mundo Maia.

Grande Museu do Mundo Maia

Calle 60 Norte – Revolución, Mérida, Iucatã, México

O maior museu do mundo dedicado à civilização maia, este moderno prédio abriga em seu rico acervo centenas de peças arqueológicas, obras de arte, esculturas e documentos que ajudam a contar a trajetória da ascensão ao desaparecimento deste povo. São diversos setores, com exposições interativas que ajudam crianças e adolescentes a desvendarem o passado.

Dicas Extras

Ruínas Maias de Mayapan

Tinum, Iucatã, México | 119 km do centro da cidade de Mérida

Este é um sítio arqueológico menor do que a zona arqueológica de Uxmal, porém é repleto de diferentes obras e detalhes arquitetônicos, que fazem sua visita valer a pena. O turista poderá caminhar por templos, ruas e entrar em alguns prédios construídos pelos maias. Um dos principais prédios do local é o Templo de Kukulkán.

Praia de Celestún

Celestún, Iucatã, México | 104 km do centro da cidade de Mérida

Embarque nesta viagem de exuberante beleza da natureza pelo caminho até a Praia de Celestún, você percorrerá dunas e mangues, repletos das mais exuberantes criaturas e das flores e plantas mais coloridas da região. Você poderá avistar os elegantes flamingos que dominam a paisagem, além dos temíveis crocodilos. Ao final, desfrute de uma tarde nas areias brancas da praia, com sol, bons restaurantes e mar azul.

O que levar

Não deixe de levar protetor solar, roupas leves, chapéu, repelente e um sapato confortável para explorar a cidade sem problemas.

Protetor solar

Chapéu

Repelente

Roupas leves

Sapatos confortáveis

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você