Matamoros

Matamoros venceu a guerra e desponta como importante polo turístico

Heroica mexicana encanta seus visitantes e é chamariz para os diversos setores econômicos

La Heroica Matamoros, assim é conhecida essa hospitaleira cidade do estado mexicano de Tamaulipas. O nome está ligado diretamente à sua história, por ter sido território de várias batalhas, entre elas, a Guerra da Independência do México, a Guerra Mexicano-Americano e a Revolução do Texas.

O município não esconde suas raízes e a herança de um período sofrido, pelo contrário, ao andar pelas ruas de Matamoros, é possível encontrar antigos edifícios, além da intensa atividade turística marcada por cassinos, museus de arte, memoriais, monumentos, parques e praias. O fato de a cidade fazer fronteira com Brownsville, no Texas, facilita ainda mais a vinda dos novos visitantes.

Nas águas do Rio Grande, perto de sua foz, no Golfo do México, o visitante se depara com as águas tranquilas das litorâneas Bagdad e Costa Azul, um lugar para apreciar a natureza, praticando navegação ou pesca – modalidade que ganhou até um torneio dedicado aos amantes do desporto, realizado durante todo o ano. Nas proximidades, você encontra restaurantes especializados em frutos do mar frescos e pratos locais.

A economia de Matamoros não provém apenas do turismo, mas possui uma grande influência nas relações de comércio internacional com os Estados Unidos por meio de acordo firmado com o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio. A estatal Petróleos Mexicanos chegou a divulgar projeto bilionário de perfuração no mar para o porto da cidade.

O município abriga um dos setores mais promissores do México: o industrial, com fábricas de montagem e acessórios de marcas, como General Motors, Ford, Chrysler, BMW e Mercedes Benz. Os desdobramentos econômicos também se estendem à agricultura, por concentrar as maiores zonas de irrigação do norte do México.

O Fuerte Casamata, ou Casa Armada, é uma das relíquias de 1960. O lugar, que era utilizado pelos militares, sofreu com a ação do tempo, do abandono e de caçadores de tesouros. Foi revitalizado e hoje é um dos principais museus, que leva ao conhecimento do público a origem e o desenvolvimento da Heroica Matamoros e os eventos militares.

Além dos pontos turísticos fixos, você também pode aproveitar o Charro Days e o Sombrero Festival, eventos de duas nações que comemoram a herança dos Estados Unidos e do México. A celebração acontece em fevereiro.

O município é atendido pelo Aeroporto Internacional de McAllen-Miller (MFE).

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Holiday Inn Matamoros

Av Pedro Cardenas 5001
Hotel Alameda Express
Hotel Alameda Express

Hotel Alameda Express

Ter√°n y 2da. - Esquina No. 119, Zona Centro
Onde Comer

La Traviata

Calle 7 #170 | Entre Herrera Y Bustamante, Matamoros, Tamaulipas, México +52 868 812-5122

Levando o melhor da culinária italiana aos mexicanos, a casa abre para café da manhã e permanece até o jantar. Com ambiente encantador, o turista se sentirá confortável por saborear pratos bem-servidos a preços justos.

Saiba Mais

Garcia's Restaurant Bar

Alvara Obregon 82, Matamoros, Tamaulipas, México +52 868 812-3929

A cozinha tipicamente mexicana e o ambiente familiar caracterizam o Garcia’s. Aclamado pelos críticos como o melhor restaurante da região, a experiência promete ser inesquecível, a começar pela salada, considerada a melhor da cidade.

Saiba Mais

El Ultimo Taco

Bustamante | entre 5ta y 6ta, Matamoros, Tamaulipas, México +52 868 813-0861

O restaurante serve os melhores tacos de Matamoros, sejam eles de bife, tripas, moela, churrasco, gringas, piratas, feijão à la charra e outros tantos. A casa leva os clientes a uma viagem pela suculenta culinária mexicana.

Saiba Mais
Onde Ir
Museu de Arte Contemporânea de Tamaulipas, Matamoros.
Museu de Arte Contemporânea de Tamaulipas, Matamoros.

Museu de Arte Contemporânea de Tamaulipas (MACT)

Av. Constitución, Col. Jardin, Matamoros, Tamaulipas, México

O museu, originalmente, fez parte do projeto Plano Nacional Frontier, inaugurado em 19 de julho de 1969 como centro de artesanato dedicado à sua divulgação, para benefício dos artistas e da economia nacional. No final dos anos 1980 e início dos anos 1990, funcionou como o Museu do Milho. Posteriormente, a partir de 1998, se tornou o Centro Cultural Mario Pani, em memória do arquiteto de destaque que projetou o edifício. Em 21 de outubro de 2002, se transformou no Museu de Arte Contemporânea de Tamaulipas, graças à iniciativa do Governo do Estado em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes. O museu visa colaborar no processo de distribuição, produção, consumo e análise das artes visuais e receber propostas artísticas das artes nacional e internacional. A entrada é franca.

Museu Rigo Tovar, Matamoros.
Museu Rigo Tovar, Matamoros.

Museu Rigo Tovar

Calle Constitución 4, Zona Centro, Matamoros, Tamaulipas, México

Em homenagem à trajetória de um dos mais emblemáticos ídolos da música popular mexicana, o Governo Municipal de Matamoros e o Conselho de Curadores do Rigo Tovar inauguraram o Museu Rigo Tovar, em 2013. O músico se popularizou com sua maneira única de se vestir, de se expressar e, principalmente, de cantar suas canções multiculturais, que misturavam rock e cumbia. Nas instalações do museu, você verá fotografia do artista em tamanho real, bem como peças originais, sua discografia, acervo pessoal de imagens e muito mais.

Olímpico Cultura y Conocimiento Park

Calle Constitución SN-S Museo Mario Panni, Jardín, 87330 Matamoros, Tamaulipas, México

Construído em 2004, o parque é um dos espaços culturais mais importantes de Matamoros e de todo o estado de Tamaulipas. Nele, destaca-se uma imensa estrutura chamada O Grande Portão do México, criada pelo escultor mexicano, Enrique Carbajal, popularmente conhecido por Sebastián, que representa a estrada de acesso dos Estados Unidos ao México. Possui auditório moderno, ao ar livre, com capacidade para até 2 mil pessoas, bem como uma infoteca de última geração, com área de recreação para crianças entre cinco e nove anos, com espaço com computadores e acesso supervisionado à internet. Há também uma biblioteca infantil com mais de mil exemplares, além dos quase 4 mil livros de nível médio, que complementam a herança cultural do parque. A Galeria Municipal Jaime Garza Salinas faz parte de suas instalações e é ali que se encontram os escritórios do Instituto Matamorense de Cultura e Artes (Imaculta). O complexo recebe concertos, peças de teatro, workshops e espetáculos internacionais de cinema.

O que levar

Ao viajar para o México, tenha sempre na mala:

Boné

Casacos finos

Muita água

Protetor solar

Roupas confortáveis e frescas

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você