Mascate

Mascate leva você a uma viagem pela cultura omanita

Município oferece profundo conhecimento das tradições locais

Localizada na capital de Omã, na costa sudeste da Península ArábicaMascate não foi projetada para ser polo de viajantes, mas suas riquezas não passam despercebidas, principalmente por turistas que estão em viagem por regiões próximas, como Dubai. Quando chegam, se encantam e percebem que estender o roteiro vale a pena.

O turista de primeira viagem pode achar curioso que em Mascate grande parte das casas é pintada de branco ou bege, mas não é coincidência, e sim o cumprimento de uma lei local, que deixa a cidade ainda mais bonita. O turismo tem sido muito importante para a cidade.

Em decorrência desse processo, o que chama atenção são os mercados que reúnem alimentos, vestimentas, antiguidade, joias e objetos variados. O Muttrah Souq é um dos mais tradicionais e possui centenas de lojas. A dica é pechinchar e garantir algumas ou muitas lembrancinhas.

Se tratando de uma região banhada pelo Oceano Índico, os passeios se estendem a praias paradisíacas. A Qantab Beach é uma das mais famosas por possuir mar de águas calmas e limpas em meio à paisagem formada por montanhas e dunas, um verdadeiro oásis no meio do deserto.

Quando estiver em Mascate, é bom organizar um pequeno roteiro, pois a caminhada promete ser boa, afinal, a cidade oferece muitas opções de passeios. Você pode conhecer a imponente mesquita do Sultão Qaboos, uma das mais lindas da região e do mundo. Além da belíssima fachada luminosa, o turista encontrará o curioso tapete persa, que cobre o chão da sala de orações, um dos maiores do mundo.

A obra levou mais de seis anos para ficar pronta. No centro da cidade, está o Palácio Al Alam, do sultão Qaboos, e defronte dele o Museu Nacional de Omã, com rica arquitetura e importante registro da vida cultural da região. Também dê uma pausa e desfrute da boa gastronomia omanita.

O município é atendido pelo Aeroporto de Seeb (MCT).

Onde Ficar
Onde Comer

Kargeen Restaurant

Al. Bashair Street | Madinat Qaboos, Mascate, Omã +968 9925-3351

Todo o ambiente do restaurante é inspirado na tradição e cultura árabe, assim como sua cozinha. O local possui diferentes espaços e salas, que vão de mesas compridas e requintadas até recantos em que você pode se sentar no chão e usar as mãos para comer, de acordo com os costumes locais. O menu é um dos mais bem-avaliados por turistas e locais, com opções árabes e ocidentais e destaque para o lemon mint, um dos favoritos da cidade.

Saiba Mais

Bait Al Luban Omani Restaurant

Al Mina Street | Opposite fish Market in Muttrah, Mascate, Omã +968 24 711842

O restaurante serve o melhor da culinária omanita, num ambiente culturalmente inspirado por sua região. Com todos os pratos feitos com ingredientes locais,  o      Bait Al Luban é o espaço ideal para experimentar os diferentes sabores e aromas de Omã, como o papllo, arsiya ou a shuwa sandwich.

Saiba Mais

Kurkum

Way No. 08, Mutrah, Corniche | Corniche, Mascate, Omã +968 24 711 143

O Kurkum é um restaurante indiano moderno, refinado, compacto, com ambiente externo para que os clientes possam aproveitar o clima a qualquer hora do dia. O restaurante tem decoração branca e uma vista maravilhosa para o Sultan Qaboos Port. A casa tem extenso cardápio caseiro, de almoços e jantares, com sopas, saladas e entradas indianas. Possui também uma variedade de pratos de frango, cordeiro e peixe e pratos vegetarianos, todos servidos com arroz e diferentes tipos de pão. Há também um cardápio chinês e, para aqueles que gostam de doces, servem bolos, tortas e sorvetes.

Saiba Mais
Onde Ir
Grande Mesquita (Masjid) do Sultão Qaboos, Mascate, Omã.
Grande Mesquita (Masjid) do Sultão Qaboos, Mascate, Omã.

Grande Mesquita (Masjid) do Sultão Qaboos

Sultan Qaboos St, Mascate, Omã

A mesquita é a principal atração da cidade. O Sultão Qaboos bin Said Al Said está no trono desde 1970 e é descendente de outros sultões que governam o país há mais de 200 anos, de modo pacífico e neutro, sem tomar partido nos conflitos que acontecem no Oriente Médio. Para comemorar os 30 anos de seu sultanato, presenteou a nação com a mesquita. Com interior trabalhado e luxuoso, o destaque é o enorme lustre de cristais que fica na sala principal de oração, assim como o imenso tapete que cobre seu interior e que até pouco tempo era o maior do mundo. O tapete tem 1.700 milhão de nós, pesa 21 toneladas e foi feito pelas mãos de 600 mulheres, durante quatro anos. Como forma de respeito, é recomendado que o turista tome cuidado com as vestimentas ao visitar a mesquita. Roupas apertadas, curtas ou decotadas podem impedir o seu acesso.

Shati Al-Qurum, Mascate, Omã.
Shati Al-Qurum, Mascate, Omã.

Shati Al-Qurum

Shati Al-Qurum é a praia mais famosa da região, perfeita para fazer caminhada, jogar futebol na areia, relaxar curtindo o pôr do sol ou tomar um café na orla com vista para o mar.

Muttrah Souq, Mascate, Omã.
Muttrah Souq, Mascate, Omã.

Muttrah Souq

Al Bahri Rd | Near Corniche Restaurant, 113, Mascate, Omã

Muttrah Souq é o mercado mais tradicional e movimentado da cidade, que funciona como um labirinto de barraquinhas que vendem de tudo um pouco: sapatos e tecidos árabes, lembrancinhas de viagem, artigos de decoração e algumas bugigangas para você trazer como recordação dessa incrível viagem. O interior tem um comércio bem antigo e tradicional, mas o prédio onde está o mercado é moderno.

O que levar

Em qualquer época do ano, a cidade tem clima majoritariamente quente. Mas, como forma de respeito à sua cultura, tenha cuidado com roupas muito abertas e tenha sempre na mala:

Chapéu

Protetor solar

 Roupas de tecido mais fino e confortável, como túnicas

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você