voe com

Macapá

Visite Macapá, a cidade no meio do mundo

Saiba os melhores locais para visitar na capital amapaense

Com meio milhão de habitantes, Macapá é uma das maiores cidades da região Norte e é influenciada pela beleza exótica das terras próximas, o Planalto das Guianas.

A capital amapaense é considerada a mais tropical do mundo, por ser cortada pela linha do Equador, no famoso Marco Zero, que simboliza a divisão do planeta em hemisférios norte e sul.

O Marco Zero de Macapá.
O Marco Zero de Macapá.

Por muitos séculos, Macapá funcionou como importante forte de proteção da, Guiana Portuguesa, hoje estado do Amapá.

Um dos principais pontos turísticos é a Fortaleza de São José de Macapá, finalizada em 1782 e localizada às margens do Rio Amazonas.

Construída por indígenas e negros, principalmente, a fortaleza foi importante durante o período de disputas pela partilha do Planalto da Guiana, entre Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Holanda.

 

Vale visitar o Centro de Pesquisas Museológicas, o Museu Sacaca. Com a cara do Amapá, a instituição preserva as tradições e saberes dos povos da região, além de transmitir os conhecimentos e descobertas sobre a flora, fauna e história locais.

Cercado de muita natureza preservada, o dia fica ainda melhor se você fizer o passeio de barco pelo rio que corta o terreno do museu.

O Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre (MCP) atende a cidade.

Onde Ficar
Onde Comer

Restaurante Estaleiro

Avenida Primeiro de Maio, 1, Trem, Macapá, Amapá

Com decoração que remete ao ambiente marítimo, o restaurante é especializado em comidas locais, principalmente as receitas à base de peixes e frutos do mar. Os pratos feitos com o peixe filhote, tradicional na região, são os carros-chefe da casa.

Kitanda Café Bistrô

Avenida Feliciano Coelho, 751, Macapá, Amapá

Quem busca um lanche rápido, um café da tarde ou até mesmo um jantar gostoso e simples, encontra no Kitanda Café Bistrô a melhor opção de Macapá. O espaço aconchegante serve lanches e pratos variados, para todos os gostos.

Amazonas Peixaria

Rua Beira Rio, 218, Macapá, Amapá

Quem quiser experimentar peixes regionais, precisa passar por esse restaurante. As sobremesas são feitas com frutas e sabores típicos da região. No fim de tarde, a luz do pôr do sol caindo sobre o rio torna a experiência ainda mais gostosa.

Onde Ir
O Marco Zero de Macapá.
O Marco Zero de Macapá.

Marco Zero

Rod. Juscelino Kubitschek, km 2, Bairro do Zerão, Macapá, Amapá

Para registrar sua ida até a cidade da Linha do Equador, é preciso visitar o Marco Zero. O local é o símbolo da divisão do planeta Terra entre os hemisférios norte e sul. Há também um grande relógio solar e algumas lojinhas de artesanatos e produtos locais.

Fortaleza de São José de Macapá

Rua Cândido Mendes, Macapá, Amapá

Construída na margem esquerda da foz do Rio Amazonas, a fortaleza reúne parte importante da história da Amazônia brasileira e uma vista sensacional do rio e da floresta. Edificada há mais de 200 anos, a fortaleza foi um dos mais importantes projetos para defender a integridade territorial do Brasil Colônia, sendo fundamental para evitar a invasão estrangeira pelo Rio Amazonas e seus afluentes.

Centro de Pesquisas Museológicas (Museu Sacaca)

Avenida Feliciano Coelho, 1.509, Macapá, Amapá

O museu é um reduto de pesquisas biológicas da região amazônica, conta um pouco da cultura de comunidades ribeirinhas e indígenas, da história do comércio e da ocupação local, além de guardar uma área bacana de natureza.

As exposições das áreas abertas tiveram a participação de moradores locais em sua concepção. É possível fazer um passeio de barco no rio que cruza o museu, para aprender mais sobre o passado da região.

Passeio Pelo Centro
Macapá - Igreja São José
Macapá - Igreja São José

Igreja de São José de Macapá

Rua São José,s/n, Macapá, Amapá

No centro da cidade é possível encontrar prédios e alguns casarões dos séculos passados. Entre as construções mais marcantes está a Igreja de São José de Macapá. Ao redor, é possível encontrar algumas lojas e restaurantes.

O que levar

Localizada bem próxima à linha do Equador, a cidade tem temperaturas elevadas o ano todo. Portanto, não deixe de levar chapéu, protetor solar e repelente.

Chapéu
Protetor solar
Repelente

NAVEGUE PELO MAPA

BUSCAR PASSAGENS NA MULTIPLUS

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você