Lyon

Lyon é destino certo para amantes de cultura e gastronomia

Terceira maior cidade da França, berço da colônia romana e das grandes atrações sazonais

Carregando o status de uma das cidades mais bonitas da França, Lyon se tornou uma importante rota entre turistas do mundo todo. Também não é por menos, pois estamos falando de um lugar com expressivo patrimônio arquitetônico, quatro deles registrado pela UNESCO.

Com roteiros espetaculares, o município é intitulado capital mundial da gastronomia, sendo classificado no ranking das Cidades mais Habitáveis do Mundo. Sua economia é marcada pela inovação e concentra indústrias de diversos setores, sendo alguns deles químico, farmacêutico e biotecnológico, além de empresas iniciantes que investem na região. O município é atendido pelo Aeroporto de Lyon – Saint Exupery (LYS). 

Situada entre o norte e o sul da França, entre o leste e o oeste europeu, Lyon foi fundada como colônia romana, com diversas edificações daquela época.

Região renascentista, apresentou diversos movimentos culturais, econômicos e políticos, concentrando artistas e intelectuais pelos bairros mais centrais, como Fourvière e Le Vieux Lyon, o que resultou na reformulação da vida medieval dando início a uma nova era. A história é contada através dos famosos patrimônios, que podem ser conhecidos facilmente, já que a cidade conta com rede de transporte e bilhete válido durante todo o dia.

Uma das vantagens de Lyon é o fato dela estar concentrada no coração da França, o que facilita o deslocamento de trem. Para se ter uma ideia, o passeio pela linha férrea pode durar apenas duas horas se você estiver saindo de Paris. O primeiro passo para visitar a cidade é traçar um roteiro e verificar a melhor época, já que o município é famoso também por concentrar atrações sazonais.

O Fête des Lumières, ou Festival das Luzes, é um evento de cunho religioso que se tornou popular, sendo realizada há quase 30 anos. Ele acontece tradicionalmente durante quatro dias, em torno de 8 de dezembro, e surpreende os visitantes por projetar luz e cores em toda arquitetura, histórica e contemporânea, em uma visão emocionante.

Fazer um tour por Lyon significa interromper a dieta, mas vale a pena, pois você não vai resistir às delícias gastronômicas dos excelente restaurantes e cafés.

O estrelado chef André Michelin tem oito restaurantes na cidade, com perfis variados, mas com foco sempre no melhor da cozinha lionesa. Uma das casas mais sofisticadas é o Le Neuvieme Art, com a gastronomia criativa e colorida do chef Christophe Roure. O nível elevado dos pratos e das combinações lhe renderam duas estrelas Michelin, reconhecimento máximo de todo serviço prestado por estabelecimentos gastronômicos.

Você também pode conhecer os charmosos mercados e bouchons, pequenos restaurantes da cidade que servem comida típica.

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Hotel Le Royal Lyon MGallery by Sofitel

20 Place Bellecour
Featured Image
Featured Image

Sofitel Lyon Bellecour

20 Quai Gailleton
Featured Image
Featured Image

Villa Florentine

25-27 Montée Saint Barthelemy
Featured Image
Featured Image

Marriott Lyon Cité Internationale

70 Quai Charles De Gaulle
Featured Image
Featured Image

Hotel Carlton Lyon - MGallery By Sofitel

4 Rue De Jussieu
Featured Image
Featured Image

Mercure Lyon Centre Beaux Arts

73-75, Rue du President Edouard Herriot
Featured Image
Featured Image

Warwick Reine Astrid - Lyon

24 Boulevard Des Belges
Featured Image
Featured Image

Hôtel Mercure Lyon Lumiere Monplaisir

69 Cours Albert Thomas
Globe et Cecil Hôtel
Globe et Cecil Hôtel

Globe et Cecil Hôtel

21 Rue Gasparin
Featured Image
Featured Image

Best Western Saphir Lyon

18 Rue Louis Loucheur
Featured Image
Featured Image

Best Western Crequi Lyon Part Dieu

37 Rue De Bonnel
Featured Image
Featured Image

Novotel Lyon Gerland Musée des Confluences

70 avenue Leclerc - LYON CEDEX 07
Featured Image
Featured Image

Novotel Lyon Centre Part Dieu

47 Boulevard Vivier Merle
Featured Image
Featured Image

Radisson Blu Hotel Lyon

129 rue Servient
Featured Image
Featured Image

Hotel Lyon Métropole

85 Quai Joseph Gillet
Featured Image
Featured Image

Mercure Lyon Centre Saxe Lafayette

29 Rue De Bonnel
Featured Image
Featured Image

B4 Grand Hotel Lyon

11 Rue Grolee
Featured Image
Featured Image

Hôtel Mercure Lyon Centre Brotteaux

112-114 Boulevard Des Belges
Guestroom
Guestroom

Mercure Lyon Centre Plaza République

5 Rue Stella
Featured Image
Featured Image

Best Western Hotel Du Pont Wilson

6 Rue Mazenod
Featured Image
Featured Image

Ibis Lyon Centre

51, Rue de l'Universite
Featured Image
Featured Image

Campanile Lyon Centre-Berges du Rhône

4-6 Rue Mortier
Lobby
Lobby

Hôtel des Savoies Lyon Perrache

80 Rue De La Charite
Featured Image
Featured Image

Le Phenix Hotel

7 Quai De Bondy
Featured Image
Featured Image

Hôtel Axotel Lyon Perrache

12 rue Marc antoine Petit
Reception
Reception

ibis Lyon Part Dieu Les Halles

78 Rue De Bonnel
Featured Image
Featured Image

ibis Styles Lyon Confluence

26 Quai Perrache
Featured Image
Featured Image

Best Western Hotel Saint Antoine

4 rue de l'Ancienne Préfecture
Featured Image
Featured Image

Hôtel ibis Lyon Gare la Part Dieu

Place Renaudel
Featured Image
Featured Image

ibis Lyon Centre Perrache

28 Cours De Verdun Perrache
Onde Comer

Brasseries de Paul Bocuse

11 Place Antonin Poncet, Lyon, França +33 4 72 77 80 00

O renomado chef Paul Bocuse tem uma linha de quatro brasseries – Le Nord, Le Sud, L’Ouest e L’Est. Cada uma fica em uma região da cidade de Lyon, ou seja, cada uma traz a cozinha de uma região da França (norte, sul, leste e oeste). Le Nord, reflete a cozinha tradicional da França, Le Sud, a cozinha mediterrânea, L’Est, a cozinha das viagens, e L’Ouest, a cozinha das ilhas francesas. Tudo a preços acessíveis e com o selo Bocuse de qualidade. Entre no site para descobrir as especificidades de cada cardápio e cair de cabeça na cultura de Lyons.

Saiba Mais

Restaurant Le Vivarais

1 Place Gailleton, 69002 Lyon, França +33 4 78 37 85 15

O bistrô tem sua cozinha criativa e moderna aliada ao ambiente aconchegante e charmoso. Os preços são fixos e com ótimo custo-benefício. Você pode escolher entre duas opções do menu: uma vem com o prato principal, sobremesa e taça de vinho, a outra tem entrada, prato principal e sobremesa. O restaurante fecha apenas aos domingos e abre em horário comercial de almoço e de jantar durante todos os outros dias.

Saiba Mais

Le Layon

52 Rue Mercière, Lyon, França +33 4 78 42 94 08

O Le Lyon é o lugar perfeito para quem quer comer a típica comida francesa de qualidade. Muito frequentado por turistas, mas principalmente por franceses, apresenta os principais pratos da região, como escargot, pato, fígado de galinha e salsichão lionês. Experimente seus pratos e se sinta genuinamente em Lyon.

Saiba Mais
Onde Ir
Parque da Tête d'Or.
Parque da Tête d'Or.

Parque da Tête d'Or

69006 Lyon, França

Com seus 105 hectares, o maior parque urbano da França promove um passeio inesquecível. Possui sete entradas diferentes, a principal delas é a porta das crianças de Rhône, que dá direto no lago e na parte principal. Seus gramados, criados no modelo inglês, têm estilo romântico, com canteiros de flores, rosas e peônias. Com entrada simbólica, também tem um zoológico (criado em 1858, hoje com 64 espécies diferentes) e um jardim botânico (criado em 1857, é o maior jardim botânico francês). É o local perfeito para passear com a família, praticar esportes, fazer piquenique ou ler um livro com tranquilidade. A entrada é gratuita, e o Parque da Tête d’Or fica aberto ao público todos os dias, das 6h30 às 22h30.

Catedral Saint-Jean.
Catedral Saint-Jean.

Catedral Saint-Jean (Catedral de Lyon)

Place Saint-Jean, Lyon, França

A catedral, de arquitetura que une os estilos românico e gótico, foi construída entre 1180 e 1480. Dentro dela, você conhecerá altas cúpulas, vitrais incríveis, seu belíssimo altar e a capela dos Bourbons. Sua principal atração é o relógio astronômico, que indica a data, a posição da lua, do sol e da terra e mostra as estrelas acima de Lyon. Além disso, é lá que está depositado o corpo de São Luis IX, foi onde aconteceu o Segundo Concílio de Lyon e realizado o casamento entre os reis Enrique IV e Maria de Médici.

Museu de Belas Artes de Lyon.
Museu de Belas Artes de Lyon.

Museu de Belas Artes de Lyon

20 Place des Terreaux, Lyon, França

O Museu de Belas Artes é um dos maiores museus da França e de toda a Europa, abrigando coleções de pinturas, esculturas, antiguidades, moedas e desenhos. Está localizado no coração de Lyon, entre os rios Rhône e Saône, e é uma construção magnífica do século 17. Suas coleções são exibidas em mais de 70 salas e oferecem aos visitantes uma excelente amostra de arte, da antiguidade à contemporaneidade. O museu é constantemente enriquecido através de uma política de aquisição ativa que depende de doadores, amantes da arte, colecionadores e descendentes de artistas.

O que levar

No verão, faz calor, mas nem tanto para quem está acostumado com o clima tropical do Brasil. De qualquer forma, leve na mala:

Malha fina para noite

Roupas térmicas

Roupas leves

Vestidos a calças não muito quentes

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você