Luxor

Capital do turismo no mundo, Luxor conta sua história através dos templos

Magnífica cidade promete passeios surpreendentes por toda a cultura de poder e crença

Estar na cidade de Luxor é se sentir pequeno diante de tamanha grandeza. O turista que escolhe a rota fica deslumbrado com a dimensão das construções, manifestações artísticas criadas no período antes de Cristo.

Toda a arquitetura tem uma forte base religiosa, já que os egípcios eram politeístas e erguiam diversos templos em homenagem aos deuses. Sua economia está fortemente ligada aos pequenos agricultores e ao turismo, com milhares de estrangeiros que desembarcam anualmente no aeroporto internacional da cidade.

Vale dos Reis.
Vale dos Reis.

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional de Luxor (LXR).

Olhos atentos a todos os detalhes do antigo Egito, assim costuma ser a sensação de quem chega a Luxor. O “museu a céu aberto” guarda muitos tesouros, um deles é o Vale dos Reis. Localizado à margem oeste do Rio Nilo, é a porta de entrada de uma cultura viva e respeitada até hoje. O lugar abriga 64 tumbas reais e câmaras, além das antigas escrituras em paredes, hieróglifos e sarcófagos.

O Vale dos Reis é um dos sítios arqueológicos mais famosos do mundo, tornando-se Patrimônio Mundial da Unesco no final da década de 1970.

Você também pode conhecer essas belezas do alto, embarcando em um dos muitos balões que circulam pela região do vale, oferecendo vista panorâmica e tornando a viagem ainda mais inesquecível.

Passeio de Balão sobre o Vale dos Reis.
Passeio de Balão sobre o Vale dos Reis.

Esteja preparado para adentrar no cenário do épico Cleópatra, com as paisagens cinematográficas do Templo de Karnak, lugar que antigamente era vigiado dia e noite devido aos tesouros enterrados junto aos faraós.

Principal local de culto aos deuses de Tebas, foi construído a cerca de 2.200 a.C.

De arquitetura majestosa, o passeio pelo templo pode ser feito de dia ou à noite, sendo essa última opção um show de luzes e projeção.

 

Muitos turistas preferem chegar a Luxor pelo mar. Os cruzeiros sob o Rio Nilo são bastante acionados por oferecerem diversas atividades e paradas em cidades altamente turísticas. Nada como acordar em uma cabine com vista para toda a imensidão do Nilo e, mais ao fundo, avistar dunas que formam uma verdadeira pintura a céu aberto.

Entre as atrações turísticas, lojas e barraquinhas de souvenirs atraem os turistas e, se tratando de uma moeda com câmbio desfavorável, o visitante tem ótima oportunidade de levar para casa muitas lembranças.

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Hilton Luxor Resort & Spa

New Karnak - P.O. Box 13
Featured Image
Featured Image

Sofitel Winter Palace Luxor

Cornish El Nile St
Pavillon Winter Luxor
Pavillon Winter Luxor

Pavillon Winter Luxor

Cornish El Nile Street
Featured Image
Featured Image

Sonesta St George Hotel Luxor

Corniche El Nile Street
Featured Image
Featured Image

Achti Resort Luxor

Al Awameya
Iberotel Luxor
Iberotel Luxor

Iberotel Luxor

Khaled Ibn El Waleed Street
Cleopatra Hotel Luxor
Cleopatra Hotel Luxor

Cleopatra Hotel Luxor

El Gezara West Bank
Onde Comer

Sofra Restaurant & Café

90 Mohamed Farid Street | Al Manshiya, Luxor, Egito +20 95 2359752

O restaurante Sofra toma espaço dentro de uma casa egípcia de 1930 e conserva seu caráter tradicional. Com três salas de jantar separadas e o salão principal no térreo, cada uma reflete um estilo diferente e individual, decoradas com móveis originais antigos, lâmpadas de cobre coloridas e belos espelhos. A variedade da cozinha egípcia é única, com influências de muitos países vizinhos graças à história do comércio exterior. Textos faraônicos e gravuras nas paredes das tumbas mostram que os ancestrais egípcios também apreciavam uma boa refeição. O menu do restaurante possui diversas opções – os pratos frios e quentes, os acompanhamentos e os pratos principais vêm todos de receitas egípcias autênticas, preparados tradicionalmente com ingredientes locais frescos. Você também pode fechar seu jantar com doces artesanais, frutas frescas e café árabe. O Sofra fica a cerca de três quadras da estação de trem e já foi destaque Top Choice no Lonely Planet.

Saiba Mais

Jewel of the Nile

El Roada El Sharyfa | Off Medina Street, Luxor, Egito +20 106 432 6698

Coordenados pelo chef Mahmoud, o restaurante é especializado em cozinha egípcia e vegetariana, oferecendo ampla seleção de pratos internacionais, incluindo filés de carne, peixe e batatas fritas. Com seu extenso menu, o restaurante é uma ótima opção para grupos e para experimentar novos pratos. Seu ambiente aconchegante, a comida incrível, com preços justos e o serviço de qualidade são seus maiores elogios.

Saiba Mais

Gerda's Garden

Elkarnak | Opposite Hilton Hotel, Luxor, Egito +20 95 2358688

Gerda é o casamento da cozinha alemã com a egípcia e segue conquistando cada vez mais clientes do mundo todo, principalmente, os europeus que visitam a cidade. A decoração é inspirada nos bistrôs provincianos europeus e seu cardápio une as especialidades egípcias – como kebeb e pombo gralhado – às nostálgicas e familiares refeições do continente vizinho – como goulash e salada de batatas. O restaurante também serve seu famoso pato grelhado e peixe nas épocas de pesca, no Mediterrâneo.

Onde Ir
Templo de Luxor.
Templo de Luxor.

Templo de Luxor

Corniche El Nil St. Luxor, Luxo, Egito

O templo, que fica no meio da cidade de Luxor, foi construído com uso de blocos de arenito durante os reinados de Amenhotep III e Ramsés II, entre 1500 e 1200 a.C. Sua construção teve influência de outros faraós, como Tutankhamon, Horemheb e até mesmo de Alexandre, o Grande, e é considerada a obra-prima do faraó Ramsés II – sua imagem está espalhada por todos os cantos. O Templo de Luxor foi descoberto enterrado nas areias do deserto do Saara em 1884, e as escavações e buscas arqueológicas foram até 1960. Os resultados dessas pesquisas mostram que sua construção só foi concluída no período muçulmano, mas que resistiu fortemente ao tempo. O local é ideal para fazer uma viagem ao tempo e desde 1979 é Patrimônio Mundial da Unesco. O horário de funcionamento é das 6h às 22h durante o verão, e das 6h às 21h durante o inverno.

Vale dos Reis.
Vale dos Reis.

Vale dos Reis

Luxor City, Luxor, Egito

O Vale dos Reis é o tesouro mais precioso e um dos lugares mais importantes do Egito e foi escolhido por conta do seu terreno montanhoso, pois se pensava que assim as tumbas não seriam saqueadas. Cada uma delas era construída com grandes corredores dentro das rochas das montanhas, descendo uma escadaria e, muitas vezes, chegando a mais de 100 m de profundidade. Suas paredes e tetos são pintados, com hieróglifos contando a trajetória da vida do faraó e falando da vida após a morte. Esses corredores terminavam em grandes salas onde ficavam a antecâmara, a câmara funerária, o sarcófago e todos os tesouros. No Vale dos Reis, foram descobertas dezenas de tumbas, sendo parte delas esculpida pelos reis e o restante concedido aos membros da família real. Uma delas é a de Tutankhamon, cujo reinado teve início em 1333 a.C. É a menor das tumbas do Vale dos Reis e um dos seus sarcófagos é feito todo em ouro. Seu corpo mumificado encontra-se na mesma sala e está exposto dentro de uma cabine de vidro refrigerada e com várias câmeras fazendo a segurança. Atualmente, existem 15 tumbas abertas para visitação do público.

Passeio de balão por cima do Vale dos Reis.
Passeio de balão por cima do Vale dos Reis.

Passeio de balão por cima do Vale dos Reis

O tour para o passeio começa de madrugada. Fechando o pacote, uma van busca você em seu hotel e o leva para um café da manhã. Logo em seguida, você é levado até o local onde se inflam os balões e sai a tempo de ver o sol nascendo lá de cima. O Egito visto do alto é imperdívele o passeio dura cerca de uma hora.

O que levar

O Egito é um país de maioria muçulmana, portanto, em respeito à sua cultura, use roupas discretas e confortáveis. Para os passeios, de maioria a céu aberto, leve:

Boné

Casaco na mochila, pois à noite a temperatura tende a cair

Garrafa d’água

Óculos de sol

Protetor labial

Roupas leves

Protetor solar

O sapato mais recomendado, principalmente em passeios na areia, é o tênis fechado.

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você