Luleå

De roteiro diversificado, Luleå respira arte e história

Charmosa cidade é o centro das atenções em cultura e lazer

Um prato cheio para quem ama frio, o destino é bastante convidativo, mesmo para aqueles que curtem temperaturas mais altas e querem uma experiência, digamos, diferente.

Essa região, repleta de histórias, sendo algumas um pouco tristes, também é um polo turístico bastante importante e cheio de fatos curiosos. Um deles é que, neste ano de 2018, o dia mais curto será 21 de dezembro, com três horas e oito minutos de luz solar, e o dia mais longo será 21 de junho, com 23 horas e dez minutos de luz solar.

Localizada no Norte da Suécia, Luleå é procurada por muitos turistas por concentrar uma atração vinda do céu e admirada por muitos: a aurora boreal. O fenômeno, que acontece em períodos noturnos nas regiões polares, atrai diversos turistas que, do alto de suas janelas, conseguem observar um composto de brilho e cor. A cidade não costuma ter temperaturas que ultrapassem os 20 graus, sendo o inverno longo, bem gelado e com neve outra atração à parte.

A história triste citada acima é um incêndio que destruiu a maior parte da cidade em 1887. O que restou foram poucos edifícios, sendo um deles uma catedral neogótica, considerada o prédio mais alto de Luleå e datado de 1893. Muitas décadas se passaram e o cenário agora é outro.

Um dos passeios interessantes é a Aldeia Paroquial de Gammelstad, construída no final do século 19. Formada ao redor de uma igreja, o lugar era uma espécie de ponto de encontro de pessoas que vinham de muito longe e se alojavam nas casas, hoje não mais habitadas. Um pequeno museu e uma loja de souvenir compõem o lugar.

O centro de Luleå costuma ser muito frequentado, principalmente por estar lá um dos mais importantes pontos turísticos: a Kulturens Hus. A casa é palco de concertos, exposições e possui uma biblioteca com diversos títulos. Mas também existem importantes passeios ao ar livre, já que a região é cercada por mar e lagos que, durante o inverno rigoroso, congelam, tornando a paisagem ainda mais exótica.

O Isbanan é o lugar onde se concentram essas belezas naturais e conta até com alguns quiosques. Mas se prepare para ir a esse parque de inverno, pois a experiência é abaixo de zero grau, ou melhor, -14°C.

A cidade é atendida pelo Aeroporto de Luleå (LLA).

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Best Western Hotell Savoy

Storgatan 59
Clarion Hotel Sense
Clarion Hotel Sense

Clarion Hotel Sense

Skeppsbrogatan 34 SE
Featured Image
Featured Image

Comfort Hotel Arctic

Sandviksgatan 82
Featured Image
Featured Image

Quality Hotel Lulea

Storgatan 17
Onde Comer

Restaurang CG

Storgatan 9, Luleå, Suécia +46 920 20 07 00

O foco é a carne grelhada, mas também tem peixes e frutos do mar no cardápio. O vinho desempenha um papel fundamental no CG, que oferece tanto fabulosos vinhos de prestígio como vinhos novatos e mais acessíveis. Possui um bar adequado para uma bebida antes do jantar ou bons coquetéis um pouco mais tarde.

Saiba Mais

Goodwill Restaurang

972 31 Lulea Storgatan 67, Luleå, Suécia +46 76 225 64 18

Comida de boa qualidade e porções generosas para o almoço, bem como para o jantar. Tem duas cozinhas: uma asiática e uma de grelhas. Um de seus destaques é o dim sum, uma refeição chinesa mais leve composta por vários pequenos pratos, nos quais elementos típicos misturam-se em diferentes tipos de articulações.

Saiba Mais

Friends Fika and Food

47A Storgatan, Luleå, Suécia +46 920 21 12 13

Boa opção tanto para quem quer um café rápido quanto para quem procura um delicioso almoço. Adequado para uma reunião de negócios ou para celebrar com amigos. Oferece pratos com peixes e guloseimas que variam de acordo com a estação e a inspiração do chef. Também tem opções sem açúcar e para quem sofre de diversos tipos de alergia. Durante o verão, o cardápio é especial.

Saiba Mais
Onde Ir

Isbanan

Norra Hamn, Luleå, Suécia

As águas congeladas do inverno de Luleå são uma grande atração para os turistas. Pisar em lagos congelado pode dar uma estranha sensação, mas a paisagem vale todo o passeio. O local possui quiosques com petiscos, alguns grupos se reúnem para fazer churrasco no local e moradores passeiam com seus animais de estimação. Você pode aproveitar para esquiar ou deslizar pela neve em cadeiras adaptadas.

Aldeia Paroquial de Gammelstad

1 Kyrktorget, Luleå 954 33, Suécia

Janelas brancas e paredes vermelhas, assim são as pequenas casas que compõem a antiga vila que circunda uma igreja. O local é bastante frequentado por turistas em busca de histórias. Pessoas de toda parte do mundo se abrigavam nesse local para participar das missas. Não é sempre que as casinhas estão abertas para visitação, mas vale a pena conhecer um pouco da tradição local e levar um souvenir para casa.

O que levar

Entre janeiro e março e entre novembro e dezembro, a temperatura mínima varia entre 0 e -13 ºC. Entre abril e outubro, a temperatura máxima varia entre 6 e 20 ºC, mas, no geral, faz bastante frio. Portanto, quem vai a Luleå em qualquer época do ano deve levar:

Calçados confortáveis

Casacos, gorros e botas

Guarda-chuva e/ou capa de chuva

Protetor solar

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você