Lugano

Todo charme e elegância da pequena Lugano, a Suíça Italiana

Cidade permeia entre os destinos de viagens mais importantes do mundo, com passeios incríveis

Mais conhecida como Suíça italiana, Lugano está localizada a 80 km de Milão e pode ser acessada pelo Aeroporto de Lugano (LUG). A charmosa cidade ganhou essa denominação devido a algumas características marcantes.

Sua língua oficial é o italiano, os restaurantes oferecem o melhor da culinária italiana e alguns cartões-postais fazem lembrar da terra da bota. Contudo, estamos falando de uma linda cidade ao sul da Suíça.

São vários os passeios que encantam os turistas e os levam a ter uma experiência inesquecível. Mas é importante frisar que dieta não combina com Lugano, pois você não vai resistir às delícias da gastronomia local.

Desfrute de todo o requinte do Grand Cafe al Porto, parte importante da cidade de Lugano. As primeiras referências históricas desse belo casarão datam de 1803, como importante ponto de encontro entre políticos, escritores e artistas.

Via Nassa.
Via Nassa.

Uma das mulheres mais deslumbrantes do cinema italiano, Sophia Loren, é cliente fiel do estabelecimento, que oferece diversas opções de doces finos, bolos, fondant de pralinê, sfogliatine, especialidades como panetone de figo com avelãs e frutas, pães diferenciados e bebidas quentes que farão você voltar mais vezes. A arquitetura e a decoração deixam os turistas deslumbrados.

Por se tratar de uma cidade pequena e aconchegante, pode ser visitada dentro de um ou dois dias, por isso é tão atraente aos turistas que estão nas proximidades, pois está a uma hora e meia de trem de Milão.

om vista imperdível, o Monte San Salvatore reserva muitas belezas e uma vista de tirar o fôlego. Para chegar ao pico dessa lendária montanha, você conta com confortável passeio a bordo de bondinhos ou pode se aventurar pela trilha.

Do alto, a 912 metros, a visão panorâmica do cume faz você contemplar a cidade e o lago. Lembre-se de aproveitar o passeio em dias mais quentes e sem muitas nuvens. Alguns turistas brasileiros chegam a comparar o monte com o nosso famoso Pão de Açúcar.

Podemos dizer que Lugano recebe visitantes o ano todo, mas quem opta por desembarcar entre os meses de julho e agosto, encontrará temperaturas mais quentes e um clima mais agradável, com diversas atrações ao ar livre. Muitos turistas e moradores locais aproveitam essa época para passear até mais tarde.

Uma das atrações é o passeio de barco pelo Lago Lugano, onde se pode passar horas observando a natureza magnífica. Há opção de caminhar ou pedalar pela orla, com pausa em um dos charmosos cafés, ponto de encontro entre amigos e casais apaixonados.

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Lugano Dante Center Swiss Quality Hotel

Piazza Cioccaro 5
Featured Image
Featured Image

Hotel De La Paix

Via Cattori 18
Onde Comer

Al Faro

Riva Paradiso 36, Paradiso-Lugano, Lugano, Suíça +41 91 980 99 28

O Lago de Lugano, o peixe sempre fresco, uma luz no horizonte: é o Al Faro, um restaurante elegante especializado em pratos de peixe e cozinha mediterrânea. A sua localização privilegiada no esplêndido cenário do Lago de Lugano torna-o um local romântico e encantador, ideal para quem deseja combinar o prazer da boa comida com o bem-estar que um lugar gracioso pode oferecer. O restaurante, de dois andares, é espaçoso, mas ao mesmo tempo estruturado de forma a garantir aos clientes privacidade e intimidade. A atmosfera acolhedora e refinada torna-o adequado para eventos oficiais, como jantares de negócios e casamentos (comportando no máximo 80 pessoas) ou para reuniões mais íntimas. O marisco é o orgulho do restaurante, um verdadeiro deleite para os olhos e o paladar, excelente para ser apreciado sozinho ou combinado com os mais variados ingredientes. Ele é oferecido em pratos simples ou elaborados, que trazem para a mesa o perfume, o mistério e o sabor do mar.

Saiba Mais

Ristorante Grand Café Al Porto

via Pessina 3, Lugano, Suíça +41 91 910 51 30

Localizado no centro histórico de Lugano, é um local de encontro privilegiado da cidade. Um bom café, criações de massas doces ou salgadas, um aperitivo, um delicioso almoço de negócios ou com amigos, massas frescas e saborosos pratos mediterrâneos, propostas deliciosas da tarde e um ótimo jantar são algumas das opções oferecidas pelo Ristorante Grand Café Al Porto.

Saiba Mais

Ristorante Galleria Arté al Lago

piazza Emilio Bossi 7, Lugano, Suíça +41 91 973 48 00

Um restaurante exclusivo dentro de uma galeria de arte como as encontradas em Londres e Nova York. O Galleria Arté al Lago oferece vistas deslumbrantes de Lugano, bem como obras de arte internacionais. O chef Frank Oerthle cria pratos espetaculares em um cardápio especializado em peixes do lago e frutos do mar.

Saiba Mais
Onde Ir
Monte Brè.
Monte Brè.

Monte Brè

Monte Brè, 6979 Lugano, Suíça

A montanha é um dos famosos pontos turísticos da cidade e possui a vista panorâmica mais bonita da região. O horário mais atrativo é ao pôr-do-sol, e a subida pode ser feita de funicular, que dura por volta de 30 minutos e sai das estações Ruvigliana e Cassarate. Para conhecer, é preciso pagar entrada com almoço já incluso. Você também pode subir a montanha caminhando, em uma trilha que leva de duas a três horas. As vistas são incríveis e, depois de chegar no topo, há ainda mais trilhas para serem seguidas.

LAC (Lugano Arte e Cultura).
LAC (Lugano Arte e Cultura).

LAC (Lugano Arte e Cultura)

Piazza Bernardino Luini 6, 6900 Lugano, Suíça

O LAC, com 29 mil m², é o centro cultural da cidade, contando com um museu e salas destinadas a concertos e peças de teatro. Os valores dos eventos variam e devem ser consultados com antecedência na bilheteria ou no site do local.

Via Nassa.
Via Nassa.

Via Nassa

Via Nassa 7, 6900 Lugano, Suíça

Para quem gosta de ir às compras, esta rua é o lugar ideal. Antigamente, a Via Nassa dava espaço a um mercado de peixes, mas hoje concentra as lojas mais chiques de Lugano. A maioria do comércio fecha às 17h, e mesmo sem levar nada, a rua vale o passeio.

Piazza della Riforma

6900 Lugano, Suíça

A praça principal de Lugano abriga edifícios charmosos, bares e restaurantes, além da prefeitura da cidade, o Palazzo Civico, e um escritório de turismo, onde você pode pegar o mapa da cidade e conferir outros tantos lugares para visitar.

O que levar

Como o verão da cidade é morno e chuvoso, use roupas leves e versáteis, que sirvam para um passeio no centro da cidade e para conhecer a natureza local. Além disso, carregue também:

Casaco impermeável
Casacos mais pesados
Gorros e luvas
Guarda-chuva ou capa de chuva
Protetor labial

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você