Livingstone

Livingstone é destino certo para turistas em busca de paisagens únicas

Cidade abriga gigantes, a começar pelas Cataratas Victoria, um de seus mais importantes cartões-postais

Livingstone, distrito de Zâmbia, tem ar de cidade interiorana brasileira. Nada como um passeio pelas ruas para sentir uma brisa fresca, além de toda a calmaria característica de um município formado por um povo acolhedor. E são muitas as comparações com os municípios interioranos brasileiros, a começar pela rua principal, que concentra um importante museu, além de todo agito de centros comerciais, como bancos, lojas, restaurantes e feiras de produtos artesanais.

Livingstone é famosa pelas casas coloniais e, claro, pelas belas paisagens e passeios que levam a admirar toda a fauna e flora, a vida selvagem e muitas outras maravilhas naturais dessa pequena cidade.

Chegar a Livingstone não é tarefa difícil, pois a cidade conta com o Aeroporto Internacional de Harry Mwanga Nkumbula (LVI), aberto a voos domésticos que ligam várias cidades da Zâmbia às incríveis cataratas de Victoria e com voos internacionais também. A cidade ganhou esse nome graças ao missionário e explorador britânico David Livingstone, famoso por ter sido um dos primeiros europeus a explorar o interior da África.

O Memorial Livingstone foi construído em 1899, exatamente onde David faleceu, na aldeia de Chitambo. Outra curiosidade é o fato de a cidade ter sido escolhida para o romance The Grass is Singing, da escritora britânica Doris Lessing, em 1950.

Apesar da Zâmbia estar entre as nações mais pobres do mundo, suas riquezas naturais tornaram-se conhecidas mundialmente, principalmente pelo conjunto de cachoeiras com 1.708 metros extensão e 100 metros altura. As Cataratas Victoria fomentam o turismo no país, por isso é rota dos recém-chegados à África do Sul. O parque, junto ao Rio Zambeze, é Patrimônio Mundial da UNESCO e, em qualquer época do ano, a infinidade de cortinas brancas enchem os olhos dos turistas, que podem ver um lindo arco-íris permanente no alto das montanhas.

As cachoeiras também são conhecidas pelo povo kololo como Mosi-oa-Tunya, a fumaça que troveja. Essa é uma experiência inesquecível e uma forma de vida bem diferente de todo o agito das grandes metrópoles.

Onde Ficar
AVANI Victoria Falls Resort
AVANI Victoria Falls Resort

AVANI Victoria Falls Resort

Mosi-oa-Tunya Rd
Victoria Falls Waterfront
Victoria Falls Waterfront

Victoria Falls Waterfront

Sichango Drive
Olga's the Italian Corner
Olga's the Italian Corner

Olga's the Italian Corner

20 Makambo Rd
Onde Comer

The Golden Leaf Restaurant

1174 Mosi-Oa-Tunya Road, Livingstone, Zâmbia +260 213 321 266

A 0,8 km do centro da cidade, o Golden Leaf oferece grande variedade de pratos, incluindo opções vegetarianas. A seleção da cozinha indiana mesclada com a continental e os petiscos agradam todos os paladares.

Carnes e vegetais suculentos, com uma variedade de pimentas e ervas aromáticas, resultam na qualidade da comida indiana em Zâmbia. O restaurante é espaçoso, tranquilo e relaxante, com equipe profissional e amigável para tornar sua experiência ainda mais especial.

Ocean Basket

T 1, Livingstone, Zâmbia +260 21 125-6832

Ocean Basket é um restaurante popular da África do Sul, que oferece frutos do mar saudáveis e frescos a preços acessíveis. O menu extenso agrada todos, com destaque especial às refeições principais com stir fry, arroz, batata frita ou salada.

As vibrantes e divertidas refeições infantis, como “anéis de lula de sereias e camarões do capitão gancho”, garantem que as crianças saiam de lá satisfeitas e saudáveis. São oferecidos também sushis, makis, sashimis e sanduíches de dar água na boca.

Saiba Mais

The Gemstone Grill

Kabompo Road, Livingstone, Zâmbia +260 21 332-4406

Um grill africano acolhedor, especializado em kebabs e em steaks suculentos, assim como em diversas opções vegetarianas. Serve brunch, almoço, jantar e drinks, e com seu charmoso espaço ao ar livre, se torna sempre uma das opções favoritas dos turistas.

Onde Ir
Livingstone Reptile Park.
Livingstone Reptile Park.

Livingstone Reptile Park

Mosi-Oa-Tunya, Livingstone, Zâmbia

O parque apresenta uma diversidade enorme dos mais notáveis répteis de Livingstone.

Seus crocodilos foram resgatados do Rio Zambezi por estarem se tornando um perigo para os humanos e para eles mesmos.

Foi pedido ao Gwembe Safaris que capturasse os animais para prevenir futuras ameaças às pessoas que vivem nas redondezas.

Se isso não tivesse acontecido, os crocodilos poderiam ter sido caçados.

Observar esses animais exóticos nos deixa fascinados e com certo medo, por isso, respeitar os limites nunca é demais.

Victoria Falls Bridge.
Victoria Falls Bridge.

Victoria Falls Bridge

O ponto turístico é uma ponte ferroviária sobre o rio Zambeze, que passa entre o Zimbabwe e a Zâmbia, unindo Victoria Falls a Livingstone.

A ideia original para a criação da ponte, que veio de Cecil Rhodes, era integrar a longa ferrovia Cabo-Cairo.

A estrutura foi desenhada por G. S. Hobson, e a construção durou 14 meses. Em 12 de setembro de 1905, foi feita sua inauguração.

A ponte pode ser atravessada a pé ou de táxi e, quando se chega ao outro lado, pode-se visitar o parque Victoria Falls World Heritage para conferir as enormes cataratas com o constante arco-íris que as acompanha.

O passeio pode ser feito tranquilamente de forma independente durante aproximadamente duas horas, dependendo do ritmo da caminhada.

Livingstone Museum

Plot 567, Mosi-Oa-Tunya Road, Livingstone, Zâmbia

O museu, maior e mais antigo da Zâmbia, é dividido em seções que cobrem a arqueologia, a história e a etnografia do país. Os destaques são a coleção original do explorador e missionário David Livingstone – incluindo cartas assinadas –, artefatos tribais – de tecidos barkcloth a exibições de feitiçaria –, um modelo em tamanho real de uma aldeia africana, exibição de taxidermia e a cobertura da história moderna da Zâmbia.

O que levar

Como a temperatura é predominantemente quente na maior parte do ano, é sempre bom levar na mala:

Capa de chuva para um passeio nas cataratas

Garrafa de água

Protetor solar

Roupas leves e confortáveis

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você