Leticia

Viagem para a Colômbia: saiba o que fazer em Leticia

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Leticia, na Colômbia

Capital do Departamento do Amazonas, na Colômbia, Leticia localiza-se na chamada Tríplice Fronteira, onde Colômbia, Peru e Brasil se encontram. Sua população baseia-se em migrantes vindos de Bogotá, Medellín e Tolima.

Uma das mais importantes portas de entrada para a cidade é o Aeroporto Internacional Alfredo Vásquez Cobo (LET), o maior do sul do país. Leticia é conhecida pela proximidade com a selva colombiana, fazendo das atrações naturais seus maiores pontos turísticos.

Pelo Parque Nacional Amacayacu, é possível navegar pelo Rio Amazonas e visitar várias ilhas espalhadas pela área, como a Ilha dos Micos, local repleto de macacos, e um passeio muito procurado pelos viajantes.

Na Ilha de Mocagua há uma vegetação repleta de vitórias-régias. Para avistar os golfinhos cor-de-rosa e cinza, de água doce, também conhecidos como botos, basta ir até o Lago Tarapoto.

Já a Reserva Natural Tanimboca é propícia para o ecoturismo, sendo possível caminhar pela selva, inclusive à noite, visitar um território indígena e observar animais como jacarés e botos cor-de-rosa.

O Parque Ecológico Mundo Amazônico é mais uma opção em meio à natureza, em que os turistas podem se arriscar no lançamento de arco e flecha e, também, conhecer o Jardim Botânico.

Já pelo centro da cidade um dos atrativos mais interessantes é o Parque Santander. Por lá, é possível escutar o canto dos pássaros, enquanto se aguarda a melhor vista do pôr-do-sol. Vale a pena, também, aproveitar para conhecer a Catedral de Nuestra Señora de La Paz, situada bem em frente ao parque, e visitar o Museu Etnográfico do Homem Amazônico, com exposições sobre a natureza e a diversidade cultural, do Departamento do Amazonas.

Onde Ficar
Decameron Decalodge Ticuna
Decameron Decalodge Ticuna

Decameron Decalodge Ticuna

Dir: Cra 11 No. 6-11
Hotel Anaconda
Hotel Anaconda

Hotel Anaconda

Carrera 11 7-34
Onde Comer

Tierras Amazonicas

Calle 8 7-50, Leticia, Amazonas, Colômbia +57 8 592-4748

O Tierras Amazonicas é o restaurante preferido em Leticia. Com quase 25 anos de experiência na cozinha colombiana e na gastronomia amazônica, o estabelecimento promove intercâmbios em comunidades indígenas, a fim de aprimorar cada vez mais a culinária desse povo. Assim, seus pratos são naturais e exóticos, além de culturais. Os peixes dominam o menu do restaurante, com destaque para o pirarucu ao molho de tucupi.

Saiba Mais

El Cielo – Fusion Amazonica

Calle 8 # 5-64B, Leticia, Amazonas, Colômbia +57 320 454-4569

Especializado na gastronomia colombiana e peruana, o El Cielo – Fusion Amazonica serve pratos visualmente exóticos e altamente saborosos. Entre as recomendações, estão as barquinhas de patacones, costelinhas de porco no tucupi e pizza com massa de tapioca. Seus sucos naturais de frutas amazônicas são unanimidade nas avaliações.

Saiba Mais

Waira Suites Restaurant

Carrera 10 #7-36, Leticia, Amazonas, Colômbia +57 8 592-4428

O Waira Suites Restaurant localiza-se no Waira Hotel, sendo um restaurante requintado, ao mesmo tempo em que mantém as características simples comuns à cidade. Sua especialidade são as cozinhas colombiana e internacional, mas também conta com pratos típicos da região amazônica. Destaque para o ceviche, o macarrão com camarão e os cortes de carne.

Saiba Mais
Onde Ir
Linthicum
Linthicum

Parque Nacional Amacayacu

Leticia, Amazonas, Colômbia

O Parque Nacional Amacayacu é uma reserva natural onde o turista pode navegar pelo Rio Amazonas em busca de vários atrativos, como as ilhas que se espalham pela região. Sua fauna esconde mais de 470 espécies de aves, 150 espécies de plantas aquáticas e cerca de 150 espécies de mamíferos, incluindo o boto cor-de-rosa e a onça-pintada. Em termos de vegetação, sua floresta tem árvores como a canangucha, uma palmeira que alcança 15 m de altura.

Ilha dos Micos

Leticia, Amazonas, Colômbia

Navegando 35 km pelo Rio Amazonas, em uma viagem de cerca de 45 minutos a partir de Leticia, está a divertida Ilha dos Micos. O lugar abriga centenas de macacos-esquilo, uma espécie comum, encontrada em florestas tropicais da América do Sul. O comportamento desses bichos e seus hábitos alimentares são explicados por um guia indígena. Cada visitante pode caminhar pelas trilhas em meio aos saltitantes animais.

Lago Tarapoto, Leticia.
Lago Tarapoto, Leticia.

Lago Tarapoto

Leticia, Amazonas, Colômbia

Uma das maiores curiosidades da fauna da região amazônica é o boto cor-de-rosa, e o Lago Tarapoto é um dos locais mais indicados para encontrar o mamífero. Um bônus no passeio é a presença de botos-cinza, pirarucu e inúmeras espécies de aves, como o tucano e a águia. É possível nadar no lago. O Tarapoto encontra-se distante 80 km de Leticia, ou cerca de uma hora e meia navegando pelo Rio Amazonas.

Atrações Centrais

Parque Santander

Avenida Vasquez Cobo, Leticia, Amazonas, Colômbia

O Parque Santander é indicado para quem deseja acompanhar o pôr-do-sol, quando é comum ouvir um barulho muito alto de centenas de papagaios em revoada. O parque abriga, também, um lago com vitórias-régias.

Museu Etnográfico do Homem Amazônico

Carrera 11 No. 9-43, Leticia, Amazonas, Colômbia

O Museu Etnográfico do Homem Amazônico hospeda um rico acervo voltado às etnias indígenas uitotos, ticunas e yacunas. Em seu acervo há arcos e flechas, remos, vasilhas e demais itens utilizados em rituais.

O que levar

Faz calor o ano todo em Leticia, e as temperaturas não variam muito ao longo dos doze meses. Portanto, roupas leves e protetor solar são importantes. Para os passeios em meio à floresta, repelente, chapéu, calça e blusa compridas, mas leves, para proteção. Como se trata de uma floresta tropical, capa de chuva não pode faltar na mala e uma mochila para carregar todos os itens durante os passeios.

 

Protetor solar e repelente

Chapéu

Calça e blusa compridas e leves

Capa de chuva

Mochila

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você