Kittila

Viagem para a Finlândia: saiba tudo o que fazer em Kittila

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Kittila, na Finlândia

Kittila é um município da Finlândia e um popular destino de férias no inverno. Ele está localizado ao norte do país, e a 200 km do Círculo Ártico, na região da Lapônia, com população de aproximadamente 6.500 habitantes. Kittila abriga a estância de esqui Levi (Levitunturi para os finlandeses), a maior da Finlândia, com resorts mundialmente famosos, assim como a estação Katkatunturi.

Parque Nacional Pallas-Yllästunturi.
Parque Nacional Pallas-Yllästunturi.

Dentre outras atrações, há a aldeia Levi Lapp, onde é possível fazer um safári pelos arredores, em um trenó puxado por renas.

O Parque Nacional Pallas-Yllästunturi é o terceiro maior parque nacional da Finlândia, localizado entre os municípios de Enontekio, Kittila, Kolari e Muonio. Lá, também, é possível fazer um safári, mas em trenós puxados por huskies siberianos. Kittila oferece uma das atividades mais marcantes na vida: ver a Aurora Boreal.

O Museu Palsa abriga a casa do artista Kalervo Palsa. O Museu de Arte Einari Junttila homenageia a artista realista lírica e aquarelista Einari Junttila.

Já o Museu Sarestoniemi apresenta a arte, a casa de infância e o ambiente de trabalho do pintor Reidar Sarestoniemi.

As galerias Sibakow-Mansikka e Reino Sipola Greyhound completam as atrações culturais.

Um dos principais aeroportos de voos domésticos da Finlândia, o Aeroporto de Kittila (KTT), atende à região.

Onde Ficar
Onde Comer

Nili-Poro

Torikuja 2 A 3, Levi, Kittila, Finlândia +358 40 665-1865

O Nili-Poro é o restaurante mais bem avaliado da região de Kittila. Suas especialidades são as cozinhas europeia e escandinava, mas seu ingrediente principal pode causar alguma estranheza ou resignação: a rena. Ela é criada e abatida pelo próprio proprietário do estabelecimento, o pastor de renas Nilivaaran Esa.

Saiba Mais

Colorado Bar & Grill Levi

Hissitie 15 F, Levi, Kittila, Finlândia +358 100-5546

Como o próprio nome sugere, o Colorado Bar & Grill Levi é conhecido pelo seu estilo e menu americanos, servindo pratos generosos e saborosos, com cardápio autêntico e atualizado regularmente. A cozinha é dedicada a pratos caseiros e desde as excelentes carnes de hambúrguer, até os molhos de bom gosto, tudo é preparado no local.

Saiba Mais

Aurora Sky

Harjatie 2, Levi, Kittila, Finlândia +358 45 162-5606

No Aurora Sky, o cliente desfruta dos sabores escandinavos em duas atmosferas diferentes. No piso superior, o jantar é servido sob uma vista aberta para o céu, enquanto no piso térreo, a refeição se dá com o brilho quente da lareira. O restaurante oferece sabores puros e simples, com matérias-primas frescas de alta qualidade. Em seus pratos, é utilizado o máximo possível de ingredientes orgânicos locais.

Saiba Mais
Onde Ir
Levitunturi – Estação de esqui de Levi
Levitunturi – Estação de esqui de Levi

Levitunturi – Estação de esqui de Levi

Levi, Kittila, Finlândia

A estação de esqui de Levi está a 531 m de altitude acima do nível do mar. Ao todo, o local conta com 43 pistas de esqui (17 delas iluminadas) e 27 teleféricos. Ela recebe uma etapa de slalom no início de cada temporada do Circuito da Copa do Mundo de Esqui Alpino, que ocorre em meados de novembro. A temporada turística de esqui e snowboard em Levi é bastante longa, muitas vezes durando de outubro a maio. Sua escola oferece instruções aos visitantes sobre esqui alpino, snowboard, esqui telemark e esqui cross-country.

Saiba Mais
Levi Lapp Village
Levi Lapp Village

Vilarejo Levi Lapp

Levi, Kittila, Finlândia

O Vilarejo Levi Lapp está localizado na importante aldeia histórica de Lonnakko, em Harjula. No local, é possível fazer safári e passeios em trenós puxados por renas. Há passeios que vão de 350 m e 500 m, até tours por uma antiga trilha de equitação, com duração entre 40 minutos e uma hora. Aos mais aventureiros, um safari de 10 km até a floresta, com duração de cerca de 3 horas, também está disponível.

Saiba Mais
Parque Nacional Pallas-Yllästunturi.
Parque Nacional Pallas-Yllästunturi.

Parque Nacional Pallas-Yllästunturi

Muonio, Finlândia

No Parque Nacional Pallas-Yllästunturi, é possível subir no topo de vários picos, inclusive no da vibrante cordilheira, ou caminhar e esquiar nas trilhas mais antigas da Finlândia. Segundo os locais, no parque respira-se o ar mais puro do mundo, em meio ao cenário da montanha acidentada das terras baixas. Não é de se espantar que Pallas-Yllästunturi seja o mais popular entre os parques nacionais finlandeses: é o terceiro maior parque nacional da Finlândia, com 1.020 km² e possui cerca de 350 km só de trilhas de caminhada marcadas.

Saiba Mais
Museus

Museu de Arte Einari Junttila

Sammontie 5, Kittila, Finlândia

O Museu de Arte Einari Junttila foi a casa e o ateliê de Einari Junttila, a mais talentosa pintora de aquarelas finlandesa na década de 1930, e contém várias obras históricas da artista.

Museu Sarestoniemi

Sarestontie, Kittila, Finlândia

O Museu Sarestoniemi possui uma coleção de quase 500 obras de arte de Reidar Sarestoniemi, sendo a maioria pinturas a óleo ou aquarelas, bem como gravuras em madeira.

O que levar

O inverno em Kittila é polar. As roupas para esse clima devem ser extremamente quentes e apropriadas. Seu verão possui temperaturas mais elevadas, mas não quentes, o que sugere roupas pesadas, agasalho, calça e casaco corta-vento. Protetor labial e creme hidratante são importantes.

Agasalho e casaco corta-vento
Calças e casaco apropriados
Gorro, cachecol e luvas
Protetor labial e creme hidratante
Segunda-pele

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você