Katowice

Viagem para a Polônia: o que fazer em Katowice

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Katowice, na Polônia

Capital da província da Silésia, no sul da Polônia, Katowice é o centro da bacia carbonífera e o coração de um complexo de 14 cidades vizinhas. A localidade não se originou como uma cidade medieval. Seu centro estava começando a se formar em meados do século XIX, quando fazia parte do Reino da Prússia e tinha uma maioria étnica alemã.

A Praça do Mercado (Rynek Katowicki), por exemplo, está cercada por uma grande maioria de edifícios que representam estilos como neoclassicismo, modernismo, realismo socialista e contemporâneo-moderno.

Entre as muitas atrações da cidade, os destaques ficam para a Igreja de São Miguel Arcanjo, construída em 1510, a Igreja de St. Mary, em estilo neogótico do século XIX, e a Catedral de Cristo Rei, em arquitetura clássica. O grande símbolo de Katowice é o Spodek, uma arena multiuso, cujo edifício principal conta com ginásio, pista de gelo, hotel e três grandes estacionamentos.

Uma visita imperdível é o bairro histórico de Nikiszowiec, construído no início do século XX, para os trabalhadores da mina silesiana Giesche. Quanto aos parques, destaque para o Kosciuszko Park, criado em 1925, e o Silesian Park, quase duas vezes maior do que o Central Park de Nova Iorque.

Katowice é um dos principais centros culturais da Polônia, abrigando festivais e eventos teatrais. O belo Silesian Theatre é o maior teatro da região. A Galeria de Arte Contemporânea BWA, criada em 1949, é uma instituição notável.

O Museu da Silésia, inaugurado em 1929, exibe obras de artistas poloneses renomados. O Museu da História de Katowice e a Galeria Szyb Wilson são outras opções culturais importantes, assim como o Monumento da Silésia Insurgentes.

Nada é mais marcante para o povo polonês do que a Segunda Guerra Mundial, e a apenas 30 km de distância da cidade está o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, local para onde os judeus eram levados durante o regime nazista.

O Aeroporto Internacional de Katowice (KTM) recebe voos internacionais vindos de outros países da Europa, do Oriente Médio e da África.

Onde Ficar
Hotel Monopol
Hotel Monopol

Hotel Monopol

ul. Dworcowa 5
Featured Image
Featured Image

Novotel Katowice Centrum Hotel

Al Rozdzienskiego Walentego 16
Q Hotel Plus Katowice
Q Hotel Plus Katowice

Q Hotel Plus Katowice

ul. Wojewódzka 12
Vienna House Easy Angelo Katowice
Vienna House Easy Angelo Katowice

Vienna House Easy Angelo Katowice

Sokolska 24
EuroResidence
EuroResidence

EuroResidence

ul. M. Kopernika 6
Onde Comer

Via Toscana Restaurant

Uniwersytecka 13, Katowice, Silésia, Polônia +48 32 603-0191

Considerado um dos melhores restaurantes de Katowice, o Via Toscana Restaurant conta com uma atmosfera incomum, luz sutil e um elegante interior mediterrâneo. As recomendações do chefe são fundamentadas na cozinha mediterrânea, com base em ingredientes e iguarias características de países como Itália, Espanha e Grécia.

O restaurante tem grande variedade de frutos do mar, peixe, carne, pratos vegetarianos, massas e saladas, além de um bar com vinhos de todo o mundo, especialmente da região da Toscana.

Saiba Mais

Restaurant Tatiana

ul. Staromiejska, 5, Katowice, Polônia +48 32 203 74 13

O Restaurant Tatiana conta com um ambiente acolhedor, com seu ambiente de madeira e receitas com gostinho caseiro. A decoração típica já introduz os clientes ao mundo dos temperos poloneses. Com carnes, legumes, saladas e peixes, todos preparados com as mais tradicionais receitas, é um bom local para curtir a gastronomia da Polônia.

Saiba Mais

Pierogarnia Na Gliwickiej

ul. Gliwicka, 9, Katowice, Polônia +48 885 634 063

Para percorrer a gastronomia polonesa e de outros países da Europa Oriental, nada melhor do que passar, para um almoço ou jantar, no Pierogarnia Na Gliwickiej. O local conta com uma grande variedade de pratos à base de peixes e frutos do mar, tem atendimento elogiado por clientes e serve bons vinhos.

Onde Ir
Spodek.
Spodek.

Spodek

Aleja Wojciecha Korfantego, Katowice, Silésia, Polônia

Inaugurado em 1971, a arena multiuso Spodek é uma pérola da arquitetura modernista na Polônia e um símbolo único de Katowice.

A arena e suas instalações adicionais e superfícies utilizáveis formam um complexo que abrange quase 7 hectares.

O edifício principal conta com ginásio, pista de gelo, hotel e três grandes estacionamentos, sendo o maior recinto fechado deste gênero na Polônia.

O Spodek tem capacidade para 11.500 espectadores, e seu nome significa “pequeno disco” em polonês, já que a sua forma lembra a de um disco voador.

Saiba Mais
Nikiszowiec.
Nikiszowiec.

Nikiszowiec

Plac Wyzwolenia, Katowice, Silésia, Polônia

O Nikiszowiec, um distrito que abrigava um assentamento de trabalhadores da mina Giesche, é uma atração que está entre as 7 Novas Maravilhas da Polônia.

Para sentir a atmosfera real da região, deve-se visitar os quintais dos edifícios residenciais, onde se encontram detalhes arquitetônicos interessantes e característicos.

Na área de Nikiszowiec, há também a Galeria Wilson Shaft, cujas origens remontam a 1826, além da igreja neobarroca de St. Anna, erguida em 1927, considerada o edifício mais magnífico do local.

Auschwitz-Birkenau.
Auschwitz-Birkenau.

Auschwitz-Birkenau

Wiezniow Oswiecimia 20, Oswiecim, Silésia, Polônia

O Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau está a 30 km do centro de Katowice, sendo o maior dos campos nazistas.

Em 1947, o governo polonês decidiu restaurar Auschwitz e transformá-lo em um memorial em homenagem às vítimas.

Auschwitz-Birkenau é Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Saiba Mais
Museus

Museu da Silésia

Tadeusza Dobrowolskiego 1, Katowice, Silésia, Polônia

O Museu da Silésia aborda questões como o patrimônio cultural alemão da região e as relações com a Alemanha ligadas ao regime comunista, além da arte polonesa.

Museu da História de Katowice

Ks. Szafranka 9, Katowice, Silésia, Polônia

O Museu da História de Katowice possui um acervo que remete ao passado da cidade e questões históricas importantes como a Segunda Guerra Mundial.

O que levar

Roupas pesadas no inverno e roupas mais leves no verão. Um casaco-corta vento é bom em todas as estações.

Casaco corta-vento

Roupas leves

Casaco pesado

Luvas, gorro e cachecol

Calçado esportivo

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você