voe com

Joanesburgo

Viagem a África do Sul: o que fazer em Joanesburgo

Cidade mais populosa da África do Sul é uma metrópole moderna, rica em cultura, história e diversidade

Carinhosamente chamada de “JoBurg”, Joanesburgo encanta todos os viajantes que chegam na cidade em busca da mistura entre perfeita entre história africana e belezas naturais de tirar o fôlego.

Em Joanesburgo, uma atração obrigatória é o Museu do Apartheid. Por meio de iconografia, vídeos e objetos de época, o lugar conta a história do país sob um viés contemporâneo, que busca reconhecer o passado difícil da África do Sul ao mesmo tempo em que mostra como o país e sua população trabalham em prol de um futuro mais justo.

Quem aprecia museus de história natural vai adorar conhecer o Museu Maropeng, que fica camuflado em uma curiosa imitação de colina natural. Lá dentro, o viajante encontra exposições interativas que abordam as ciências naturais e ambientais, com especial destaque para a arqueologia e a paleontologia, abordando temas como a evolução do homem e o conceito de “África como berço da Humanidade”.

O legado cultural da África pode ser visto também no SAB World of Beer, a melhor cervejaria de todo o continente. Quem visita o local faz um verdadeiro tour na história da fabricação da cerveja, com direito a degustações da forma primitiva da bebida, em ambientes que simulam antigas aldeias de tribos africanas. Por fim, há uma visita a atual fábrica, que pode ser finalizada com uma degustação dos diferentes tipos produzidos na casa.

 

É impossível falar de Joanesburgo sem falar de Soweto, a abreviação de South Western Townships. Detentora de um passado turbulento, hoje a região é repleta de museus e atividades culturais incríveis, graças a seus ilustres moradores.

Dá para ver bem isso na Vilakazi Street, mundialmente famosa por ter sido endereço de dois vencedores do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela e Desmond Tutu.

Nessa rua, dá para aproveitar e conhecer o Museu Casa de Nelson Mandela, que está localizado no antigo endereço de Madiba, como era carinhosamente chamado o primeiro presidente negro da história da África do Sul. No local, dá para encontrar os antigos móveis de Mandela e seus objetos pessoais, além de fotos de família, recortes de jornais e alguns dos prêmios recebidos pela personalidade pública.

Quem gosta de adrenalina pode aproveitar para fazer atividades radicais em Soweto, mais especificamente nas Torres Orlando. Antigamente, as torres eram usadas para a refrigeração de uma usina termoelétrica que abastecia a região. Desativadas, tornaram-se um popular centro de esportes radicais.

Dentro das Torres Orlando, dá para encontrar uma área de paintball, espaço de tirolesa e uma base, que fica entre as duas torres, para quem quer fazer bungee jump. Os que querem uma vista boa de Soweto e de Joanesburgo podem aproveitar os elevadores panorâmicos das torres.

O Neighbourgoods Market.
O Neighbourgoods Market.

Aos sábados, os viajantes que não dispensam ambientes boêmios e uma rica gastronomia podem aproveitar o Neighbourgoods Market, repleto de barracas de comidas típicas e de produtos artesanais, vendidos por moradores locais. O mercado costuma ficar cheio e é um ótimo ambiente para conhecer novas pessoas.

Quem gosta de fazer compras deve aproveitar o 44 Stanley, que reúne boutiques de marcas sul-africanas, com direito a produtos tradicionais e artesanais. As lojas foram instaladas no que costumava ser uma antiga indústria reformada especialmente para esse propósito. Com um agradável espaço aberto e restaurantes dentro do recinto, a experiência de compras promete ser singular.

Para fazer uma viagem até a África ancestral, visite a Vila Cultural Lesedi, um espaço cultural que reúne representantes e descendentes de cinco tribos que deram origem à África do Sul.

Na vila cultural, dá para encontrar réplicas de suas residências, vestimentas típicas, e até objetos de uso cotidiano que ajudam a entender melhor o modo de vida do passado.

Quem visita o local ainda acompanha apresentações de danças típicas de cada uma das tribos representadas, com direito a tambores e outros instrumentos musicais.

Se o objetivo é ter uma visão panorâmica de Joburg, o jeito é subir no terraço aberto ao público do Carlton Centre, um enorme arranha-céu com 50 andares, que fica bem no centro da cidade.

Os viajantes que desejam entrar em contato com a natureza do país podem aproveitar para visitar safáris e diferentes reservas naturais que ficam a poucas horas de carro da cidade. Um bom exemplo é o Parque Nacional de Pilanesberg, uma reserva ecológica localizada em um amplo espaço, onde os animais podem circular livremente. No local, dá para encontrar os “5 grandes animais”, que são o leão, o leopardo, o rinoceronte, o elefante e o búfalo.

Joanesburgo é atendida pelo Aeroporto Internacional Oliver Tambo (JNB).

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Hyatt Regency Johannesburg

191 Oxford Road
Lobby
Lobby

54 On Bath

54 Bath Avenue - Rosebank
African Pride Melrose Arch Hotel, Autograph Collection
African Pride Melrose Arch Hotel, Autograph Collection

African Pride Melrose Arch Hotel

1 Melrose Square, Melrose Arch
The Residence Boutique Hotel
The Residence Boutique Hotel

The Residence Boutique Hotel

17th 4th Avenue - Houghton
Faircity Mapungubwe Hotel Apartments
Faircity Mapungubwe Hotel Apartments

Faircity Mapungubwe Hotel Apartments

52-54 Marshal Street - Marshaltown
Featured Image
Featured Image

Courtyard Hotel Rosebank

Corner Oxford and Tyrwhitt Avenue - Rosebank
Featured Image
Featured Image

Courtyard Hotel Eastgate

7 Zulberg Close Off Ernest - Oppenheimer Road,Bruma Lake, Bruma
Featured Image
Featured Image

Protea Hotel by Marriott Johannesburg Parktonian All-Suite

120 De Korte Street
Onde Comer

Chaf Pozi

Chris Hani Road & Nicholas street, Orlando East, Soweto, 2196, South Africa, +27 81 797 5756

O nome “Chaf Pozi” significa “nosso lugar secreto” e ele faz jus à casa, já que o restaurante está localizado no pé das Torres Orlando. Com mesas comunitárias e uma decoração descolada repleta de grafites e artes gráficas, a casa serve majoritariamente carnes e vegetais grelhados no fogo, como costelas de cordeiro feitas na brasa e acompanhadas de molho e boerewors, um tipo de linguiça tradicional da África do Sul.

Saiba Mais

Pata Pata

286 Fox St, Jeppestown, Johannesburg, 2094, +27 73 036 9031

O Pata Pata é o restaurante perfeito para quem não dispensa uma refeição acompanhada de música ao vivo de boa qualidade. Nomeada em homenagem a uma música da cantora sul-africana Miriam Makeba, o local recebe músicos do país com direito a performances incríveis de jazz de improvisação. Com uma culinária típica de bar, dá para saborear hambúrgueres, asinhas de frangos e outros aperitivos  na casa.

Cheese Gourmet

Cnr 7th Street and 3rd Avenue, Linden, Johannesburg, +27 11 888 5483

Com um clima de mercearia de bairro, o Cheese Gourmet serve de tudo um pouco. Tem sanduíches, tábua de frios, fondue, ovos e outros pratos mais elaborados – todos, claro, incrementados com uma boa dose de queijo. Por lá, experimente o brie assado com nozes e mel.

Saiba Mais
Onde Ir
O Museu do Apartheid por dentro.
O Museu do Apartheid por dentro.

Museu do Apartheid

Northern Parkway, Joanesburgo, África do Sul

O Museu do Apartheid resgata um pedaço importante da história da África do Sul, e visitá-lo é uma grande oportunidade de aprender um pouco mais sobre a história local. As visitas podem ser feitas das 9h às 17h e contam com atividades interativas e guias, que tornam o material apresentado ainda mais interessante.

As Orlando Towers ficam em SOWETO.
As Orlando Towers ficam em SOWETO.

SOWETO

Soweto, Joanesburgo, África do Sul

O distrito de Soweto, abreviação silábica do termo South Western Townships, é um bairro de Joanesburgo que merece a visita de quem quer aprender mais sobre a rica história do país. Com moradores simpáticos e acolhedores, o local guarda museus importantes como o Museu Casa de Nelson Mandela. É aqui também que ficam as Orlando Towers, duas torres de refrigeração que faziam parte de uma usina termoelétrica. Hoje, o local se tornou um centro de esportes radicais, com direito a espaço para bungee jump e área de paintball.

SAB World of Beer

15 Helen Joseph St, Newtown, Johannesburg, 2042, South Africa

SAB é a abreviatura de South African Breweries e o World of Beer é um museu que conta a história da cerveja. Nele, é possível saborear versões primitivas da bebida fermentada, em ambientes que simulam as antigas aldeias africanas. Ainda dá para fazer um tour pela história da cerveja, que pode ser finalizado com degustações das bebidas produzidas lá, que são consideradas algumas das melhores do continente africano.

SAFÁRI
Aproveite sua ida a Joanesburgo para fazer um safári no Parque Nacional de Pilanesberg.
Aproveite sua ida a Joanesburgo para fazer um safári no Parque Nacional de Pilanesberg.

Parque Nacional Pilanesberg

Bojanala, North West, África do Sul

Em Joanesburgo é possível encontrar passeios para os principais locais de observação da vida selvagem nos arredores, como o Parque Nacional Pilanesberg. Lá é possível avistar os famosos big five da savana africana: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo. Essas espécies, e muitas outras, também podem ser observados nesse Parque Nacional.

O que levar

Tenha na mala produtos que contribuam para que os passeios sejam confortáveis, como protetor solar, tênis e roupas leves.

Tênis
Roupas leves
Protetor solar
Óculos escuros
Agasalho leve

NAVEGUE PELO MAPA

BUSCAR PASSAGENS NA MULTIPLUS

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você