Iquitos

O que conhecer em Iquitos, a cidade mística do Peru

Conheça os lugares e passeios em Iquitos que você não pode perder

A cidade de Iquitos é a capital do departamento de Loreto, no Peru, e uma das cidades mais bonitas da região amazônica do país. Conta com uma população de mais de 400 mil habitantes, mesclando a cultura e arquitetura dos colonizadores espanhóis, com a arte e os traços das tribos locais.

Cercada por uma exuberante natureza, a cidade é cortada por rios como o Amazonas e o Itaya. Para conhecer a região, uma boa opção é fazer o passeio de barco por suas águas.

A Fazenda de Borboletas Pilpintuwasi é outra atração interessante, especialmente para quem está com crianças. O passeio pelo local introduz os turistas às mais variadas espécies e cores de borboletas, além de ser possível apreciar a flora da região em trilhas e piqueniques.

O centro de Iquitos.
O centro de Iquitos.

Já na área urbana da cidade, além dos restaurantes e igrejas, uma atração que merece sua atenção é a Casa de Ferro.

Construída em 1889 pelo arquiteto Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel de Paris, França, o projeto da casa de ferro resultou na primeira casa móvel do mundo. Ela foi instalada na cidade como propriedade do explorador boliviano Antonio Vaca Diez. 

É possível conhecer, em seu interior, um pouco da história da região e saborear uma boa refeição no restaurante do segundo andar.

Outro ponto bacana é o Museu de Culturas e Tribos Indígenas da cidade, onde os visitantes podem conhecer mais sobre as roupas, objetos sagrados, rituais, músicas e construções das diversas tribos da Amazônia.

O Centro de Resgate do Amazonas cuida de animais resgatados machucados ou doentes da natureza, oferecendo diversos cuidados e reabilitação para animais de várias espécies. Lá, é possível conhecer araras, crocodilos, hipopótamos e muito mais. Por fim, para quem pensa em fazer compras, Mercado de Belén é uma boa pedida para comprar comidas típicas, além de artesanatos locais.

Vale lembrar que o destino é acessível pelo Aeroporto Internacional Coronel Francisco Secada Vignetta (IQT).

Onde Ficar
Samiria Jungle Hotel
Samiria Jungle Hotel

Samiria Jungle Hotel

Ricardo Palma 159
Victoria Regia Hotel
Victoria Regia Hotel

Victoria Regia Hotel

Ricardo Palma 252
El Dorado Hotel
El Dorado Hotel

El Dorado Hotel

Napo 362
Onde Comer

Fitzcarraldo

Calle Napo, 100, Iquitos, Peru +51 65 507545

Homenageando o filme de Werner Herzog lançado em 1982, o restaurante possui belíssima vista para o rio, ambiente aconchegante e menu variado, que contempla todas as refeições do dia, e conta ainda com animado bar.

Saiba Mais

Ikiitu

Fitzcarrald, 456, Iquitos, Peru +51 65 223234

O Ikiitu é comandado pelo chef Paz e apresenta ampla gama de pratos da culinária local, com destaque para os peixes e o ceviche.

Saiba Mais

Al Frio y Al Fuego

Av. La Marina, 134 - B, Iquitos, Peru +51 965 607 474

Esse não é apenas o primeiro restaurante gourmet de Iquitos focado tanto na culinária regional quanto internacional, mas sim um dos espaços mais disputados na cidade para uma refeição inesquecível. O Al Frio y Al Fuego é flutuante, disponibiliza botes para o transporte de seus clientes e conta com um ambiente rústico e diferenciado, com mesas dispostas também ao redor da piscina.

Saiba Mais
Onde Ir

Casa de Ferro

Entre as ruas Prospero e Putumayo, Centro, Iquitos, Peru

Não deixe de visitar esta casa única, planejada pelo mesmo arquiteto que idealizou o mais famoso símbolo da França, Gustave Eiffel. Construída em ferro para ser originalmente um hotel na Europa, ela foi transportada do continente até o Peru por um magnata, no ano de 1889. Com o passar do tempo, além de ser um símbolo histórico local, ganhou um restaurante em seu segundo andar.

Fazenda de Borboletas Pilpintuwasi

Padre Cocha, Iquitos, Peru

Um passeio delicioso para realizar com a família, amigos ou até mesmo sozinho, é visitar esta fazenda de borboletas, onde dezenas de espécies diferentes de borboletas podem ser descobertos. É possível aprender curiosidades sobre os insetos, além de realizar piqueniques e relaxar junto da natureza.

Centro de Resgate Amazônico

Carretera Iquitos-Nauta, Km. 4,5, Iquitos, Peru

Conheça os animais da selva amazônica que foram resgatados e estão em tratamento neste grande parque de preservação. É possível ver e interagir com araras, papagaios, hipopótamos e outras espécies variadas de animais. Crianças costumam adorar a visita.

Dicas extras

Mercado de Belén

O mercado, situado a 200 metros do Puerto de Belén, que é repleto de casas flutuantes, é o principal local da cidade destinado à venda de produtos típicos.

Museu de Culturas e Tribos Indígenas

Malecon Tarapaca, 332, Iquitos, Peru

Não deixe de conhecer esse museu que guarda um rico acervo sobre as diversas tribos que habitam a região da amazônia. São roupas, artefatos de uso diário, esculturas e outros objetos que ajudam a contar a história dos povos da florestas, seus folclores, músicas e danças. É fundamental para poder compreender o passado da região.

O que levar

Para poder aproveitar tudo que a cidade e a natureza local tem a oferecer, é interessante levar protetor solar, repelente e sapatos confortáveis para poder explorar as trilhas e parques. Também é interessante levar repelente e roupas leves.

Repelente

Sapato confortável

Roupas leves

Protetor solar

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você