Ilha de Creta

Viagem para a Grécia: o que fazer na Ilha de Creta

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer na Ilha de Creta, na Grécia

Situada no sul do mar Egeu, Creta é a maior e mais populosa ilha da Grécia. Ao largo das costas de Creta, há numerosos arquipélagos, ilhéus e rochedos, muitos deles visitados por turistas. Por conta de sua dimensão, porém, é necessário planejar a escolha dos lugares a conhecer.

A capital da Ilha de Creta é Heraklion, onde fica o Aeroporto Internacional de Heraclião-Níkos Kazantzákis (HER), o principal da ilha. Knossos é o sítio arqueológico mais famoso da região, com o Palácio de Knossos como principal atração. Nas proximidades, estão as ruínas de Festo, Gortina e Phaistos, que remetem à Idade de Bronze.

Aos amantes de história, o Museu Histórico de Creta, o Museu Arqueológico de Heraklion e o Museu da Batalha de Creta são visitas obrigatórias. E com mais de 2 mil animais, de 200 espécies diferentes do Mar Mediterrâneo, o Cretaquarium (aquário) é um passeio perfeito para se fazer com crianças.

Um dos lugares mais concorridos pelos turistas é a Praia Elafonisi, uma pequena ilha distante cerca de 80 km de Chania, a segunda maior cidade da ilha. Chania é considerada a localidade mais bonita de Creta, com destaque para o Porto de Chania e o Farol de Chania, em estilo veneziano do século XV. A Igreja Veneziana de Aghios Frankiskos, a Catedral da Apresentação da Virgem Maria e o Mosteiro Ortodoxo de Agia Triada são outros pontos de interesse local.

São passeios imperdíveis o Forte Firkas, construído em 1629 e que abriga o Museu Marítimo de Chania, e o Samaria Gorge, o desfiladeiro mais longo da Europa, além de uma reserva da biosfera parte do Parque Nacional Samaria Gorge.

A 54 km de Chania, mais precisamente em Kissamos, está a praia Falasarna, uma das faixas de areia mais belas da Europa. Balos, na Península de Gramvoúsa, é uma das praias mais exóticas do mundo, e conta com falésias à beira-mar. Stavros, na região de Akrotiri e próxima à Chania, é outra praia belíssima. Já a 25 km de Sitía, município do extremo oriente da ilha, está a magnífica praia Vai, maior reserva da Europa e lar de 5 mil palmeiras.

Na cidade de Rethymnon, está o Monastério Arkadi, construído em 1597 em estilo renascentista. E ainda vale a pena visitar as cidades de Agios Nikolaos e Fangokastello.

Onde Ficar
Onde Comer

Theodosi Restaurant

Paparigopoulou, Parigoria, Chania, Ilha de Creta, Grécia +30 28 2109-3733

Situado no topo da colina de Parigoria, o Theodosi Restaurant compartilha sua paixão pela culinária cretense. Além da parceria com pequenos produtores que carregam a paixão por ingredientes locais de qualidade, o restaurante traz uma seleção de menu imaginativa, cuidadosamente preparada com produtos frescos e complementada por uma boa seleção de vinhos de Creta.

Saiba Mais

La Boheme

15 Souliou, Rethymno, Ilha de Creta, Grécia +30 28 3150-0881

O La Boheme fica no centro antigo de Rethymno, no pátio do jardim de uma antiga mansão veneziana com uma atmosfera elegante. O restaurante tem uma visão moderna e criativa da cozinha local e continental. Seu menu variado atende todos os gostos, desde o meze, tradicional aperitivo grego, até frutos do mar e pratos clássicos da Grécia. Tudo acompanhado por uma seleção de vinhos locais únicos e raros.

Saiba Mais

Lotus Eaters Restaurant

Schisma, Elounda, Ilha de Creta, Grécia +30 28 4104-1538

O Lotus Eaters Restaurant está localizado na bela aldeia de pescadores de Elounda. Fundado em 1984, o restaurante tem um terraço elevado com vista para a baía. Seu menu é principalmente grego, com um toque internacional. Uma das sugestões do chef é o stifado, prato grego tradicional de carne cozida lentamente com cebolas e vinho tinto. Para um verdadeiro deleite, a sugestão é uma perna de cordeiro orgânico marinado em azeite, alho, suco de limão, tomilho e orégano.

Saiba Mais
Onde Ir
Praia Elafonisi.
Praia Elafonisi.

Praia Elafonisi

Inachotion, Chania, Elafonissi, Ilha de Creta, Grécia

A praia de Elafonisi é conhecida como uma das mais majestosas, não só da Europa, mas também do mundo.

Ela tem uma beleza exótica, com dunas, cedros, lírios brancos, rochas negras, espécies raras de animais, águas azuis e areia branca e brilhante.

Elafonisi é uma pequena ilha a uma distância de 200 metros da costa.

Entre a ilha e a costa, há uma lagoa rasa de profundidade de 1 metro. O local é perfeito para esportes de areia, como vôlei, e aquático, como windsurf.

Saiba Mais
Palácio de Knossos.
Palácio de Knossos.

Palácio de Knossos

Knossos Avenue, Heraklion, Creta, Grécia

Knossos foi o maior dos palácios de Creta no período clássico.

A sua história é fundamental para conhecer a civilização da Idade de Bronze em terras gregas.

O primeiro palácio foi construído cerca de 1900 a.C. e está ligado a lendas emocionantes, como o mito do labirinto construído para prender o Minotauro, e a história de Daidalos e Ikaros.

Os inúmeros achados do local, toda a arte de qualidade excepcional, cerâmica, vasos, estatuetas e as pinturas de parede originais estão alojados no Museu Arqueológico de Heraklion.

Saiba Mais
Parque Nacional Samaria Gorge.
Parque Nacional Samaria Gorge.

Parque Nacional Samaria Gorge

Old National Road Chanion-Kissamou, Lefka Ori, Sfakia, Ilha de Creta, Grécia

O Parque Nacional de Samaria Gorge é o maior parque da Grécia e abriga uma das atrações mais incríveis da Ilha de Creta, o Samaria Gorge, maior desfiladeiro da Europa.

A atração conta com quase 16 km de extensão e paredes que chegam a ultrapassar 500 metros de altura, sem contar a beleza natural estonteante das montanhas, cavernas, rochas e floresta.

Espécies típicas de animais são encontradas no parque, como o musaranho-cretense, nas partes altas das montanhas e o kri-kri, a cabra selvagem cretense.

Saiba Mais
Museus

Museu Histórico de Creta

Xanthoudidou, Chatzidaki, Heraklion, Ilha de Creta, Grécia

O Museu Histórico de Creta conta sobre o passado fascinante da ilha, desde os tempos dos primeiros cristãos até os dias de hoje, com obras de arte bizantina, veneziana e otomana.

Museu Marítimo de Chania

Coast Kountourioti, Akti Kountourioti, Chania, Ilha de Creta, Grécia

O Museu Marítimo de Chania dispõe de um acervo constituído por modelos de barcos, pinturas, arquivo de fotografias, achados de arqueologia submarina, instrumentos marítimos etc.

O que levar

A Ilha de Creta é um destino de praia, parques e muito calor. Sendo assim, roupas e calçados leves, além de chapéu e protetor solar, devem fazer parte da lista. No inverno, roupas quentes são essenciais.

Chapéu ou boné

Protetor solar

Roupas leves e frescas

Sandálias, chinelos e tênis esportivo

Trajes de banho

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você