Havana

Havana: uma viagem pela histórica capital cubana

Conheça as atrações e principais pontos turísticos de Havana

Cuba é cercada pelas águas do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico e tornou-se parada ideal para quem busca uma natureza exuberante, sem abrir mão de um destino cheio de cultura e séculos de história. Havana é a maior cidade da ilha e capital econômica cubana. Os principais voos do exterior chegam ao Aeroporto Internacional José Martí (HAV), que está a apenas 15 km do centro.

Marco da revolução socialista, Havana foi palco de períodos históricos da humanidade e aguça a curiosidade dos visitantes que desembarcam na ilha. Na Plaza de la Revolución, há uma homenagem ao argentino Che Guevara, que pode ser vista ao longe e demonstra o orgulho do povo cubano com sua história.

Caminhar por Havana Velha, como é chamada a parte histórica, é visitar os anos de glória de Cuba e entender um pouco do que o país se tornou hoje.

A arquitetura mostra resquícios da colonização espanhola datada em 1519. Os carros antigos, mas muito bem conservados, completam o clima e o cenário nostálgico que domina toda a cidade.

A Plaza de Armas concentra inúmeros casarões coloniais, galerias e lojas. Ela é considerada o centro principal de Havana Velha e está próxima de outros pontos interessantes da cidade como a Plaza de la Catedral, que abriga o Museu de Arte Colonial, e o Castillo de la Real Fuerza, um forte que costumava defender Havana dos ataques de pirata.

No calçadão da Calle Obispo, os turistas aproveitam a grande oferta de lojas, restaurantes e bares que tocam música cubana ao vivo.

Conhecer o balneário de Playas del Este, a apenas 15 km do centro, pode ser uma alternativa para quem quer aproveitar as praias do Caribe cubano sem ir muito longe. Caso tenha mais dias no país, também há outras praias imperdíveis para visitar. Alguns hotéis oferecem o serviço de transporte até Varadero, um dos pontos mais cobiçados do litoral cubano, que fica a 148 km de Havana.

Onde Ficar
Onde Comer

Bodeguita del Medio

Empedrado 207, Havana Velha, Havana, Cuba +53 7 867-1374

A Bodeguita del Medio é um dos clássicos restaurantes do centro de Havana Velha. Unindo bar e restaurante, na Bodeguita del Medio, você pode degustar especiarias da culinária cubana e apreciar o melhor mojito do país. O músico de jazz Nat King Cole e os escritores Pablo Neruda e Ernest Hemingway eram alguns dos famosos que costumavam frequentar a casa.

La Guarida

Concordia 418, Gervasio y Escobar, Havana, Cuba +53 7 866-9047

O La Guarida é um dos mais elegantes restaurantes cubanos, oferecendo uma cozinha especial que surpreende clientes mais exigentes. Seu edifício é um daqueles casarões antigos típicos de Havana, com decoração igualmente característica e pratos caprichados.

Saiba Mais

San Juan Bar & Grill

San Juan de Dios 9, entre Habana e Aguiar – Havana Velha, Havana, Cuba +53 7 8647422

Com comida típica caribenha e drinks perfeitos, o San Juan Bar & Grill só recebe elogios. Os pratos à base de camarão, o arroz à moda marinheiro e o ceviche são especialidades e alguns dos preparos mais pedidos da casa.

Onde Ir
Havana Velha.
Havana Velha.

Habana Vieja (Havana Velha)

Habana Vieja, Havana, Cuba

Declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, Havana Velha concentra a maior quantidade de casarões coloniais. Os bares e restaurantes mais famosos de Havana ficam nessa região, além de museus, galerias e vários edifícios da época colonial.

Tudo é muito colorido e charmoso com suas praças e ruas estreitas. A mais movimentada delas é a Calle Obispo, onde fica também a icônica Plaza de Armas.

Santa María del Mar

Santa María del Mar, Playas del Este, Havana, Cuba

O balneário de Playas del Este é formado por um circuito com seis praias caribenhas de águas cristalinas, a apenas 25 km do centro da cidade. A praia de Santa María del Mar é a mais procurada pelos turistas estrangeiros. É nessa região que se encontram as praias de água mornas e cristalinas. O destaque fica para o imenso mar azul-turquesa que se perde no horizonte.

Museu Hemingway

Carretera Central km 12.5, Havana, Cuba

O Museu Hemingway é uma homenagem ao escritor Ernest Hemingway, que viveu mais de 20 anos em Cuba. Hoje, a casa onde o norte-americano morou foi transformada em um museu aberto ao público. Na propriedade, os cômodos ainda permanecem intactos e é possível ver um pouco do acervo pessoal do autor com roupas, livros e outros objetos pessoais.

Dica Extra
Havana - Plaza de Armas.
Havana - Plaza de Armas.

Plaza Vieja

La Habana Vieja, Havana, Cuba

Mais um daqueles lugares imperdíveis em Havana, a Plaza Vieja foi toda renovada, mas não perdeu seu charme e elegância. É considerada a melhor praça da cidade, com muitos bares e cafés no entorno. Ela é rodeada de residências coloniais e edifícios característicos da art nouveau do início do século 20. A Plaza Vieja foi local de touradas, festas e procissões e também funcionou como um mercado popular no século XVIII.

O que levar

Como faz sol na cidade, recomenda-se levar protetor solar e roupas leves. No inverno, a temperatura média fica em torno de 18 ºC, por isso é recomendável levar agasalho. O período de chuvas ocorre entre junho e outubro.

Agasalho

Protetor solar

Roupas leves

Sandália, chinelo e calçado esportivo

Traje de banho

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você