Escópia

Viagem à Macedônia: o que fazer em Escópia

Cidade natal da Madre Teresa de Calcutá guarda atrações aliadas com o charme do Leste Europeu

Também chamada de Skopje, Escópia é a maior cidade e também é capital da Macedônia. No coração do Leste Europeu, esse destino abriga atrações incríveis e é atendido pelo Aeroporto Alexandre, o Grande, de Escópia (SKP).

Praça Macedônia.
Praça Macedônia.

Ladeada pelo Rio Vardar, é em Escópia que fica a Ponte de Pedra, que corta o rio e liga as partes novas e antigas da cidade.

Outra importante atração local é a Casa Memorial de Madre Teresa, que abriga documentos e objetos pertencentes à Madre Teresa de Calcutá, que nasceu na cidade.

A Praça Macedônia é outro ponto de interesse e abriga uma enorme estátua de Alexandre, o Grande, outro ilustre macedônio, além de vários restaurantes incríveis.

 

Para conhecer melhor a história do país, não deixe de visitar o Museu de Arqueologia da Macedônia, que é acessado por meio da Ponte das Artes, decorada com 12 estátuas de artistas e personalidades locais de grande importância.

Onde Ficar
Hotel De KOKA
Hotel De KOKA

Hotel De KOKA

Gotse Delchev Blvd 5
Onde Comer

National Restaurant Makedonska Kukja

Teodosie Gologanov no 63, nearby Alumina, Skopje 1000, Macedônia

O National Restaurant Makedonska Kukja foi considerado diversas vezes o melhor restaurante da Macedônia e serve culinária típica do Leste Europeu, com pratos como strogonoff, caçarolas de vegetais e gulash. O local conta ainda com apresentações ao vivo de músicas e danças do folclore nacional da Macedônia.

Saiba Mais

Old City House Restaurant

Boulevard Phillip the Second of Macedon 14, Skopje 1000, Macedônia

O Old City House serve pratos típicos da região. Os kebabs da casa são muito famosos e são feitos por diferentes combinações de carnes, frutos e vegetais, como o kebab de ameixa e pancetta. De sobremesa, a recomendação é experimentar a baklava de chocolate e as frutas acompanhadas do típico iogurte grego. A casa também recebe músicos para apresentações de músicas folclóricas, enquantos os clientes saboreiam suas refeições.

Ragusa

Boulevard Phillip the Second of Macedon, Skopje 1000, Macedónia (ARJM)

Mais voltado para culinária mediterrânea do que para os sabores do Leste Europeu, o Ragusa serve pratos feitos no forno de pizza, o que garante um sabor especial, além de preparações feitas com produtos locais. É possível escolher um peixe para comer durante o jantar, em um aquário que fica dentro das instalações do restaurante. Não deixe de provar o Kashkaval, queijo de cabra, servido na casa.

Saiba Mais
Onde Ir
O Museu de Arqueologia da Macedônia.
O Museu de Arqueologia da Macedônia.

Museu de Arqueologia da Macedônia

Kjurchiska bb, Skopje 1000, Macedônia +389 2 312 9323

O Museu de Arqueologia da Macedônia abriga parte da rica história deste antigo país. Imponente, chega-se a ele caminhando pela Ponte das Artes, que abriga estátuas de artistas e personalidades que tornaram a Macedônia importante para o mundo. Com peças da Grécia Antiga, objetos pré-históricos e de outros períodos importantes da história da Macedônia. Todas as peças exibidas no museu foram encontradas dentro do território do país.

Casa Memorial de Madre Teresa

Macedonia St bb, Skopje 1000, Macedónia (ARJM)

Em 1963, um forte terremoto abalou as construções de Escópia, inclusive a casa onde nasceu Madre Teresa de Calcutá. Após o período de reconstrução, a Casa Memorial de Madre Teresa foi erguida como uma réplica perfeita dessa residência, no mesmo local onde estava localizada a igreja onde a “santa das sarjetas” foi batizada. Interativo e fascinante, o memorial abriga cartas, documentos e uma exposição que reconta a vida, história e o legado de Madre Teresa, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979 e foi beatificada em 2003. Na frente da construção há uma bela estátua de Madre Teresa.

Ponte de Pedra

Acredita-se que a Ponte de Pedra foi erguida no século XV sobre o Rio Vardar. O local liga a Praça Macedônia ao Velho Bazar, ou seja, o lado novo ao lado antigo, e oferece uma bela vista da cidade e das margens do rio.

Dica Extra
Canyon Matka, na Macedônia.
Canyon Matka, na Macedônia.

Canyon Matka

Essa atração natural está localizada a apenas 15 km do centro de Escópia, na Vila Matka. O impressionante desfiladeiro ergue-se sobre o Rio Treska e possui uma extensão de quase 10.000 hectares. A atração pode ser visitada de barco ou a pé, em trilhas que cortam as florestas locais. Na mesma região, há ainda uma caverna que abriga um incrível lago subterrâneo. Para os amantes de natureza, é um passeio imperdível.

O que levar

Com temperatura média anual de 17 °C, Escópia é uma cidade solar que fica próxima a montanhas e às margens de um rio. Leve roupas leves e um casaco para as noites, quando a temperatura costuma baixar.

Protetor solar

Óculos de sol

Casaco leve

Lenço (para mulheres)

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você