voe com

Cusco

Saiba tudo o que fazer em Cusco

Dicas de lugares e passeios para fazer em Cusco, no Peru

A fascinante Cusco está localizada em uma região que antigamente era dominada pelo Império Inca. Por conta disso, seu território está repleto de templos e ruínas desses povos, além de marcas culturais.

Cusco serve como base e ponto de partida para os turistas que desejam visitar Machu Picchu, que fica a apenas 70 km de distância da cidade. Elevada à Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, acredita-se que Machu Picchu era uma mescla de cidadela com templo religioso, e foi ocupada pelos Incas entre 1438 e 1533. Hoje, suas ruínas atraem turistas e viajantes do mundo inteiro e é impossível viajar até Cusco sem parar para uma visita a seus encantos e mistérios.

Cusco - Catedral de Cusco
Cusco - Catedral de Cusco

Dentro do território de Cusco, não deixe de visitar a Plaza de Armas local, que marca seu centro colonial.

É lá que podemos encontrar a Catedral de Cusco e também o Templo de la Compañía de Jesús, erguido por jesuítas no que costumava ser um palácio inca.

Quem quer agito e badalação pode aproveitar o Barrio San Blas, repleto de barzinhos e restaurantes para curtir à noite.

Nas proximidades da cidade temos alguns marcos arqueológicos interessantes como Qenko, um antigo templo esculpido em um monolito enorme, que está localizado a 3 km de Cuzco.

Puka Pukara é um ponto de interesse e abriga ruínas de um quartel militar da civilização Inca.

Tambomachay, outro lugar que pode ser visitado pelos turistas, costumava ser o local onde o chefe descansava e realizava cultos à água. Além desses lugares há também o Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman.

Para chegar em Cusco, a melhor opção é via o Aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete (CUZ).

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Palacio del Inka, A Luxury Collection Hotel, Cusco

Plazoleta Santo Domingo No 259
Featured Image
Featured Image

Novotel Cusco

San Augustin 239 Esquina
Tierra Viva Cusco Centro
Tierra Viva Cusco Centro

Tierra Viva Cusco Centro

Calle Cruz Verde 390
Tierra Viva Cusco Plaza
Tierra Viva Cusco Plaza

Tierra Viva Cusco Plaza

Calle Suecia 345 y Procuradores 378
Onde Comer

Qespi Restaurant & Bar

Calle Ruinas 432 – San Agustin, Cusco, Peru +51 84 582200

O Qespi Restaurant & Bar é um dos lugares mais populares em Cusco. Neste estabelecimento, é possível saborear pratos baseados na culinária peruana. O restaurante está localizado nas instalações do hotel JW Marriott El Convento Cusco. Não deixe de desfrutar um autêntico pisco sour enquanto aguarda seu ceviche ficar pronto.

Saiba Mais

Faustina Restaurante Andino

Calle Arequipa 159, entre a Rua Maruri e o Templo de Santa Catalina, Cusco, Peru +51 84 506940

Especializado na cozinha peruana, o Faustina Restaurante Andino é liderado pela chef Noemí Cristóbal, inspirada por receitas e técnicas herdadas de sua mãe, Faustina. O estabelecimento desenvolve receitas com amplo uso de ervas e temperos de origem andina.

Saiba Mais

Morena Peruvian Kitchen

Calle Plateros 348-B, Cusco, Peru +51 84 437832

O Morena Peruvian Kitchen destaca-se pelo seu ceviche e pela chicha morada, uma bebida feita à base de milho roxo, especiarias e frutas. Aproveite a culinária típica da região neste estabelecimento acolhedor.

Saiba Mais
Onde Ir
Machu Picchu fica bem perto de Cusco.
Machu Picchu fica bem perto de Cusco.

Machu Picchu

Quem quer visitar Machu Picchu geralmente utiliza Cusco como base. A distância entre uma localidade e outra é de apenas 70 km. Conhecida também como “Cidade perdida dos Incas”, Machu Picchu fica bem no topo de uma montanha, a 2400 metros de altitude. O local foi tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO e também é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com construções de pedras completamente preservadas, as ruínas de Machu Picchu permitem entender melhor como era a dinâmica de uma das mais importantes civilizações pré-colombianas.

Cusco - Plaza de Armas
Cusco - Plaza de Armas

Plaza de Armas

Rodeada pela Catedral de Cusco e pelo Templo de la Compañía de Jesús

Em cidades colonizadas por espanhóis é comum encontrarmos a Plaza de Armas, um lugar que reúne edifícios importantes como catedrais e prédios administrativos. Em Cusco não é diferente e o local é utilizado para fins sociais desde o tempo dos incas, quando era chamada de “Haucaypata”, que significa “lugar do guerreiro” no idioma quéchua, falado pelos nativos da região. Aqui, a conquista de Cusco foi proclamada por Francisco Pizarro e a praça guarda outros edifícios de grande importância histórica regional.

Cusco - Catedral de Cusco
Cusco - Catedral de Cusco

Catedral de Cusco

Plaza de Armas

A Catedral de Cusco reúne características de diversas escolas arquitetônicas, além de contar com duas torres imponentes. Sua decoração interior é muito rica em esculturas de cedro e objetos de prata;

Cusco - Sacsayhuaman
Cusco - Sacsayhuaman

Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman

A 2 km a nordeste da cidade de Cusco

Distante apenas 2 km do centro da cidade, o Complexo Arqueológico de Sacsayhuaman abrange algumas das ruínas mais próximas de Cusco, que foram construídas no século XV por Pachacutec, um dos mais poderosos imperadores incas. Os historiadores divergem quanto à funcionalidade do lugar, que é aberto ao público. Há quem acredite que a área serviu como um santuário religioso e quem declare que o local teria sido uma edificação militar, de acordo com informações como a localização e o estilo de construção. Anualmente, no dia 24 de junho, o complexo é palco do Inti Raymi, um festival religioso inca em homenagem a Inti, o Deus Sol.

Compras em Cusco

Centro Artesanal de Cusco

Avenida El Sol, Cusco, Peru +51 84 269693

Para comprar os mais variados objetos artesanais, roupas, lhamas de pelúcia e indumentárias tipicamente peruanas, o local indicado é o Centro Artesanal de Cusco.

Mercado Central de San Pedro

Tupac Amaru, Cusco, Peru

O Mercado Central de San Pedro oferece frutas e legumes singulares, típicos da região andina. Vale a visita para descobrir diferentes variedades de milho. Roupas de lã de alpaca também podem ser encontradas no local.

O que levar

Cusco e Machu Picchu são locais de altitude elevada, que ficam em regiões montanhosas. É preciso utilizar calçados confortáveis e adequados para caminhar longas distâncias. Casacos leves podem ser uma boa opção, já que o tempo costuma ser um pouco mais ameno. Como os passeios são longos, recomenda-se levar uma mochila ou uma gym sack na mala.

Protetor solar
Chapéu
Casaco corta-vento
Mochila ou gym sack
Calçado esportivo

NAVEGUE PELO MAPA

BUSCAR PASSAGENS NA MULTIPLUS

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você