Cuenca

O que saber antes de viajar para Cuenca

Descubra o que não pode faltar em seu roteiro de viagem para Cuenca, no Equador, antes de fazer as malas

O Equador possui belas paisagens naturais, e cidades igualmente lindas, como Cuenca. O Rio Tomebamba, divide a parte antiga da parte moderna da cidade, que guarda uma arquitetura única e é acessada pelo Aeroporto Internacional Mariscal Lamar (CUE), além de ser considerada Patrimônio da Humanidade.

Caminhe pelo centro histórico para apreciar a charmosa arquitetura dos edifícios que abrigam bancos, lojas e algumas opções de hospedagem, além de todo o tipo de comércio. Para conhecer mais dessa localidade, não deixe de ir a pelo menos um museu, aproveitando que muitos deles possuem entrada gratuita. O Museu e Parque Arqueológico Pumapungo é um dos que mais chamam a atenção dos turistas.

Seu roteiro em Cuenca pode ficar ainda mais rico ao incluir atividades que não estão necessariamente na cidade, como as Águas Termais de Baños, que estão a 8km da cidade, e o Parque Nacional Cajas. Após cada passeio, vá a um dos restaurantes locais, onde poderá descansar e desfrutar de uma refeição típica.

Onde Ficar
Onde Comer

El Jardín

Calle Larga 6-93 y Antonio Borrero, Hotel Victoria, Cuenca, Azuay, Equador +593 7 282-7401

O restaurante El Jardín está às margens do Rio Tomebamba, o que possibilita que os clientes tenhamr uma vista apaixonante da natureza local. A casa abre das 12h às 15h e das 18h às 23h e é reconhecida por ter uma das melhores cartas de vinhos de Cuenca.

Saiba Mais

Casa Alonso

Simon Bolivar 12-55 y Calle Tarqui, Mansion Alcazar Boutique Hotel, Cuenca, Azuay, Equador +593 7 282-3889

Para ter uma experiência gastronômica requintada em Cuenca, visite o restaurante          Casa Afonso, que oferece aos seus clientes tanto a gastronomia equatoriana quanto a internacional. Talheres de prata, pratos artesanais e outros elementos únicos, como os objetos de arte na decoração, fazem desse restaurante um local especial na cidade.

Saiba Mais

Tiesto’s

Juan Jaramillo 4 - 89 y Mariano Cueva, Cuenca, Azuay, Equador +593 7 283-5310

O Tiesto’s surpreende em muitos quesitos, a começar pela apresentação criativa empregada em seus pratos, que incluem opções equatorianas. Peça o menu degustação para conhecer os sabores oferecidos pelo local, e não deixe de beber uma xícara de café para finalizar a experiência.

Saiba Mais
Onde Ir
Igreja da Imaculada Conceição, Cuendo.
Igreja da Imaculada Conceição, Cuendo.

Igreja da Imaculada Conceição

Centro de Cuenca, Cuenca, Azuay, Equador

A Igreja da Imaculada Conceição, catedral da cidade, é um belíssimo ponto turístico de Cuenca, tanto pelo seu exterior quanto interior, que possui detalhes em ouro. A visitação é gratuita, mas, para ter acesso a toda a história do lugar e suas torres, é possível fazer um tour guiado.

Museu e Parque Arqueológico Pumapungo
Museu e Parque Arqueológico Pumapungo

Museu e Parque Arqueológico Pumapungo

Calle Larga y Huayna Cápac s/n, San Blas, Cuenca, Azuay, Equador

O Museu e Parque Arqueológico Pumapungo possui um grande acervo etnográfico voltado para os povos que ajudaram a formar o que é o Equador hoje, com destaque para os Incas. Veja objetos, representação de casas, ruínas e obras de arte durante sua visitação, que é gratuita.

Amaru Bioparque

Autopista Cuenca-Azogues, km 10 ½, Cuenca, Azuay, Equador

Entre as atrações turísticas de Cuenca que podem ser aproveitadas por toda a família está o Amaru Bioparque, voltado para conservação e pesquisa de diversas espécies, além do esforço em educar o público a respeito de cada animal. O aprendizado obtido inclui, por exemplo, como nascem os leões e a importância do urso andino. As visitas podem ser feitas o ano todo, exceto nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Atrações ao Ar Livre em Cuenca

Parque Nacional Cajas

Cuenca, Azuay, Equador

O Parque Nacional Cajas é uma das grandes atrações turísticas de Cuenca ao ar livre. No local, desfrute de atividades como pesca e caminhada pelas trilhas, além de observar uma rica área verde por todos os lados.

Rio Tomebamba

Cuenca, Azuay, Equador

Na cidade, passeie pelas margens do Rio Tomebamba o máximo que conseguir, para conhecer as belezas que ele guarda à sua volta. A Puente Roto é um de seus pontos principais.

O que levar

Para sua viagem a Cuenca, tenha na mala um calçado confortável e roupas próprias para longos passeios. Um repelente pode ser útil nas atrações ao ar livre.

Óculos de sol

Protetor solar

Repelente

Roupas confortáveis

Tênis

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você