Cracóvia

Tudo o que você precisa saber sobre a Cracóvia

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cracóvia, na Polônia

Localizada às margens do rio Vístula, a Cracóvia remonta ao século 7, tendo sido um dos principais centros da vida acadêmica, cultural e artística polonesa, além de um dos polos econômicos mais importantes do país. Ela sofreu muito durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se a capital do Governo Geral da Alemanha. Atualmente, é conhecida como uma das cidades mais bonitas da Europa. Seu centro histórico, chamado de Stare Miasto, é Patrimônio Mundial pela UNESCO, assim como a magnífica Catedral de Wawel, construída em estilo românico, gótico e barroco.

Sua praça central, chamada de Praça do Mercado ou Rynek Glowny, é a maior da Polônia e um ponto de interesse turístico. Nela, está a Basílica St. Mary, construída originalmente no século 12 e reconstruída no século 14, e a Igreja de St. Adalbert, com mais de mil anos de história. O belo Cloth Hall, mercado local datado do século 13, possui em seu interior lojas de souvenirs e artesanato. Outras atrações são a Torre da Prefeitura e o Monumento a Adam Mickiewicz.

Há muito o que fazer na Cracóvia, como visitar o majestoso Castelo Real de Wawel, às margens do rio Vístula, um dos principais museus do país. Já o Museu da Universidade Jagellonia situa-se no Collegium Maius, prédio da antiga Universidade de Cracóvia, onde estudou Nicolau Copérnico. Seja no verão ou no inverno nevado, o Planty é um parque que deve ser visitado, possuindo 21 hectares de pura beleza.

Uma homenagem aos judeus que viveram na cidade durante o nazismo foi feita na Praça Bohaterów, onde também está um pedaço do muro do Gueto. Para entender um pouco mais dessa triste realidade, uma atração imperdível é o Museu Oskar Schindler. Outros museus importantes são o Museu Etinográfico e o Museu Arqueológico. Passeio obrigatório é o antigo bairro judeu Kazimierz e, claro, o Campo de Concentração de Auschwitz-Birkenau, distante apenas 50 km da cidade. A 11 km do centro da cidade, está o Aeroporto Internacional João Paulo II (PDL).

Onde Ficar
Holiday Inn Krakow City Centre
Holiday Inn Krakow City Centre

Holiday Inn Krakow City Centre

Wielopole 4
Radisson Blu Hotel, Krakow
Radisson Blu Hotel, Krakow

Radisson Blu Hotel, Krakow

17, Straszewskiego Street
Niebieski Art Hotel & Spa
Niebieski Art Hotel & Spa

Niebieski Art Hotel & Spa

Ul. Flisacka 3
Hotel Unicus Palace
Hotel Unicus Palace

Hotel Unicus Palace

ul. Florianska 28
Hotel Stary
Hotel Stary

Hotel Stary

Szczepanska 5
Featured Image
Featured Image

Novotel Krakow City West

Armii Krajowej 11
Featured Image
Featured Image

Hotel Kazimierz I

ul. Miodowa 16
Featured Image
Featured Image

Hotel Europejski

Lubicz 5
Featured Image
Featured Image

Vienna House Easy Cracow

Przy Rondzie 2
Featured Image
Featured Image

Demel Hotel

22 Glowackiego Str.
Featured Image
Featured Image

Hotel Florian

ul. Czerwonego Pradnika 19
Onde Comer

Old Town Restaurant Wine & Bar

Swietego Sebastiana 25, Kazimierz, Cracóvia, Polônia +48 12 429-2476

Especializado nas culinárias do leste europeu e polonesa, o requintado Old Town Restaurant Wine & Bar encontra-se no coração da cidade, oferecendo excelente comida, serviço amigável, atmosfera única e interior maravilhosamente decorado. O restaurante oferece não só o prazer da comida, mas também o de estar em um ambiente de classe. Seus premiados chefs são verdadeiros mestres, responsáveis por criar pratos feitos com ingredientes frescos e de alta qualidade.

Saiba Mais

Starka Restaurant

Jozefa 14, Cracóvia, Polônia +48 12 430-6538

O Starka Restaurant é especializado nas cozinhas polonesa, do leste europeu e da Europa Central. O restaurante oferece dois cômodos verdadeiramente acolhedores, com paredes vermelhas e aconchegantes cobertas por pinturas do artista Zille, além de boa música e luz de velas. Um lugar relaxante apoiado por deliciosos pratos, vodca tradicional local Starka e torta de maçã caseira.

Saiba Mais

Zielona Kuchnia

Ambrozego Grabowskiego 8/9, Malopolskie, Cracóvia, Polônia +48 12 634-5522

O Zielona Kuchnia escolhe cuidadosamente os ingredientes dos pratos preparados em sua “cozinha verde”, tal como seu nome, em polonês, sugere. O estabelecimento serve a melhor seleção de vegetais, frutas, carne orgânica, produtos de grãos e outras opções saudáveis.

Saiba Mais
Onde Ir
Catedral de Wawel
Catedral de Wawel

Catedral de Wawel

Wawel Hill, Cracóvia, Polônia

Construída em estilo românico, gótico e barroco, a Catedral Wawel foi reerguida no século 14, depois de ter sido destruída várias vezes. O Papa João Paulo II celebrou sua primeira missa como padre em sua cripta, em 1946, local, aliás, escolhido para sepultar os reis e alguns heróis nacionais. O Mausoléu de São Estanislau, padroeiro da Polônia, está no centro da nave da catedral, e na Capela de Sigismundo há um espaço renascentista decorado com estuques e pinturas.

Saiba Mais

Castelo Real de Wawel

Wawel Hill, Cracóvia, Polônia

Situado na Colina de Wawel, o Castelo Real de Wawel é um dos complexos arquitetônicos mais valiosos do mundo. Construído originalmente em estilo gótico, a primeira residência dos reis da Polônia adquiriu com o tempo um caráter renascentista. Em seu interior, destaca-se o Museu Catedralício João Paulo II, inaugurado pelo próprio papa e dispondo de diferentes objetos religiosos e valiosas insígnias reais, além da Caverna do Dragão, uma gruta com túneis de 270 metros de extensão.

Saiba Mais
Museu Oskar Schindler
Museu Oskar Schindler

Museu Oskar Schindler

Lipowa 4, Cracóvia, Polônia

O Museu Oskar Schindler ficou mundialmente famoso após o filme A Lista de Schindler. A atração abriga uma exposição permanente intitulada Cracóvia sob a Ocupação Nazi entre 1939 e 1945, em que o visitante pode ter uma ideia mais próxima do que significou a ocupação nazista na Cracóvia e a Segunda Guerra Mundial em si, com reconstruções, imagens e sons. Schindler conseguiu salvar mais de 1.200 pessoas da morte nos campos de concentração através de sua fábrica de panelas.

Saiba Mais
Praças
Praça do Mercado (Rynek Glowny)
Praça do Mercado (Rynek Glowny)

Praça do Mercado (Rynek Glowny)

Centro Histórico, Cracóvia, Polônia

A Praça do Mercado possui 40 mil metros quadrados, sendo a maior praça medieval da Europa, rodeada por casas burguesas, palácios antigos e muitas atrações turísticas.

Praça Bohaterów

Bohaterów Getta, Cracóvia, Polônia

A Praça Bohaterów era onde os judeus se reuniam para seguir até os campos de concentração. Hoje, ela homenageia esses judeus com 68 cadeiras vazias.

O que levar

Roupas pesadas no inverno e roupas mais leves no verão. Um casaco-corta vento é bom em todas as estações.

Casaco corta-vento
Roupas leves
Casaco pesado
Luvas, gorro e cachecol
Calçado esportivo

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você