Cluj-Napoca

Viagem para a Romênia: o que fazer em Cluj-Napoca

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cluj-Napoca, na Romênia

A Romênia está localizada no norte da Península dos Balcãs e na costa ocidental do Mar Negro. O país é o sétimo membro mais populoso da União Europeia, enquanto a segunda maior cidade da nação é Cluj-Napoca, capital da histórica região da Transilvânia.

Construída nas margens do rio Someşul Mic, a cidade também é cruzada por riachos e canais. Uma flora variada cresce no Jardim Botânico de Cluj-Napoca, o que garante um passeio dos mais agradáveis. Outros parques importantes são o Cheile Turzii, o Iulius Park, o Central Park e o Parque da Ópera, que fica atrás do prédio da Ópera Romena de Cluj-Napoca.

Um grande número de castelos rodeia os campos em torno da cidade, com destaque para o Bonţida Bánffy Castle. Construída entre 1923 e 1933, a Catedral Metropolitana Ortodoxa (Dormition of the Theotokos Cathedral) é imperdível. Outras igrejas como a St. Michael’s Church e a Franciscan Church também merecem uma visita. O King Matei Corvin Statue é um monumento imponente em homenagem ao filho ilustre da cidade. Para admirar a localidade do alto, a dica é o Cetatuia Hill.

Entre os museus, destacam-se o Museu Nacional de Arte, o Museu da Farmácia, onde funcionou a quarta farmácia do país, e o Museu Etnográfico da Transilvânia, situado na Floresta Hoia-Baciu. O Teatro Nacional Cluj-Napoca é outra atração, sendo uma edificação em estilo barroco esplêndida, tanto externa quanto internamente.

Há ainda a Universidade Babeş-Bolyai, que recebe grande número de estudantes estrangeiros devido a sua boa reputação, e, para compras, o local é o centro comercial VIVO Cluj-Napoca, visita que já vale pela beleza arquitetônica do edifício.

O Aeroporto Internacional de Cluj (CLJ) está a 9 km do centro da cidade.

Onde Ficar
Onde Comer

Tokyo Japanese Restaurant

Strada Profesor Marinescu Gheorghe 5, Cluj-Napoca, Romênia +40 759 02-0024

O master sushi chef Tsuchiya Naofumi e sua equipe comandam um dos restaurantes mais conceituados de Cluj-Napoca. O Tokyo Japanese Restaurant é uma viagem gourmet à Tóquio, com um cardápio à la carte que inclui grande variedade de pratos clássicos da culinária nipônica. A preparação do sushi é feita em frente ao cliente, com ingredientes frescos e de qualidade única.

Saiba Mais

Via Restaurant

Strada Micu Klein Inocentiu 6, Cluj-Napoca, Romênia +40 264 59-3220

O Via Restaurant encontra-se instalado em um monumento arquitetônico barroco do século 18. Seu cardápio oferece ótima variedade de pratos feitos com ingredientes frescos, em uma cozinha baseada na gastronomia italiana e da Europa Central. O estabelecimento conta também com uma seleção abrangente de vinhos finos de vários países.

Saiba Mais

Matei Corvin

Strada Matei Corvin 3, Cluj-Napoca, Romênia +40 264 59-7496

O Matei Corvin é um restaurante tradicional transilvano localizado no coração de Cluj-Napoca, oferecendo uma comida muito interessante e deliciosa, além de uma atmosfera absolutamente familiar. Em seu cardápio, destaca-se um prato tipicamente romeno, feito de frango com páprica e mămăligă (farinha de milho), acompanhado com salada crunchy.

Onde Ir
Estátua Rei Matei Corvin.
Estátua Rei Matei Corvin.

Estátua Rei Matei Corvin

Piata Unirii, Cluj-Napoca, Romênia

Em 1894, as autoridades criaram uma estátua de bronze em memória do rei Matei Corvin, para comemorar seus 450 anos de nascimento e 400 anos de morte. Matei é filho ilustre de Cluj-Napoca. Um olhar íntimo sobre a estátua revela a presença, dentre os generais que se entregaram a Matei, de um oficial da Moldávia. O monumento está localizado na praça central da cidade, em frente à catedral.

Saiba Mais
Catedral Metropolitana Ortodoxa.
Catedral Metropolitana Ortodoxa.

Catedral Metropolitana Ortodoxa

Piața Avram Iancu, Cluj-Napoca, Romênia

Construída entre 1923 e 1933, a Catedral Metropolitana Ortodoxa, também conhecida como Nossa Senhora da Assunção, é o templo mais importante de Cluj-Napoca. A edificação, em estilo bizantino, conta com uma elegante fachada flanqueada por duas torres. Com 64 metros de altura, foi construída com concreto armado e tijolos, além de pedras extraídas das cidades vizinhas de Baciu e Bampotoc. A cúpula principal é inspirada na cúpula da Basílica de Santa Sofia, em Istambul, cercada por quatro torres menores ao estilo Brancovenesco romeno.

Central Park

Strada Cardinal Hossu Iuliu, Cluj-Napoca, Romênia

O Central Park está localizado no antigo Ants Paddy e tem uma paisagem rica em água e vegetação. Em 1886, o parque passou para a administração da prefeitura, que nas décadas seguintes construiu no local um casino, um pavilhão de pista de gelo e uma fonte artesiana. O espaço agora é o lar da Universidade de Artes e Design e da Faculdade de Química da Universidade Babeş-Bolyai e uma das principais atrações de Cluj-Napoca.

Saiba Mais
Museus

Museu da Farmácia

Piata Unirii 28, Cluj-Napoca, Romênia

O Museu da Farmácia está alojado em um edifício de arquitetura renascentista, espaço onde funcionou a primeira farmácia da cidade e a quarta do país, aberta ao público em 1573.

Museu Etnográfico da Transilvânia

Strada Memorandumului 21, Cluj-Napoca, Romênia

O Museu Etnográfico da Transilvânia está em um edifício do século 16, dispondo de uma área ao ar livre com uma bela igreja de madeira típica da região e casas tradicionais.

O que levar

Roupas pesadas no inverno e roupas mais leves no verão, assim como protetor labial para o frio e protetor solar para o calor.

Calçado esportivo

Casaco pesado

Luvas, gorro e cachecol

Protetor labial e/ou solar

Roupas leves

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você