Chennai

Dos templos à indústria do cinema: a multicolorida Chennai

Belezas históricas e a boa comida fazem desse lugar um dos mais requisitados do mundo

Se você está prestes a decidir um novo roteiro turístico que alie cultura a monumentos incríveis, considere uma viagem para Chennai, capital e maior cidade do estado de Tamil Nadu. Repleta de templos, estátuas hindus, museus e praia, é um dos maiores centros culturais, econômicos e educacionais do sul da Índia. Além disso, é considerada a segunda maior indústria do cinema indiano, a Kollywood.

Não param por aí as classificações positivas alcançadas por Chennai. Em 2015, foi nomeada pela BBC (British Broadcasting Corporation) uma das melhores cidades para visitar e viver, em razão do mix de valores modernos e tradicionais que apresenta.

A gastronomia também foi alvo de elogios pela equipe da National Geographic, que classificou a comida como a segunda melhor do mundo. Em outubro de 2017, toda musicalidade da cidade recebeu um importante reconhecimento ao ser adicionada à lista da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

São muitos, então, os motivos que levam a conhecer Chennai e um deles é o templo hindu Kapaleeshwar, construído em torno do século VII, em arquitetura dravídica. É impressionante perceber a altura dos monumentos multicoloridos e a arquitetura poética deste santuário. Fiéis cantam mantras enquanto visitam o templo, em um ritual religioso quase que diário.

É importante saber que os sapatos devem ser deixados de fora do templo e alguns lugares não permitem fotografias e filmagem. Você tem a opção de contratar um guia oficial, que lhe dará mais informações.

Chennai também é palco de grandes eventos, com destaque para o Festival Internacional de Cinema, organizado pela Indo Cine Appreciation Foundation e por diversas empresas apoiadoras. O objetivo é transmitir toda a expressão dessa rica cultura por meio das telas, promovendo amizade e cooperação entre os povos do mundo. Organizada desde 2002, a mostra traz filmes internacionais e indianos, exibindo mais de 100 filmes.

Mas se engana quem pensa que esse é o setor que mais movimenta capital na cidade. Chennai é importante pólo industrial nos setores automobilístico, de informática, tecnologia, fabricação de hardware e saúde, tanto que foi batizada de Detroit da Índia.

O município conta com o Aeroporto Internacional de Chennai (MAA), inaugurado há quase cinco anos.

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Crowne Plaza Chennai Adyar Park

132 TTK Road - Alwarpet
Featured Image
Featured Image

WelcomHotel Chennai- Member ITC Hotel Group

10 Cathedral Street
Featured Image
Featured Image

Grand Chennai by GRT Hotels

120, Sir Thyagaraya Road
Featured Image
Featured Image

Trident, Chennai

1-24 G S T Road
Featured Image
Featured Image

Radisson Blu Hotel Chennai

531 Gst Road, St.thomas Mount
Hotel Savera
Hotel Savera

Hotel Savera

No.146, Dr. Radhakrishnan Salai
Featured Image
Featured Image

Radha Regent

171 J N Salai
Onde Comer

Avartana

ITC Grand Chola Hotel, 63, Anna Salai, Guindy, Chennai 600032, Índia +91 44 2220-0000

Avartana cria uma mistura única da versão tradicional e da versão progressiva da culinária do sul da Índia, enraizada nos sabores e aromas de suas especiarias, as reinventando e redefinindo. As ofertas do restaurante são de grande variedade, agradando a todos os paladares, incluindo os vegetarianos e veganos.

Saiba Mais

Wild Garden – The Café at Amethyst

No 28, Whites Road, Royapettah, Chennai, Royapettah, Central Chennai, Chennai, Tamil Nadu 600014, Índia +91 44 4599-1633

Amethyst é o local que abriga uma boutique que apresenta o melhor do design indiano, uma requintada loja de flores e um café em seu jardim. Diante das opções, oferece pratos de sabores europeus bem-executados, que variam entre quiches, massas, sanduíches, crepes, saladas criativas, pratos especiais do dia, cafés da manhã e chás da tarde.

Saiba Mais

Dakshin

Crowne Plaza Chennai Adyar Park, 132, TTK Road, Chennai, Tamil Nadu, Índia +91 44 2499-4101

O restaurante, que se encontra dentro do hotel Crowne Plaza, possui cozinha autêntica, buscando representar as regiões do sul da Índia. Sua decoração, com um toque de realeza, faz jus à comida, que lidera o ranking gastronômico de Chennai, com destaque para o famoso chutney da casa.

Onde Ir
Templo Kapaleeshwar, Chenai.
Templo Kapaleeshwar, Chenai.

Templo Kapaleeshwar

Mylapore, Chennai 600004, Índia

Templo de adoração à Shiva, possui numerosos santuários e salas, sendo os de Kapaleeswarar e Karpagambal os mais notáveis. O Templo Kapaleeshwar tem seis rituais diários, em diversos horários entre 5h30 e 22h, além de quatro festivais anuais em seu calendário. O festival de Arubathimooval, celebrado durante o mês tâmil de Panguni, é o mais importante do templo.

Praia de Elliot, Chenai.
Praia de Elliot, Chenai.

Praia de Elliot

Near Besant Nagar, Chennai, Índia

Uma das praias mais famosas da região, e o local perfeito para escapar da loucura da cidade. De clima agradável e águas limpas, possui diversos restaurantes ao redor. É uma ótima opção para passear, caminhar, relaxar, comer e fotografar.

Museu Click Art

159, 5/108 5/108, SH 49, Akkarai, Injambakkam, Chennai, Tamil Nadu, Índia

Perfeito para quem ama registros fotográficos, a atração é o primeiro museu 3D interativo e de trick art da Índia. Lá, a arte deixa de ser algo divino e distante para se tornar divertida e experimental. E, mais importante, o museu só se torna completo com a interação entre a obra e o espectador. Também conhecido como arte óptica ou arte 3D, o museu apresenta imagens bidimensionais que dão a ilusão da terceira dimensão, pintadas em ângulos inteligentes.

O que levar

Leve apenas roupas leves para o clima quente e seco, principalmente se for viajar entre os meses de dezembro e março. Além disso, como ato de respeito aos valores religiosos e culturais do país, não é recomendado que turistas mulheres usem roupas muito curtas ou justas. Coloque também na mochila:

Garrafa de água

Protetor solar

 

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você