Cazã

Viagem para Rússia: o que fazer em Cazã

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cazã, na Rússia

A Rússia possui 85 subdivisões, sendo uma delas a República do Tartaristão, território onde fica Cazã, capital da região a 819 km de distância de Moscou. O município é servido pelo Kazan International Airport (KZN), cerca de  25 km distante do centro.

Cazã, na Rússia, durante o inverno.
Cazã, na Rússia, durante o inverno.

O turismo tem sido uma excelente porta de entrada para a localidade, que tem como principal atração o Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin de Cazã, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Dentro do complexo do Kremlin, há magníficos pontos de interesse, como a Mesquita Kul Sharif, construída originalmente no século 16, e a Catedral da Anunciação, erguida entre 1561 e 1562, com seis colunas e cinco cúpulas, além da Torre Suyumbike, com sete andares e 58 m de altura, levantada em homenagem à última rainha de Cazã.

 

Caminhando pela cidade, se vê a magnífica Catedral dos Apóstolos Pedro e Paulo, um exemplo notável da arquitetura barroca do século 18.

O suntuoso Palácio da Agricultura, erguido em 2010, é mais uma edificação que rouba a cena na paisagem local, com influência das arquiteturas imperial e classicista.

Já no estilo tradicional russo, com fachada e cúpulas coloridas, surge o Templo de Todas as Religiões, atração que fica mais distante da região central. Há também o Museu Nacional da República do Tartaristão, um edifício magnífico que abriga mais de 910 mil itens com coleções de história antiga e medieval.

No Museu da Vida Soviética, o visitante conhece um pouco da antiga União Soviética.

Mesquita Kul Sharif.
Mesquita Kul Sharif.

Para pinturas, trabalhos gráficos e esculturas, o local indicado é o Museu Estadual de Belas Artes da República do Tartaristão. As estações de metrô de Cazã, assim como em Moscou e São Petersburgo, são verdadeiras galerias de arte.

Outro ponto de interesse na cidade é a Universidade Federal De Cazã, também situada em um prédio majestoso e que acomoda o Museu de História e estátuas de importantes figuras históricas do país.

Na natureza, o destaque fica para os Lagos Azuis de Cazã, um paraíso para os fãs de mergulho em meio a muito verde.

Aos apaixonados por futebol, a Arena Cazã é um dos modernos estádios da Rússia. E para passear sem pressa, a Rua Baumana com seus cafés e restaurantes é o local indicado.

Onde Ficar
Mirage Hotel
Mirage Hotel

Mirage Hotel

Moskovskaya Street 5
Hotel Art
Hotel Art

Hotel Art

ul. Ostrovskogo, 33
Ramada Kazan City Center
Ramada Kazan City Center

Ramada Kazan City Center

39 Chernyshevskogo Street
Riviera
Riviera

Riviera

1, F. Amirkhana str.
Onde Comer

Malabar

13 Malaya Krasnaya, Cazã, Rússia +7 843 236-7433

O Malabar é um restaurante indiano que se classifica como um dos mais concorridos de Cazã. Seu menu também é especializado nas cozinhas russa e europeia. O estabelecimento oferece pratos tanto para quem busca um estilo de vida saudável quanto para quem procura diferentes experiências gastronômicas. Destaque para as opções de shitake, salada com filé de frango e bakra, uma sopa de cordeiro, além de pratos à base de peixe.

Saiba Mais

Priyut Kholostyaka

27A Chernyshevskogo, Cazã, Rússia +7 843 292-0771

O Priyut Kholostyaka serve excelentes pratos das cozinhas europeia e asiática, sem deixar de lado a gastronomia regional. Opções como sushi e strudel, por exemplo, são encontrados em seu menu. O restaurante está situado em uma antiga mansão de teto abobadado no centro histórico de Cazã, dispondo de um ambiente calmo e sofisticado.

Saiba Mais

Khleb i Vino

38 Ostrovskogo, Cazã, Rússia +7 843 236-6144

Especializado na cozinha europeia, o Khleb i Vino serve ótimas carnes e frutos do mar. Seu cardápio é sazonal, contando com sopas tradicionais frias durante o verão. Como o próprio nome sugere, o vinho é um dos itens principais do restaurante, que oferece ótimos rótulos internacionais.

Saiba Mais
Onde Ir
Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin de Cazã.
Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin de Cazã.

Complexo Arquitetônico e Histórico do Kremlin de Cazã

Kremlin, Cazã, Rússia

O Kremlin de Cazã foi construído no reinado de Ivan, o Terrível, e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2000. Seu espaço interno é uma fortaleza medieval com edifícios e monumentos que datam do século 16 ao 19. Muitos desses prédios acomodam museus importantes do país. Entre as atrações históricas, destacam-se a Mesquita Kul Sharif, a Catedral da Anunciação e a Torre Suyumbike. O Kremlin de Cazã é o único exemplo de uma síntese conceitual dos estilos arquitetônicos russos e tártaros.

Saiba Mais
Mesquita Kul Sharif.
Mesquita Kul Sharif.

Mesquita Kul Sharif

Kremlin, Cazã, Rússia

Em meio a excelentes atrações no Kremlin de Cazã, a Mesquita Kul Sharif é considerada visita obrigatória. O local não é mais uma organização religiosa, mas uma reserva histórica. A edificação foi erguida originalmente no século 16 e reconstruída no final do século 20, após ser destruída por um incêndio. Ela conta com influência da tradicional arquitetônica tártara com uma interpretação moderna. Sua fachada e torres são brancas e as cúpulas azuis. O interior abriga belíssimos vitrais, ornamentos de mosaico, obras de arte folheadas a ouro e tapetes persas. O local hospeda ainda galerias de fotos e o Museu do Islã.

Saiba Mais
Catedral dos Apóstolos Pedro e Paulo.
Catedral dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Catedral dos Apóstolos Pedro e Paulo

Musy Dzhalilya Street, 21, Cazã, Rússia

A Catedral dos Apóstolos Pedro e Paulo é mais uma edificação fantástica, um exemplo notável de arquitetura barroca russa do século 18 e uma das mais belas catedrais da Rússia. A maioria dos especialistas em arte acredita que as decorações do templo são semelhantes às utilizadas na Ucrânia na primeira metade do século 18. O templo é consagrado em honra do czar Pedro I da Rússia e foi visitado por todos os convidados famosos de Cazã, como o poeta russo Alexander Pushkin.

Dicas Extras

Museu Nacional da República do Tartaristão

2 Kremlevskaya Street, Cazã, Rússia

O Museu Nacional da República do Tartaristão abriga mais de 910 mil itens em seu acervo, possuindo uma coleção de 270 mil peças relacionadas à história antiga e medieval. Destaque para um acervo referente à Idade do Bronze, além de coleções egípcias, clássicas e do Extremo Oriente.

Museu da Vida Soviética

39 Ostrovskogo, Cazã, Rússia

O Museu da Vida Soviética é um dos mais populares em Cazã, contando com roupas, livros, jornais, acessórios escolares, eletrodomésticos, cartazes, brinquedos e outras curiosidades referentes ao período da União Soviética.

O que levar

Se a viagem for durante o inverno, é necessário levar o máximo de roupas pesadas possível para enfrentar temperaturas muito baixas, inclusive calçadas para neve e protetor labial. Já no verão, são recomendadas roupas mais leve e calçado confortável para caminhar bastante pelas ruas, mas sem deixar de lado um casaco ou agasalho.

Agasalho e casaco mais leve

Calçado para neve e calçado esportivo

Casacos pesados

Gorro, luvas e cachecol

Roupas leves

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você