Campeche

Viagem para o México: o que fazer em Campeche

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Campeche, no México

Localizada na Península de Yucatán, a cidade de Campeche é a capital do estado de mesmo nome. Sua fama se dá por ser a única cidade murada do México, assim como um dos mais belos municípios coloniais do país, o que a fez ser declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1999.

Além de ter um porto colonial encantador, Campeche conta ainda com vários centros cerimoniais maias e reservas naturais.

Caminhar sem rumo pelo Centro Histórico, em meio a suas vielas e casas coloridas, é um dos passeios mais agradáveis na cidade. A região murada pode ser acessada pela Puerta de Mar ou pela Puerta de Tierra.

Os bairros residenciais de San Román, Guadalupe e San Francisco escondem mansões senhoriais com tetos altos, varandas enfeitadas e portas que ostentam majestosos arcos.

A Catedral de Campeche é outro ponto magnífico, assim como a histórica Igreja de San Román e o Jardim Botânico X’much Haltun, que esbanja natureza.

 

Pelo Malecón, o calçadão de Campeche, pode-se passear tranquilamente à beira de uma linda orla, onde há um letreiro colorido com o nome da cidade para turistas fotografarem.

O El Palacio Centro Cultural, o Museu da Arquitetura Maia e o Museu Arqueológico de Campeche, localizado no Forte de San Miguel, construído no século 17, são imperdíveis. E são visitas obrigatórias os sítios arqueológicos de Edzná, o mais próximo do município, Balamkú e Calakmul, a maior cidade maia já descoberta.

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional de Campeche (CPE).

Onde Ficar
Casa Don Gustavo Boutique Hotel
Casa Don Gustavo Boutique Hotel

Casa Don Gustavo Boutique Hotel

Calle 59 No 4
Hotel Plaza Campeche
Hotel Plaza Campeche

Hotel Plaza Campeche

Calle 10, 126 - San Francisco de Campeche
Gamma by Fiesta inn Campeche Malecón
Gamma by Fiesta inn Campeche Malecón

Gamma by Fiesta inn Campeche Malecón

Av. Ruiz Cortines No. 51 - Col. Centro
Hotel Plaza Colonial
Hotel Plaza Colonial

Hotel Plaza Colonial

Calle 10 no. 15 Col. Centro
Onde Comer

La Pigua

Avenida Miguel Aleman, nº 179A, Campeche, México +52 981 811-3365

O premiado La Pigua, especializado na cozinha mexicana e em pratos à base de frutos do mar, é considerado o melhor restaurante da cidade na arte de preparar e servir mariscos. A atmosfera de tranquilidade, juntamente com a simpatia e o bom tratamento de Francisco Hernández Romero, proprietário do restaurante, fez com que a reputação do La Pigua se expandisse por Campeche.

Saiba Mais

La Parrilla Colonial

Calle 59, nº 8 e 10, Centro Histórico, Campeche, México +52 981 127-1162

Considerado um dos melhores restaurantes de Campeche, o La Parrilla Colonial, como o próprio nome aponta, é especializado em todos os tipos de parillas mexicanas, mas com um toque gourmet. Uma das sugestões da casa é uma combinação de frutos do mar, como polvo, camarão e peixe. Sua localização é perfeita para uma caminhada pelo centro histórico da cidade.

Marganzo

Calle 8, 267, Campeche, México +52 981 811-3899

O respeitado Marganzo é um ótimo lugar para experimentar pratos locais e aproveitar a cultura de Campeche. Seu menu é abastecido com os pratos mais tradicionais da cozinha regional. No entanto, o restaurante é muito concorrido entre os grandes grupos turísticos, o que torna necessário reserva. As atendentes, além de simpáticas, vestem-se com roupas típicas, o que torna a experiência ainda mais interessante.

Saiba Mais
Onde Ir
Centro Histórico de Campeche.
Centro Histórico de Campeche.

Centro Histórico de Campeche

Centro Histórico, Campeche, México

Em 1999, Campeche foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, muito por conta de seu magnífico centro histórico. As casas coloniais coloridas são o charme local, com destaque para as ruas Calle 59 e Calle 63. A cidade foi fundada em 1540 e, por ter sido o porto mais importante da Península de Yucatán, foi cercada de muralhas a fim de se proteger contra os ataques de piratas. Nessa área, ainda há a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, a Praça da Independência, restaurantes, bares e lojas de artesanato.

Catedral de Campeche.
Catedral de Campeche.

Catedral de Campeche

Calle 55, s/n, Campeche, México

A Catedral de Campeche, erguida entre os anos de 1650 e 1760 em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, é um edifício em estilo barroco com características neoclássicas. Nela, estão abrigadas figuras de arte sacra, com destaque para a obra “O Santo Enterro”: um caixão com a figura de Cristo carregado pelas principais ruas da cidade durante a sexta-feira santa.

 

Sítio Arqueológico de Edzná.
Sítio Arqueológico de Edzná.

Sítio Arqueológico de Edzná

Valle de Edzna, Carretera 180, Campeche, México

A apenas 55 km de distância do centro de Campeche está o Sítio Arqueológico de Edzná, uma das atrações mais visitadas da região. Esse povoado maia pré-colombiano tinha extensão média de 25 km². A Grande Acrópole, uma das construções mais incríveis disponíveis no sítio, é um grande espaço quadrangular em que se destacam várias estruturas monumentais, como o Edifício Five Floors, formado por uma base piramidal de cinco andares com inúmeros quartos voltados para o exterior, além de uma construção na parte superior, que constitui o templo propriamente dito.

Dicas Extras

El Palacio Centro Cultural

Calle 8, nº 257, Plaza Principal, Centro Histórico, Campeche, México

O El Palacio Centro Cultural é um museu que retrata a história de Campeche, com exposições sobre os maias.

Museu Arqueológico de Campeche

Arq. Claudia Elena Escalante Diaz, Campeche, México

O Museu Arqueológico de Campeche conta com coleções sobre a civilização calakmul, além de registros relacionados à civilização maia.

O que levar

O clima em Campeche é quente e úmido, o que sugere roupas leves e protetor solar. Um casaco corta-vento e um agasalho são essenciais para os meses de inverno. Por ser um destino com sítios arqueológicos e pontos turísticos próximos, é indispensável o uso de calçado esportivo – assim como um calçado extra, por segurança.

Boné ou chapéu

Calçado esportivo

Casaco corta-vento ou agasalho

Protetor solar

Roupas leves

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você