voe com

Cajamarca

Viagem para o Peru: descubra o que fazer em Cajamarca

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Cajamarca, no Peru

Cenário dos últimos momentos do império inca, a peruana Cajamarca é a capital e a maior cidade da província de mesmo nome e um importante centro cultural e comercial do norte dos Andes. Sua história é marcada pela Batalha de Cajamarca, quando o Império Inca foi derrotado por invasores espanhóis.

Um dos pontos turísticos mais importantes da região são os Baños del Inca, atração centrada em um Spa que utiliza água de fontes termais. A paisagem da região oferece paredes naturais perfeitas para escalada em rocha, onde se destacam as localidades de Llacanora e Cânion de Sangal.

Visual de Cajamarca, no Peru.
Visual de Cajamarca, no Peru.

O Sítio Arqueológico de Cumbemayo está rodeado por um bosque de pedras, contando com ruínas de um aqueduto pré-inca de 8 km de comprimento, enquanto as Janelas de Otuzco formam uma superfície rochosa de origem vulcânica em filas consecutivas.

Já dentro da cidade de Cajamarca, a Catedral ou Igreja Matriz Santa Catarina, em estilo barroco, é visita obrigatória, assim como a Igreja de São Francisco, edificada em 1699 com pedras lavradas.

O Conjunto Monumental Belém, um complexo arquitetônico do século 18, e o Conjunto Monumental La Recoleta, da segunda metade do século 17, são magníficos.

Já o Mirante Natural Santa Apolônia é um ponto estratégico para apreciar a cidade e o vale de Cajamarca.

O Quarto do Resgate é o local onde Atahualpa foi aprisionado e o único vestígio de arquitetura inca no município. A Plaza de Armas, no centro histórico, é o coração de Cajamarca.

O Museu do Sítio Kuntur Wasi, o Museu de Arte Religiosa São Francisco de Assis, o Museu Arqueológico e Etnográfico e a Casa Museu Nicolas Puga completam as atrações.

O Aeroporto Mayor General FAP Armando Revoredo Iglesias (CJA) atende à região.

Onde Ficar
Onde Comer

Restaurante Salas

Jiron Amalia Puga 637, Cajamarca, Peru +51 76 36-2867

O Restaurante Salas dispõe de um mobiliário confortável e ambiente harmonioso, sendo local ideal para desfrutar da melhor comida peruana em Cajamarca. As novas tendências se reúnem no Salas, que oferece uma proposta que integra muitos sabores para criar os pratos mais inesperados.

Paprika Restaurante

Jiron Cruz de Piedra 707, Cajamarca, Peru +51 76 34-3434

Localizado no hotel Wyndham Costa del Sol Cajamarca, o Paprika Restaurante é como se fosse uma casa peruana humilde, mas com coração generoso. Saboroso e cheio de aromas, o estabelecimento conta com um conceito moderno que mantém sua identidade peruana através dos pratos típicos.

Saiba Mais

Sanguchon

Junin 1137, Cajamarca, Peru +51 79 34-3066

O Sanguchon é um restaurante simples especializado na tradicional cozinha peruana e também em lanches especiais. O estabelecimento busca oferecer sensações, sentidos e sabores que enchem o paladar com os melhores ingredientes locais, escolhidos com sabedoria e combinados de forma única.

Onde Ir
Catedral ou Igreja Matriz Santa Catarina.
Catedral ou Igreja Matriz Santa Catarina.

Catedral ou Igreja Matriz Santa Catarina

Plaza de Armas, Cajamarca, Peru

A construção da belíssima Catedral de Cajamarca se deu no século 17, sendo uma das amostras mais destacadas do barroco peruano. Ela possui uma fachada que combina harmoniosamente colunas, cornijas e nichos finamente entalhados. Em suas três naves, destacam-se o altar-mor e o púlpito, ambos esculpidos em madeira e folheados a ouro. A consagração do templo ocorreu em 27 de outubro de 1762.

Saiba Mais
Baños del Inca.
Baños del Inca.

Baños del Inca

Baños del Inca District, Cajamarca, Peru

Os Baños del Inca estão localizados a cerca de 6 km a leste de Cajamarca. Esse complexo de banhos alimentados por fontes termais remonta ao tempo do Império Inca. Acredita-se que os minerais têm propriedades curativas. De longe já é possível ver o vapor das águas subindo, dando a impressão de se estar próximo de um geyser. O local costuma ser concorrido aos finais de semana.

Quarto do Resgate.
Quarto do Resgate.

Quarto do Resgate

Jiron Amalia Puga 750, Cajamarca, Peru

O Quarto do Resgate é o único vestígio verdadeiro da arquitetura inca que se tem notícia na cidade. Ele foi construído em pedra, com os muros ligeiramente inclinados para dar-lhe a forma trapezoidal, característica das edificações de tal civilização. Lá, Atahualpa foi mantido em cárcere por mais de oito meses. O imperador ofereceu ao conquistador Francisco Pizarro um quarto duas vezes cheio de prata somado a um com ouro para obter sua liberdade, mas o espanhol preferiu matá-lo.

Dicas Extras

Conjunto Monumental Belém

Jiron Belén Cdra. 6, Cajamarca, Peru

O Conjunto Monumental Belém é um complexo arquitetônico barroco do século 18, dispondo de uma igreja, o Museu Médico e o Museu Arqueológico e Etnográfico.

Conjunto Monumental La Recoleta

Avenidas El Maestro e Los Héroes, Cajamarca, Peru

O Conjunto Monumental La Recoleta data do século 17, sendo composto pela igreja e o convento, com uma fachada em forma de retábulo plateresco neoclássico e elegantes campanários.

O que levar

Cajamarca tem clima semiárido temperado, com inverno suave e verão quente e chuvoso em fevereiro. À noite, a temperatura costuma cair. Portanto, combinar roupas leves com roupas mais quentes é indispensável. Por possuir atrações em meio a sítios arqueológicos, protetor solar e labial, calçado esportivo e uma mochila são importantes.

Calçado esportivo

Mochila ou gym sack

Protetor solar e labial

Roupas leves

Roupas quentes

BUSCAR PASSAGENS NA MULTIPLUS

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você