Caiena

Conheça Caiena, um pedaço da França na América do Sul

Capital da Guiana Francesa já foi parte do Brasil e guarda importantes polos históricos

Um pedaço da França e da União Europeia encravado na América do Sul, Caiena é a cidade mais importante e capital da Guiana Francesa, além de ser uma importante base de lançamento de satélites e foguetes no continente. Foi anexada ao Brasil durante um período a à França depois do Congresso de Viena.

A beleza estonteante de suas florestas, que fazem parte do Planalto das Guianas, confere à capital e ao departamento um rico cenário a ser explorado. Entre os passeios turísticos na natureza, estão os Pântanos de Caw, que conta, em seu roteiro, com passeio de barco pelos rios locais e caminhados por suas margens. Nesse percurso, é possível avistar inúmeras plantas e animais selvagens da rica fauna e flora locais.

Caiena, na Guiana Francesa.
Caiena, na Guiana Francesa.

Por ser colônia francesa até 1946, a cidade recebeu inúmeros prisioneiros políticos expatriados da metrópole, que foram confinados em prisões e fortalezas, como as construídas na Ilha do Diabo, parte do arquipélago das Ilhas da Salvação.

A visita ao local é restrita, mas um passeio de barco pela costa permite ver o cenário selvagem em que os presos eram mantidos. Na Ilha Real, vizinha à do Diabo, é possível descer e nadar em suas praias quase intocadas e paradisíacas.

Na área urbana de Caiena, é bacana passear pela Praça das Palmeiras, que é cercada de restaurantes.

Em uma visita ao Museu do Departamento Alexandre-Franconie, o visitante pode conhecer mais sobre a história local e sobre as várias culturas que se misturam na cidade. É possível encontrar obras de arte que trazem um pouco da cultura francesa, crioula e indígena.

O Forte Diamante foi construído como uma das principais defesas da cidade, no passado, e é uma atração interessante a ser visitada, pois é parte importante da história do nosso continente. Para fechar, dá para tirar uma tarde de descanso no belíssimo Jardim Botânico de Caiena, que abriga flores, plantas e jardins deslumbrantes.

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional de Rochambeau (CAY).

Onde Ficar
Onde Comer

Restaurant Paris Caiena

59 Rue Lalouette, Centre Ville, Caiena, Guiana Francesa, França +594 594 31 76 17

Todo o sabor da famosa gastronomia francesa está disponível no Paris Caiena, um sofisticado restaurante da capital. Peixes, carnes e saladas fazem parte do ótimo menu e os vinhos são selecionados para harmonizar com a refeição e a tornar ainda mais especial. A equipe de funcionários é prestativa, com serviço muito elogiado.

Saiba Mais

Le Partagas

42 Rue Samuel Lubin, Caiena, Guiana Francesa, França +594 594 31 76 44

Com pratos da gastronomia francesa e temperos latinos, Le Partagas conta com um saboroso menu, preparado com ingredientes frescos e molhos suculentos. Suas sobremesas trazem o charme da Europa para a América do Sul. Seu ambiente acolhedor e refinado é ideal para quem gosta de requinte à mesa.

Onde Ir
Museu do Departamento – Alexandre-Franconie.
Museu do Departamento – Alexandre-Franconie.

Museu do Departamento – Alexandre-Franconie

1 Av. Du General Charles de Gaulle, Caiena, Guiana Francesa, França +594 594 29 59 14

Esse importante museu é depositário de registros históricos e arqueológicos, além de obras de arte e estátuas das diferentes etnias que compõem a Guiana Francesa. É possível ver peças de influência europeias, crioulas e indígenas. É um ponto de parada obrigatório para conhecer a riqueza cultural do departamento francês.

Ilhas da Salvação

Litoral de Caiena, Guiana Francesa, França

Essas ilhas, localizadas na costa da capital, guardam inúmeras belezas naturais e um assombroso passado. O local era utilizado como penitenciária para expatriados da metrópole, que eram confinados em presídios insalubres. A Ilha do Diabo, que faz parte do conjunto da Salvação, abrigava uma das mais sangrentas prisões e o acesso à ela ainda é limitado. Na Ilha Real, é possível esquecer-se do passado adverso do local e curtir um dia em suas praias paradisíacas.

Pântanos de Caw

Kaw, Guiana Francesa, França, distante 77 km de Caiena

Visite essa interessante reserva natural da Guiana Francesa, que fica a uma hora de carro da capital. Lá é possível explorar, em trilhas, a fauna e flora local, que exibe beleza sem limites. O ponto alto do passeio é uma viagem de barco pelos rios que cortam a floresta. É uma forma diferente de ver e sentir a Floresta Amazônica.

Dicas Extras
Praça das Palmeiras.
Praça das Palmeiras.

Praça das Palmeiras

Centro, Caiena, Guiana Francesa, França

Localizada no coração da cidade, essa bela praça, repleta de palmeiras imperiais, é um dos cartões-postais da cidade. Ao seu redor, é possível frequentar vários bares, restaurantes e lojas de comércio e artesanato. Fica próxima de importantes marcos da cidade, como o Forte Cépérou e do Jardim Botânico.

Forte Diamant

Route des Plages, Remire-Montjoly, Caiena, Guiana Francesa, França

Uma das mais importantes edificações erguidas pelos franceses no local, o Forte Diamant serviu para defender a colônia de invasores holandeses, britânicos, portugueses e brasileiros durante grande parte dos séculos 16 ao 19. O local guarda importante parte da história do departamento francês e do continente sul-americano.

O que levar

Não deixe de levar protetor solar, repelente, roupa de banho e camisetas de manga comprida, para quando for explorar as florestas e rios.

Camisetas de manga comprida

Protetor solar

Repelente

Roupa de banho

Sapatos confortáveis

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você