Belgrado

Descubra o que fazer em Belgrado

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Belgrado, na Sérvia

Belgrado é capital e maior cidade da Sérvia, localizada na confluência dos rios Danúbio e Sava. A Sérvia fazia parte da extinta Iugoslávia, e juntou-se a Montenegro em 2003. Três anos mais tarde, consumou-se a dissolução formal da federação. Belgrado foi o berço da cultura pré-histórica mais importante da Europa, a cultura vinča, o que faz dela uma das cidades mais antigas do continente. Caminhar por suas ruas é a melhor maneira de se envolver com seu passado rico e cheio de separações.

Belgrado se divide em dois lados: o antigo e o novo. As atrações turísticas estão concentradas na parte velha, chamada Skadarlija. A Praça da República é o ponto de encontro para o Free Belgrade Walking Tour, atividade muito indicada aos turistas. Lá está a estátua do Príncipe Mihailo, o Teatro Nacional, o Museu Nacional, os suntuosos edifícios da Assembleia da Cidade (Skupština grada) e o Palácio Presidencial (Predsedništvo), além do St. Sava Temple, o maior templo ortodoxo da Europa.

Na confluência dos rios Danúbio e Sava está o Kalemegdan, um parque com uma fortaleza da antiga cidadela de Belgrado e uma vista interna incrível para os rios. Para os amantes de cultura, o Museu Nacional da Sérvia oferece um acervo sobre a antiga Iugoslávia, enquanto o Museu Nikola Tesla homenageia o inventor sérvio da engenharia mecânica e elétrica.

Outro passeio a se fazer na cidade é caminhar pela Pedestrian Street em meio a suas lojas, restaurantes, cafés e artistas de rua, ou pela Ilha Ada (Ada Ciganlija), a praia local, localizada no Rio Sava.

A cidade é atendida pelo Aeroporto Internacional de Belgrado (BEG), um dos mais importantes do país.

Onde Ficar
Onde Comer

Casa Nova

Gospodar Jovanova 42a, Belgrado, Sérvia +381 11 303-6868

O Casa Nova está localizado no coração de Belgrado, no bairro de Dorćol, na cidade antiga. Especializado nas cozinhas italiana e francesa, ele é conhecido por sua atmosfera multicultural. Seu menu inclui saladas, massas, carne bovina, frango e peru. Além disso, o cliente pode desfrutar de frutos do mar e várias espécies de peixes. O restaurante indica os pratos “roda da Sicília”, uma tortilha de vegetais e carne preparados na manteiga e com vinho branco, e o “bife ao molho gorgonzola”.

Saiba Mais

Ambar

Karadjordjeva, 2 - 4, Belgrado, Sérvia +381 11 3286637

Com uma deliciosa atmosfera moderna e requintada, o Ambar é considerado um dos melhores estabelecimentos para saborear os pratos típicos da Sérvia. Mesclando os temperos de diversos países do leste europeu com as mais saborosas receitas sérvias, os turistas irão encontrar uma grande variedade de carnes, peixes e sopas impecáveis. Conta com um ótimo atendimento, uma boa carta de bebidas e sobremesas de encher os olhos e a boca.

Saiba Mais

Mala Gostionica

Dobracina, 6, Belgrado, Sérvia +381 63 333825

A área externa do Mala Gostionica encanta os clientes e turistas, pois é toda ornamentada com bonitos vasos e canteiros repletos de flores. Com uma decoração que mistura elementos tradicionais da cultura nacional com ares franceses, é uma excelente pedida para saborear refeições elaboradas da cozinha dos Balcãs. Os pratos à base de carne e batata são as grandes estrelas do menu, bem como as sobremesas, repletas de sabor.

Saiba Mais
Onde Ir
Kalemegdan, Belgrado, Sérvia.
Kalemegdan, Belgrado, Sérvia.

Kalemegdan

Kalemegdan, Belgrado, Sérvia

O Kalemegdan é o maior parque de Belgrado, com uma fortaleza construída estrategicamente na confluência dos rios Danúbio e Sava. O local abriga um complexo de construções remanescentes dos últimos 12 séculos, como as primeiras muralhas, construídas pelos romanos no século I. Algumas partes da fortaleza foram destruídas durante bombardeios na 2ª Guerra Mundial. No pós-guerra, Kalemegdan foi tombado pelo governo da extinta Iugoslávia.

Templo St. Sava, Belgrado, Sérvia.
Templo St. Sava, Belgrado, Sérvia.

Templo St. Sava (Hram Svetog Save)

Svetosavski Square, Karadjordje's Park, Vracar, Belgrado, Sérvia

O Templo St. Sava é o maior templo ortodoxo da Europa, batizado em homenagem a São Sava, fundador da igreja ortodoxa sérvia e importante figura da era medieval dos balcãs. A história conta que, ali, foram cremados os restos mortais do religioso. Os arquitetos Aleksandar Deroko e Bogdan Nestorović, em conjunto com o engenheiro Vojislav Zađina, foram os responsáveis por essa magnífica edificação que se encontra entre as melhores atrações turísticas de Belgrado.

Museu Nikola Tesla (Muzej Nikole Tesle)

Krunska 51, Belgrado, Sérvia

Um dos maiores gênios das invenções da engenharia mecânica e elétrica, o sérvio Nikola Tesla, é homenageado com o museu mais visitado de Belgrado. O Museu Nikola Tesla possui uma quantidade enorme de documentos originais, livros e revistas, fotografias, aparelhos e instrumentos originais, planos e desenhos.

Natureza e Parques
Lago Ada Ciganlija, Belgrado, Sérvia.
Lago Ada Ciganlija, Belgrado, Sérvia.

Ada Ciganlija

Ada Ciganlija 2, Belgrado, Sérvia

A Ilha Ada é considerada a praia de Belgrado. Nas margens do Rio Sava, encontra-se uma extensa faixa de areia e pedras, em que cadeiras e guarda-sóis estão disponíveis para os locais aproveitarem os dias quentes de verão.

Rio Danúbio

Belgrado, Sérvia

O Rio Danúbio é um dos mais famosos rios do mundo, e o segundo mais longo da Europa, cortando Belgrado e várias outras cidades importantes. É, também, Patrimônio Mundial da Unesco.

O que levar

Trajes pesados no inverno e mais leves no verão. Um casaco corta-vento é válido em qualquer época na Sérvia.

Capa de chuva ou agasalho impermeável

Calçado esportivo

Casaco corta-vento

Casaco pesado

Luvas, gorro e cachecol

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você