Ayacucho

Visite Ayacucho e descubra o passado da América do Sul

Aos pés dos Andes, o local encanta pela paisagem e igrejas históricas.

No caminho entre Cusco e Lima, a cidade de Ayacucho estende-se, repleta de belezas, aos sopés da Cordilheira dos Andes. Ela guarda, em suas ruas e construções de pedra, muita riqueza cultural e histórica.

Conhecida como “Cidade das Igrejas”, é um dos pólos arquitetônicos e arqueológicos mais ricos do Peru.

Atendida pelo Aeroporto Coronel FAP Alfredo Mendívil Duarte (AYP), a cidade é um destino para se visitar em um ou dois dias e seguir caminho até as fantásticas Cusco e Lima.

A Catedral de Ayacucho.
A Catedral de Ayacucho.

Enquanto estiver em Ayacucho, faça uma caminhada pelo centro histórico. Ele é repleto de magníficas igrejas e casarões construídos durante o período de colonização do local.

Entre os prédios que merecem destaque, está a Basílica Catedral de Ayacucho, na Praça Mayor. O interior, rico em decoração, é um deleite para a vista.

Não deixe de visitar o Arco do Triunfo da cidade, construído para celebrar a vitória na independência da Espanha.

 

Para conhecer mais da história local, vale visitar o Museu Histórico Regional Hipólito Unanue, que abriga obras de arte e registros históricos, dentre outras peças que ajudam a revelar o passado de Ayacucho e do Peru.

Saindo um pouco da cidade, visite o Obelisco de Pampa de la Quinua, erguido para celebrar a vitória da última grande batalha de independência do Império Espanhol. Com muito artesanato local e excelente vista da região, o destino vale a pena.

Explore também o Complexo Arqueológico de Wari, localizado fora da cidade. O complexo, erguido pelo povo wari, foi um dos maiores centros urbanos do Peru antes da colonização.

Onde Ficar
Onde Comer

ViaVia Cafe Ayacucho

Portal Constitución, 4, Plaza de Armas, Ayacucho, Peru +51 66 312834

O restaurante serve pratos típicos como quinua e trucha, além de opções internacionais. Café da manhã e almoço ficam ainda mais incríveis com a deslumbrante vista da Praça das Armas. O atendimento excepcional e os ingredientes frescos são garantias de qualidade em sua refeição.

Saiba Mais

Nino

Rua 9 de Diciembre, 205, Ayacucho, Peru +51 66 314537

O restaurante serve o melhor da culinária peruana e internacional. O interior é decorado com motivos e objetos tradicionais das tribos peruanas e dão charme especial ao estabelecimento.

Saiba Mais

Sukre Cocina Peruana

Portal Constitución, 9, Ayacucho, Ayacucho, Peru +51 981 704 455

Com bons drinks e pratos que misturam as cozinhas latina e espanhola, o  restaurante é ideal para famílias e amigos que buscam uma refeição gostosa em um ambiente agradável. O Sukre Cocina Peruana oferece opções de comidas e lanches rápidos. O atendimento é muito elogiado, tanto pela educação como pela rapidez do serviço.

Saiba Mais
Onde Ir
Visual da cidade.
Visual da cidade.

Basílica Catedral de Ayacucho

Plaza Mayor, 100, Ayacucho, Peru

Localizada na Praça Mayor, a principal da cidade, essa bela igreja de pedra tem um riquíssimo interior, repleto de abóbadas e objetos banhados de ouro. Ela fica bem no coração da cidade, com vista para a praça e bem perto de restaurantes, lojas e bares. É considerada, por muitos, a igreja mais bonita da cidade.

O centro histórico da cidade.
O centro histórico da cidade.

Centro Histórico

Ayacucho, Peru

Ao sair da basílica, dê uma volta pelo centro e aprecie os ilustres casarões coloniais que enfeitam a cidade. São várias as igrejas e prédios com distinta arquitetura pelo caminho. Lojas, restaurantes e bares atendem os transeuntes. Monumentos como o Arco do Triunfo rendem belas fotos.

O Complexo Arqueológico Wari.
O Complexo Arqueológico Wari.

Complexo Arqueológico Wari

Carretera Ayacucho-Quinua, km 23, Pacaycasa, Ayacucho, Peru

Esse importante sítio arqueológico guarda as ruínas da antiga cidade da civilização Wari, que habitou o Peru entre 600 e 1100 d.C. Localizada a 22 km da cidade, o complexo não é grande, mas mantém impressionante valor histórico. O local  abriga também um pequeno museu, que contém peças das escavações e obras que retratam a história do sítio.

Museu Histórico Regional Hipólito Unanue

Av. Independencia, 502, Ayacucho, Peru

Esse museu guarda um bonito acervo de peças, obras de arte e resquícios arqueológicos dos povos originários do Peru e, também, do período de colonização. Referência em museus de toda a região, visitá-lo é uma oportunidade única de mergulhar na história da cidade e do país.

Obelisco de La Pampa de La Quinua

Pampa de la Quinua, Ayacucho, Peru

Com 44 m de altura, esse monumento foi erguido no local da Batalha de Ayacucho, em dezembro de 1824, no que foi o último grande confronto terrestre das Guerras de Independência da América Espanhola. O resultado da batalha confirmou a independência peruana do domínio do Império Espanhol. O local ainda presenteia o visitante com uma vista deslumbrante aos pés dos Andes.

O que levar

Por conta do tempo seco e calor boa parte do ano, é importante estar sempre com uma garrafinha de água, produtos para umedecer as narinas, protetor solar e chapéu.

Protetor solar
Chapéu
Soro fisiológico
Garrafinha de água

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você