Astana

Astana, a moderna cidade do Cazaquistão

Financiada pelo gás e pelo petróleo, a nova capital do país é cheia de prédios de arquitetura arrojada

Astana, que na língua cazaque quer dizer exatamente “capital”, começou a ser construída em 1997, onde havia apenas um vilarejo chamado Aqmola, cercado por campos de batata.

A moderna Astana, no Cazaquistão.
A moderna Astana, no Cazaquistão.

O aeroporto da cidade, Aeroporto Internacional de Astana, fica a 14km do centro da cidade. Sua história remonta a 1931, quando o primeiro aeródromo foi construído.

Hoje, edifícios importantes, muitos deles de arquitetos internacionais renomados, brotam ao longo das largas avenidas com uma variedade de estilos futuristas asiáticos, ocidentais e soviéticos.

Embora caracterizada por seus invernos amargos e ventosos, e verões quentes e empoeirados, Astana é uma cidade agradável com uma vibração jovem e voltada para o futuro.

Onde Ficar
Featured Image
Featured Image

Ramada Plaza Astana

Abai Ave 47
Hilton Garden Inn Astana
Hilton Garden Inn Astana

Hilton Garden Inn Astana

Kabanbai Batyr Avenue, 15
King Hotel Astana
King Hotel Astana

King Hotel Astana

Valikhanov 7
Boutique Hotel Tomiris
Boutique Hotel Tomiris

Boutique Hotel Tomiris

Kurgaldzhinskoye Highway 9
Onde Comer

Astana Nury

Respublika dangyly, 3/2, Astana, Cazaquistão +7 717 243 9339

Este restaurante de primeira classe tem dois deques encantadores com vista para o rio, bem como uma sala de jantar com uma bela decoração interior Azeri. As muitas variedades de shashlyk, carnes grelhadas, e de pratos de pilaw azeri (plov) estão entre as melhores opções do cardápio típico.

Saiba Mais

Daredzhani

Kabanbay Batyr, 34, Astana, Cazaquistão +7 717 279 4102

Respeitável estabelecimento georgiano, decorado em estilo de “aldeia”: muitos vasos de barro, videiras e instrumentos agrícolas de madeira. O menu é cheio de clássicos: khinkali (grandes bolinhos cozidos no vapor), satsivi (frango em molho de nozes) e até quatro tipos de khachapuri (pão com queijo derretido).

Epoch

Valikhanov, 9, Astana, Cazaquistão +7 717 221 0157

Caminhe pelos antigos carros soviéticos na entrada e logo verá retratos de Lenin, emblemas e paredes de tijolos vermelhos forradas com livros. Os garçons estão vestidos com uniformes da Pioneer, e o extenso cardápio apresenta clássicos como borsch, bife à lenha e carnes. Tem música ao vivo quase todas as noites.

Saiba Mais
Onde Ir
Museu Nacional do Cazaquistão.
Museu Nacional do Cazaquistão.

Museu Nacional

Este enorme museu de vidro e mármore brancos cobre a história e a cultura do Cazaquistão, desde a antiguidade até os tempos modernos. Salões temáticos compreendem exibições interativas e exibições de artefatos, variando de um yurt no Salão da Etnografia a uma crônica da história moderna da capital no Salão de Astana. Não perca o Salão Dourado, que abriga vários milhares de ornamentos da Idade do Bronze do famoso “Homem de Ouro” (um símbolo nacional do Cazaquistão), um guerreiro do século III ou IV, cujos restos de ouro foram descobertos em 1969.

Khan Satyr.
Khan Satyr.

Khan Satyr

O prédio mais extraordinário de Astana é este, com uma estrutura translúcida de 150 metros de altura, feito de um material que absorve calor e produz temperaturas de verão, mesmo quando a temperatura está a -30°C do lado de fora. Anunciado como um “centro de estilo de vida com compras de classe mundial”, de fora se assemelha a uma tenda de circo, enquanto o interior multinível contém um shopping center de alta qualidade, praça de alimentação e várias atrações.

Palácio da Paz e Reconciliação

Esta linda pirâmide de vidro e aço foi inaugurada em 2006 como sede do Congresso trienal de Religiões Mundiais e Tradicionais, organizado pelo Cazaquistão. Uma excursão de 30 minutos mostra a sala de ópera de 1.350 lugares, o átrio do 3º andar onde o congresso foi realizado e a sala de conferências com janelas com vitrais. Cheia de simetria e simbolismo, a pirâmide é maravilhosamente iluminada, além de um dos destaques da cidade.

Dicas Extras

História

Dentro do antigo palácio presidencial, o turista encontra o Museu do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão. Com uma sucessão de galerias luxuosas, exibe presentes de governos estrangeiros e cidadãos agradecidos ao presidente Nazarbayev. Veja se você consegue observar uma escultura de morsa (Canadá), um punhal de chifre de carneiro (Tajiquistão), um conjunto de vinho de prata (Uzbequistão) e uma elaborada escultura de osso (China). Espreite o antigo gabinete presidencial, confira os lineamentos pungentes de Atameken (pátria) e o salão de realizações olímpicas, além de conhecer as exibições do Conselho de Segurança Nuclear.

O que levar

No período mais frio, é preciso abastecer a mala de viagem com gorro, luvas, e casacos mais pesados. Já nos meses de temperatura mais quente, aposte em roupas leves.

Roupas confortáveis

Sapatos baixos

Malha leve (verão)

Casacos gorros e acessórios de frio (inverno)

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você