Alexandria

Viagem para o Egito: descubra o que fazer em Alexandria

Dicas de lugares para conhecer e passeios para fazer em Alexandria, no Egito

Fundada pelo imperador Alexandre, o Grande, Alexandria atualmente é a segunda cidade mais populosa do Egito.

No passado, a região foi um grande ponto de encontro de diferentes povos advindos da Europa, África e Ásia, por estar em um ponto estratégico do continente, no espaço entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.

O Planetário de Alexandria.
O Planetário de Alexandria.

Durante a antiguidade, a cidade ficou conhecida por abrigar a Biblioteca de Alexandria, considerado o maior depositório de saber do mundo antigo e uma das mais importantes bibliotecas do mundo. Atualmente, há uma nova biblioteca na cidade, construída em uma região próxima à original.

O Farol de Alexandria, uma das sete maravilhas do mundo antigo, é outro ponto de interesse que merece uma visita, assim como a Cidadela de Qaitbay, uma das fortalezas mais importantes da costa mediterrânea.

 

O Pilar de Pompeu está localizado em um sítio arqueológico e chama atenção por seu tamanho: com quase 30 metros de altura, o monumento em granito vermelho pesa 285 toneladas.

Alexandria, no Egito.
Alexandria, no Egito.

Outra atração incrível de Alexandria são as Catacumbas de Kom El-Shuqafa, consideradas uma das sete maravilhas do mundo medieval e a maior área de sepultamento em estilo romano no Egito.

O Palácio Montazah, que foi residência de verão da família real egípcia durante o século XX, também pode ser visitado e é rodeado de jardins incríveis.

Para entender melhor a religiosidade do povo, vale a pena visitar a Catedral Ortodoxa Grega de Santa Catarina, a Igreja Copta de São Marcos e a Sinagoga Eliyahu Hanavi.

Quando o assunto é museus, Alexandria não decepciona. O Museu Nacional de Alexandria abriga arte faraônica, greco-romana, copta e árabe, o Museu Greco-Romano é inteiramente dedicado à arte alexandrina e o Museu da Joia Real possui em seu acervo as relíquias que pertenceram à família real Egípcia.

Para aproveitar o mar, as praias de Corniche e Mamoura são indicadas.

O Aeroporto de Alexandria Borg El Arab (HBE) está a 7 km do centro da cidade.

Onde Ficar
Helnan Palestine Hotel
Helnan Palestine Hotel

Helnan Palestine Hotel

Montaza Palace Royal Gardens
Four Seasons Hotel Alexandria at San Stefano
Four Seasons Hotel Alexandria at San Stefano

Four Seasons Hotel Alexandria at San Stefano

399 El Geish Road - San Stefano
Featured Image
Featured Image

Sheraton Montazah Hotel

Corniche Road
Tolip Alexandria
Tolip Alexandria

Tolip Alexandria

252, Moustafa Kamel, Corniche Road
Hilton Alexandria King's Ranch
Hilton Alexandria King's Ranch

Hilton Alexandria King's Ranch

10.5 Km Borg Elarab Rd, King Mariout
Featured Image
Featured Image

Steigenberger Cecil Alexandria Hotel

16, Saad Zagloul Square, Raml Station
Featured Image
Featured Image

Romance Alexandria Corniche Hotel

303 Tareek El Gueish Saba Pasha
Onde Comer

Balbaa Village

34-156 Al Sagh Mohamed Abd Al Salam, Alexandria, Egito +20 3 554-6675

Inaugurado em 1980, o Balbaa Village é um autêntico restaurante egípcio que serve pratos à base de carne e também churrasco. Aproveite para experimentar pratos locais típicos, como kafta e kebab. No estabelecimento, é possível escolher na hora o marisco que deseja saborear.

Saiba Mais

Sahar El-laialy

544 El Geish Avenue, Alexandria, Egito +20 3 549-0935

Operando dentro do  Hotel Hilton, o Sahar El-laialy é um dos melhores restaurante da cidade com foco na gastronomia libanesa. Com decoração elegante elegante e autêntica, oferece aos clientes uma das mais deslumbrantes vistas da costa do Mediterrâneo. O estabelecimento serve deliciosos jantares regados as melhores iguarias do Oriente Médio. Tudo isso é acompanhado por opções de vinhos tentadores.

Saiba Mais

Hosny

30, Saffar Pasha St, Alexandria, Egito +20 3 4812350

Não deixe de saborear os deliciosos churrascos, ao melhor estilo egípcio, oferecidos pelo Hosny. Sua decoração moderna mistura elementos tradicionais da cultura nacional e conta com um salão bem ornamentado e uma equipe para lá de atenciosa. Deliciosos acompanhamentos e bons vinhos completam os destaques do cardápio.

Onde Ir
Palácio Montazah.
Palácio Montazah.

Palácio Montazah

Al Mandarah Bahri, Alexandria, Egito

O imponente Palácio Montazah começou a ser construído em 1892 a mando do rei  Khedive Abbas II, o último governante da dinastia Muhammad Ali. Foi remodelado pelo rei Fuad I em 1932. Depois do fim da monarquia no Egito, passou a ser usado pelos presidentes como casa de verão. A estrutura é uma mistura dos estilos otomano e florentino e seu plano arquitetônico conta com duas torres.  Uma delas se ergue com detalhes de design renascentista italiano. Seus jardins são tão turísticos quanto o palácio e criam um espaço aberto e arborizado, perfeito para desfrutar do excelente clima de Alexandria e acompanhar o pôr-do-sol.

Biblioteca de Alexandria

Dr Abd Elhamed Sayed Street, Alexandria, Egito

A Biblioteca de Alexandria é um edifício extraordinariamente belo, que guarda um amplo acervo com obras de inestimável conhecimento para a humanidade. O prédio atual foi inaugurado em 2002, substituindo o prédio da antiga Grande Biblioteca destruído em um incêndio. A construção original, erguida no século 3 a.C. foi a maior da Antiguidade. Com um acervo de oito milhões de livros, a edificação abriga também os museus, de Antiguidades, o de Manuscritos, História da Ciência e o Museu Sadat. Dispõe ainda de auditórios, laboratórios e um planetário.

Saiba Mais

Cidadela de Qaitbay

As Sayalah Sharq, Alexandria, Egito

Conhecida também como Forte de Qaitbay, a cidadela é uma fortaleza construída no século XV, por ordens do sultão Al-Ashraf Sayf al-Din Qa’it Bay, que tinha como objetivo defender Alexandria dos avanços do Império Otomano. Reconstruída durante o século XX, após uma série de danos, hoje ela é um grande ponto turístico de Alexandria.

Dicas Extras

Mesquita Abu Al-Abbas Al-Mursi

Anfushi, Old Alexandria, Alexandria, Egito

A Mesquita Abu Al-Abbas Al-Mursi é um dos pontos turísticos mais interessantes para se conhecer na cidade. Ela é a maior de Alexandria e conta com um belíssimo interior, com bonitos elementos arquitetônicos da cultura árabe e otomana. Foi construída por volta de 1775, e é feita com um material de cor clara que se destaca na paisagem local.

Museu Nacional de Alexandria

110, El Horreya Rd., Alexandria, Egito

Para conhecer o que há de mais impressionante na arte e cultura egípcia, não deixe de explorar o grande acervo exposto nos corredores de um dos maiores museus do país. Com obras de arte, artefatos arqueológicos, documentos históricos e uma série de peças e objetos que contam os vários milênios de história do Egito, é uma verdadeira aventura para os apaixonados pela trajetória da humanidade.

O que levar

Não deixe de colocar em sua mala protetor solar e chapéu para proteger a cabeça do sol. Roupas feitas com tecidos leves e de manga compridas são recomendada para uma proteção extra, assim como o uso de repelentes. Não deixe de levar um sapato confortável para as caminhadas.

Chapéu

Protetor solar

Roupas leves

Sapato confortável

Repelente

NAVEGUE PELO MAPA

Dicas de quem #VaiComMultiplus

Dicas:
Curtidas:
Classificação:
Preço:

Mais destinos pra você