DICAS DE VIAGEM

Um roteiro de 7 dias em Portugal

Terra de queijos e de vinhos, de campos verdejantes, mosteiros da Era Medieval, lugar das Grandes Navegações e de forte religiosidade. Portugal é um destinos dos sonhos para muitos brasileiros e agora você pode chegar em Lisboa sem escalas, com o voo direto da LATAM Airlines.

Para ajudá-lo a conhecer o melhor de Portugal, elaboramos um roteiro de viagem de 7 dias que passa por algumas de suas principais cidades. Confira!

Lisboa

Às margens do Tejo, Lisboa guarda atrações incríveis para quem quer uma viagem recheada de história, cultura e paisagens inesquecíveis.

Para conhecer bem Lisboa, com seus sabores peculiares, pontos turísticos e principais atrações, elaboramos um roteiro de viagem de 3 dias, que permite que você veja um pouco de tudo, sem pressa.

O magnífico Castelo de São Jorge.
O magnífico Castelo de São Jorge.

Primeiro dia

Comece sua visita à Lisboa pelo Castelo de São Jorge, erguido por mouros e com jardins repletos de animais como avestruzes.

Reserve pelo menos uma manhã para apreciar as vistas do castelo charmoso. Tire fotos e sinta-se em Portugal.

Durante a tarde, vale a pena conhecer a Catedral de Lisboa, uma opulenta igreja erguida em 1150.

Reserva a noite para explorar a pé a região da Baixa. Essa vizinhança é repleta de bares e restaurantes incríveis e agradáveis, perfeitos para quem quer começar a fazer uma imersão na gastronomia portuguesa.

Encontre aqui dicas de queijarias e “tascas”, as casas portuguesas que vendem vinho e o servem acompanhado de aperitivos. Os locais indicados no texto estão espalhados pela cidade e vale a pena ver quais deles ficam mais próximos à sua hospedagem.

Rua Augusta em Lisboa.
Rua Augusta em Lisboa.

Segundo dia

Recortada por montanhas, colinas e vales que desembocam no Tejo, Lisboa é repleta de mirantes e miradouros. Diferentes uns dos outros, os pontos de observação permitem que o viajante veja a cidade sob uma nova perspectiva, cada vez que se aproxima de um deles.

Que tal começar sua segunda manhã em Portugal explorando um desses mirantes, como o Mirador de Santa Catarina?

Depois disso, é hora de seguir para a parte histórica da cidade, que inclui a Rua Augusta, exclusiva para pedestres e repleta de lojas de marcas portuguesas tradicionais e a Praça do Comércio.

Localizada no coração de Lisboa, a Praça do Comércio é onde fica o Café Martinho da Arcada, frequentado por escritores ilustres como Fernando Pessoa. É válido almoçar ou fazer um pequeno lanche no local, observando o cotidiano dos lisboetas.

Se você prefere um restaurante mais tradicional, vá até a Confeitaria Nacional, fundada em 1829.

Depois disso, partiu explorar os outros pontos de interesse de Lisboa, como o Elevador de Santa Justa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea.

O Mercado da Ribeira de Lisboa. Imagem: Paul Arps (CC BY 2.0), via Wikimedia Commons
O Mercado da Ribeira de Lisboa. Imagem: Paul Arps (CC BY 2.0), via Wikimedia Commons

Terceiro dia

O terceiro dia em Lisboa é dedicado totalmente à gastronomia, com uma visita ao inesquecível Mercado da Ribeira.

Com barracas de queijos, vinhos e produtos portugueses típicos, além de restaurantes, adegas e tascas, o mercado enche os olhos dos viajantes que adoram gastronomia.

Ele fica bem perto do Cais do Sodré, uma região muito frequentada pelos lisboetas que querem passear às margens do Tejo e curtir a brisa que vem do rio. Vale a pena descansar um pouco no Cais do Sodré, admirando a vista e o cotidiano da cidade.

Durante a tarde é hora de explorar outros museus típicos da cidade, como o Museu Nacional do Azulejo, que conta a história dos famosos e tradicionais azulejos azul e branco pintados à mão.

Outra opção é o Museu do Fado, que conta a história das charmosas canções populares que servem de trilha sonora à noite de Lisboa.

Torre de Belém - Lisboa
Torre de Belém - Lisboa

Belém

Belém fica a menos de 10 km de distância de Lisboa, e abriga atrações imperdíveis como a Torre de Belém, o Monumento aos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos.

Os locais ficam a uma distância curta uns dos outros, podendo ser percorrida à pé.

Era de Belém que zarpavam os barcos responsáveis por navegar até as Índias e até o Brasil. A cidade tem uma importância histórica enorme, além de ser muito bonita.

Tire um dia para conhecer bem o local e não deixe de saborear os “Pastéis de Belém”, que nasceram ali.

O Cabo da Roca fica a apenas 40 minutos de Lisboa e é o ponto mais ocidental de toda a Europa continental.
O Cabo da Roca fica a apenas 40 minutos de Lisboa e é o ponto mais ocidental de toda a Europa continental.

Sintra e Cabo da Roca

Sintra é a próxima parada do roteiro por Portugal. Ela fica a cerca de 30 minutos de carro de Belém.

Pequena, Sintra oferece ao viajante uma boa amostra do charme do interior de Portugal.

Aproveite para conhecer lugares incríveis como o Palácio Nacional de Sintra e o Castelo dos Mouros. Há ainda o Convento dos Capuchos e a Quinta da Regaleira.

Se o tempo permitir e der vontade, encerre seu dia com um pôr do sol no inesquecível Cabo da Roca, a 30 minutos de carro de Sintra.

Além de oferecer uma paisagem natural bonita, à beira do Oceano Atlântico, o Cabo da Roca é o ponto mais a oeste de toda a Europa.

Não saia de Portugal sem saborear uma tradicional "Francesinha".
Não saia de Portugal sem saborear uma tradicional

Porto

De Sintra até Porto, são cerca de 3h30 de viagem.

Porto é uma das cidades mais importantes do país e abriga muitas atrações.

Na cidade, cruze a pé ou de carro a incrível Ponte de D. Luís, conheça pontos de interesse como a Livraria Lello & Irmãos, a mais antiga livraria do mundo e embarque em um cruzeiro pelo Rio Douro, para ver a cidade de um ângulo inesquecível.

Porto é famosa por um sanduíche que só existe por lá, a Francesinha, feita com bastante queijo e embutidos tradicionais da região.

Aproveite a região do Cais da Ribeira, muito frequentada pelos turistas, em especial durante o entardecer.

Se o tempo permitir, vá até Vila Nova de Gaia, vizinha à Porto.

É em Vila Nova de Gaia que estão algumas das vinícolas e adegas mais importantes de Portugal. Se você adora vinhos e quer participar de uma degustação típica, não deixe de atravessar a Ponte de D. Luís para ir até o distrito.

Vai com Multiplus

Está inspirado com nosso roteiro de 7 dias em Portugal? Não se esqueça de que dá para ir direto até Lisboa, sem escalas, com os voos da LATAM Airlines. Embarque já nessa aventura inesquecível!