Turismo Gastronômico: os restaurantes imperdíveis em Salvador

Pimenta, dendê e muito axé. A culinária baiana deixa a sua viagem ainda mais gostosa.

Turismo Gastronômico: os restaurantes imperdíveis em Salvador

Salvador é temperado com muita festa e tradição. E nesse polo cultural, a culinária faz parte da sua história.

Além dos tabuleiros de acarajé, Salvador oferece variedade em restaurantes com chefs que  traduzem de diferentes maneiras os sabores da Terra de Todos os Santos. Vai visitar a cidade? Confira o nosso guia gastronômico com os restaurantes imperdíveis em Salvador.

Yemanjá

Bora aproveitar os sabores da Bahia?

Nome de tradição em Salvador, o restaurante Yemanjá recebe visitantes há mais de 50 anos. Com um cardápio especializado em peixes e frutos do mar, Yemanjá deixa todos com água na boca com a variedade de pratos típicos da região.

Um dos mais tradicionais pratos baianos, a moqueca é a pedida certa para quem vai ao restaurante pela primeira vez. Servida em panela de barro, a receita traz um dos temperos baianos mais conhecidos por todo o Brasil: o azeite de dendê.

Ficou com água na boca? Faça uma visita ao restaurante.

Yemanjá
Endereço: Av. Otávio Mangabeira, 4655 – Armação, Salvador.

Dona Mariquita

A moqueca baiana é um dos sabores maravilhosos da Bahia.

Quer saborear a história da Bahia? Vá ao Dona Mariquita. A chef Leila Carreiro tem como proposta resgatar as origens baianas e levar à mesa do restaurante, com um cardápio rico em variedade, os sabores do passado.

O restaurante ficou conhecido por oferecer sabores raiz da culinária baiana, ao ir atrás de ingredientes e receitas originais que foram se perdendo pelo caminho até os dias atuais, como o Pastel de Palmito de Jaca, iguaria vendida nos caminhos para a Chapada Diamantina, ou o Efó, refogado de folhas de Taioba com camarão defumado.

No Dona Mariquita você encontra pratos com nomes conhecidos por nós brasileiros, mas com sabores que poucos já experimentaram. Vale a pena fazer essa visita as nossas raízes.

Dona Mariquita
Endereço: Rua do Meio, 178 – Rio Vermelho, Salvador

Origem

Com cardápio de sabores tradicionais baianos, o restaurante Origem oferece uma proposta diferente que atrai diariamente pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

O item mais procurado do cardápio é o Menu Degustação. Separado em catorze partes, a experiência gastronômica é recriada diariamente, fazendo com que a cada visita você tenha uma nova sensação com os ingredientes locais trabalhados com técnicas contemporâneas.

O Menu Degustação é dividido entre shot de boas vindas, 5 snacks, couvert, duas entradas, dois pratos principais, intermezzo e duas sobremesas.

Entre os pratos que já estiveram na degustação, podemos citar o couvert servido com requeijão-manteiga e carne de fumeiro salteada com abobrinha. Além do camarão grelhado com nhoque de banana-da-terra sobre o molho de moqueca, como um dos pratos principais.

Segundo os chefs Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, o motivo de sempre mudar o Menu é respeitar a sazonalidade e frescor de cada alimento e tempero. Para quem gosta de investir um pouco mais em experiências diferenciadas, o restaurante Origem é parada certa na sua viagem.

Origem
Endereço: Alameda das Algarobas, nº 74 – Pituba, Salvador

Acarajé da Cira

Baiana fazendo acarajé em Salvador

O acarajé é uma das delícias típicas da Bahia.

Cira não serve seus acarajés em restaurantes, mas não pode ficar de fora de nenhum guia gastronômico de Salvador. Localizada na rua Aristides Milton, a barraca mais conhecida das ruas da capital baiana oferece o melhor acarajé da região. Título para poucos, né?

Acrescente a barraca da Cira no roteiro da sua viagem e depois conte para a gente se o acarajé não é o melhor que você já comeu. Combinado?

Acarajé da Cira
Endereço: Rua Aristides Milton, s/nº – Salvador

Achou que não ia ter sobremesa?

Achou errado! Porém, não é só de cocada, tapioca e munguzá que se faz a sobremesa soteropolitana. Um doce delicioso e de origem baiana que não pode ficar de fora do nosso roteiro é a torta Búlgara.

Essa iguaria de chocolate, de apenas quatro ingredientes, está presente em quase todo restaurante na Bahia, e é tradicionalmente servida com creme de leite.

Realize com o LATAM Pass

Dicas anotadas? Agora é a hora de viajar para se deliciar com a culinária rica do nosso país! Use seus pontos para resgatar sua passagem!

Ainda não faz parte do LATAM Pass? Cadastre-se aqui e chegue mais rápido do destino dos seus sonhos.